A caldeirada ou guisado de atum ou bonito, chamado marmitako em terras do norte como as Astúrias, o País Basco ou a Galiza, é um prato maravilhoso cheio de contrastes e sabores únicos. Esta humilde mistura de marinheiro é muito nutritiva sem ser excessivamente pesada ou carregada de calorias. Pode ser feito com outros ingredientes, mas neste caso queremos mostrar-lhe uma receita marmitako de atum delicioso.
Se você quiser experimentar este prato em casa, não hesite em continuar lendo para descobrir como fazer marmitako de atum tradicional e prepare com amor para você ou toda a sua família. Vá em frente!
3 comensais
1h 30m
Prato principal
baixa dificuldade
Ingredientes para fazer Marmitako de Atum:
Como fazer Marmitako de Atum:
1
Primeiro, pique os pimentões e o alho-poró em pedaços médios; corte o alho em rodelas. Despeje o óleo em uma panela e aqueça. Quando está quente, adicione os legumes ao fogo médio e mexa com uma colher de pau ou língua de cozinha.
2
Deixe cozinhar por 5 minutos e, após esse tempo, descasque o tomate e corte-o em pedaços médios. Adicione também à panela e cozinhe por 4 minutos, mexendo de vez em quando.
3
Entretanto, descasque e corte as batatas clicando nelas para soltar o amido e engrossar a marmitako de atum. Adicione as batatas descongeladas, pimenta caiena e ervilhas ao ensopado. Mexa e deixe cozinhar por mais 3 minutos.
Truque: Para quebrar as batatas, insira a faca na batata e, antes de chegar ao final do corte, vire-as com cuidado e quebre-as.
4
Prepare o caldo de peixe ou fumet, pode misturar com vinho ou txakoli se tiver e uma colher de sopa de pasta de chouriço. Despeje tudo na panela. Prove o sal e deixe cozinhar por 15 minutos. Então, adicione o atum para terminar de cozinhar com o resto dos ingredientes. Deixe cozinhar cerca de 10 minutos sem exagerar para que o atum não perca as propriedades.
Truque: O chouriço é uma espécie de pimento que se deixa secar e depois hidratar e só se extrai a sua polpa. Você também pode encontrá-lo em potes transformados em pasta.
5
Este guisado requintado está pronto marmitako de atum, sirva polvilhando salsinha por cima. Um vinho branco semi-seco ou um txakoli local combina perfeitamente com ele. Se desejar, pode servir um pouco de pão para mergulhar este maravilhoso caldo que fará deste humilde prato de outrora um prato luxuoso como nenhum outro.
Marmitako de atum – história e outras receitas
O marmitako é um prato que pescadores que passavam meses no mar preparavam. Costumava ser feito com nabos ou castanhas, já que as batatas só chegaram à Espanha no século XIX. Era consumido na primavera e no verão, pois era época de pescar o atum fresco. No entanto, hoje pode ser consumido a qualquer hora e é um dos pratos mais reconhecidos das zonas costeiras e da cozinha basca.
Além disso, não se prepara apenas a partir de marmitako de atum, também é tradicional preparar marmitako de atum ou marmitako de salmão, bem como outras carnes como polvo ou lula. Se você quiser descobrir outros receitas tradicionais de peixe e marisconão se esqueça de passar por estes: