Bacalhau assado com batatas

Continua após a publicidade..

Bacalhau assado com batatas

O bacalhau é um dos peixes mais benéficos graças à sua baixo consumo de gordura. Da mesma forma, é rico em ácidos graxos ômega 3, vitaminas e minerais. Portanto, incluí-lo em nossa dieta é um sucesso e, se o fizermos com receitas saudáveis, poderemos aproveitar ao máximo todas as suas propriedades sem nos preocuparmos com o peso. Para isso, o melhor é cozer o bacalhau na grelha, cozido ou no forno, controlando sempre a quantidade de azeite que adicionamos.

Em Receitas Gratuitas te ensinamos como fazer bacalhau assado com batatas, uma receita muito fácil de fazer, rápida e deliciosa. Nao a percas!

Continua após a publicidade..

2 comensais
45m
Jantar
baixa dificuldade

Ingredientes para fazer Bacalhau Assado com Batatas:

Como fazer Bacalhau Assado com Batatas:

1

Descasque as batatas e corte-as fatiado bastante fino. Cortamos a cebola em juliana ou em cubos, a nosso gosto, pois a receita de bacalhau com batata e cebola ficará igualmente boa.

Bacalhau no forno com receita de batatas - Passo 1

2

Para agilizar a receita de bacalhau assado com batatas, optamos por cozinhar batatas no microondas, já que geralmente são feitos em menos tempo. Para isso, colocamos em um prato e deixamos no microondas, junto com um copo de água para gerar vapor, por 10 minutos na potência máxima.

Se não quiser levar as batatas ao micro-ondas, leve-as ao forno com a cebola e um pouco de vinho branco ou água durante 20 minutos.

Bacalhau no forno com receita de batatas - Passo 2

3

Quando as batatas estiverem prontas, colocamos na assadeira junto com a cebola e adicione um fio de azeite.

Bacalhau no forno com receita de batatas - Passo 3

4

Na cama de batata e cebola colocamos o bacalhau. Tempere a gosto, adicione outros temperos se quiser, um fio de azeite sobre o peixe e mais um fio de vinho branco para realçar o sabor. Da mesma forma, corte o limão ao meio, esprema sobre o peixe e deixe as metades no tabuleiro. A verdade é que não adicionámos especiarias à receita de bacalhau assado com batatas para que o prato fique com todo o sabor do peixe, no entanto, adicioná-las é totalmente válido.

Truque: Pré-aqueça o forno a 180ºC com aquecimento para cima e para baixo.

Bacalhau no forno com receita de batatas - Passo 4

5

Assamos o bacalhau com batata e cebola durante 15 minutos. Dependendo da potência do forno, pode demorar mais ou menos para ficar pronto, por isso é fundamental ter cuidado para evitar que o peixe fique seco.

Bacalhau no forno com receita de batatas - Passo 5

Se você gostou da receita Bacalhau assado com batatassugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bacalhau.

Como fazer bacalhau assado com batatas – TRUQUES

Fazer bacalhau assado com batatas é muito simples, pois não exige muito esforço. No entanto, para conseguir um prato 10 e no seu ponto, partilhamos algumas dicas que recomendamos ter em conta:

  • Para que o peixe não grude, não se esqueça bandeja de gordura com um pouco de azeite.
  • Sem dúvida, o truque de batata assada no microondas que já compartilhamos é fundamental para preparar o bacalhau assado muito mais rápido, já que ele cozinha na metade do tempo.
  • Se o peixe foi descongelado, é fundamental deixá-lo descongelar completamente e secá-lo um pouco com papel de cozinha.
  • No entanto, se os pedaços de bacalhau forem pequenos, pode cozinhá-los no forno sem descongelar, tendo em conta que vão demorar um pouco mais a ficar prontos.
  • O sumo de limão não é obrigatório, mas realça o sabor do peixe e confere-lhe suculência, tal como o uso do vinho branco.
  • Se não tiver vinho branco ou sumo de limão, pode adicionar um pouco de água para que o peixe liberte o seu sumo da mesma forma e fique um delicioso molho.
  • Controle o ponto de cozimento em todos os momentos do peixe para evitar que cozinhe demais, pois se o bacalhau com batatas assadas estiver seco, o resultado não será tão bom. Em geral, 15 minutos costumam ser suficientes, mas, como dizemos, tudo depende do tipo de forno, por isso, após 10 minutos de cozimento, recomendamos começar a monitorar.

Deixe um comentário