Ameixas secas em vinho tinto

Continua após a publicidade..
De vez em quando tenho uma boa garrafa de vinho tinto na cozinha, meio cheia, sobra de um almoço ou jantar com convidados. Nunca bebendo vinho durante a semana (só aos domingos nos permitimos um brinde, principalmente bolhas italianas), o resto quase certamente enriqueceria o barril de vinagre caseiro, guardado na adega. Desta vez, por ser um vinho perfumado, com notas de frutos vermelhos, decidi utilizá-lo numa preparação que me é familiar: fruta cozida em vinho condimentado. Em vez das peras habituais, usei ameixas Agen muito boas, doces e macias, o que muito contribuiu para o sucesso da sobremesa.
NB na época, experimente também a sopa de cereja de vinho tinto com especiarias.

AMEIXAS SECAS EM VINHO TINTO

Para 4 porções

250 g de ameixas grandes (sem caroço)
250 g de vinho tinto (usei um Refosco dal peduncolo rosso)
80 g de mel de acácia
20 g de açúcar granulado
1 vagem de baunilha
1 pedaço pequeno de pau de canela
2 ou 3 tiras de casca de laranja (não tratada)

Continua após a publicidade..

Coloque as ameixas em uma peneira e lave-as em água corrente. Despeje-os em uma tigela e cubra-os com água quente, deixando-os macerar por cerca de dez minutos. Após este tempo, escorra-os bem. Com uma faca afiada, abra a vagem de baunilha longitudinalmente; pegue as sementes com a lâmina. Em uma panela pequena, misture o vinho, o mel e as especiarias (incluindo a vagem vazia). Leve para ferver; abaixe o calor; tampe e cozinhe por 5 minutos. Adicione as ameixas e leve-as lentamente de volta ao fogo. Cozinhe, tampado, por 10 minutos. Retire do fogo; retire a canela, as tiras de laranja e a vagem de baunilha. Disponha as ameixas em uma tigela. Aperte o vinho até ficar um pouco xaroposo. Despeje sobre as ameixas e deixe esfriar.

Note bem: durante o verão, as ameixas ao vinho são servidas bem geladas, acompanhadas de uma bola de sorvete (de preferência de canela ou com leite) ou com uma colher de iogurte grego ou, ainda, com crème fraîche. No inverno são servidos quentes.

Deixe um comentário