Os alfajores são o doce preferido dos argentinos, tanto que é possível encontrar inúmeras variantes para satisfazer todos os gostos. Embora a maioria das províncias tenha seu alfajor característico, as mais populares são as de Córdoba, Santa Fe e Mar del Plata. Nesta ocasião, saiba que os alfajores artesanais de Córdoba são pequenos, cobertos por uma fina camada de glacê e, tradicionalmente, são recheados com doces de frutas e, claro, doce de leite.
Em Receitas Gratuitas ensinamos como fazer alfajores cordobeses, receita original. Requintado para dar de presente ou para ter à mão quando quiser saborear um doce!
7 comensais
8h
Lanche
dificuldade média
Ingredientes para fazer Alfajores de Cordovão:
Como fazer Alfajores de Cordovão:
1
Para começar com a receita de alfajores cordovan, primeiro em um recipiente peneire a farinha e misture com o fermento, o bicarbonato de sódio e uma pitada de sal.
2
em outra tigela bata a manteiga amolecida junto com o açúcar.
3
Quando os ingredientes se juntarem, adicione o ovo, o mel e as raspas de limão. Integrar com um mixer de mão ou espátula.
Truque: Se a mistura ganhar uma consistência como se tivesse sido cortada, não se preocupe. Ao incorporá-lo à farinha, estará resolvido.
4
Faça uma coroa na bancada com a farinha e o restante dos ingredientes seco que integramos na primeira etapa. Seguindo, coloque o shake líquido No meio.
5
Comece a juntar sem amassar. Você pode se servir com uma corneta ou espátula para manipular a massa o mínimo possível.
Truque: É importante que você não amasse, porque se o glúten se desenvolver, as tampas podem ficar emborrachadas.
6
Coloque a massa obtida em filme plástico ou separadores e estique-o com um rolo até que tenha aproximadamente 4 mm de espessura. Então, coloque em um prato e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos ou até ficar bem duro.
7
Quando a massa esfriar, retire da geladeira e corte os discos com um cortador circular 5 cm de diâmetro. Por cima coloque os cortes em excesso e estique novamente para continuar cortando discos, aproveitando a massa o máximo que puder (lembre-se de não amassar). Se a massa não estiver mais fria, deixe-a descansar novamente na geladeira antes de continuar a cortar.
Truque: Com estas quantidades obterá aproximadamente 28 tapas com as quais fará 14 alfajores.
8
Coloque os discos em um prato com silicone ou papel manteiga. Em seguida, leve-os ao forno pré-aquecido em temperatura moderada, 180 ° C por cerca de 6 minutos. Devem ficar brancas por cima e levemente douradas por baixo.
9
Retire a assadeira do forno e coloque as tampas em uma gradinha para esfriar.
10
Se optar por rechear os alfajores com marmelada, primeiro coloque o doce em um recipiente e amasse com um garfo para amolecer, para que fique com uma consistência mais cremosa.
onze
Coloque o doce em uma das tampas e coloque outra em cima, pressione suavemente. Em seguida, alise as bordas com um pouco mais de bala e com a ajuda de uma espátula para que fiquem bem arrumadas e cobertas.
Truque: para rechear você pode usar a espátula ou colocar o doce em uma manga com bico liso. É sempre conveniente alisar as bordas com o doce e a espátula para que o glacê escorra melhor e não fique no sulco central.
12
Para preparar o glacê que cobrirá os alfajores, coloque o açúcar em pó em uma tigela e adicione gradualmente a água ou suco de limão morno (sem ferver) até obter a consistência desejada. Você deve saber que a consistência é importante que seja fluida, mas espessa.
Truque: lembre-se que você deve sempre colocar o líquido em cima do açúcar e não o contrário, misturando bem antes de adicionar mais. Você deve saber que o açúcar absorve muita água e a pasta se formará rapidamente.
13
Quando o glacê estiver pronto, Mergulhe os alfajores de Córdoba um a um no mesmo glacê. Você deve fazê-lo com a ajuda de dois garfos para poder girá-los, certificando-se de que fiquem completamente cobertos.
14
Levante o alfajor com o garfo e deixe escorrer o excesso de glacê. A seguir, repouse sobre um papel de silicone ou grade até secar. O tempo de secagem pode variar dependendo do clima, mas aproximadamente leva cerca de 8 horas.
Truque: de vez em quando mexa-os um pouco com a ajuda de uma espátula para que não grudem na base.
quinze
Agora já pode desfrutar destes clássicos alfajores recheados cordobeses. Comer! Você se atreve a experimentá-los? Partilhe connosco a sua opinião sobre esta receita nos comentários.
Cobertura para alfajores de Córdoba
nós fornecemos a você todos os segredos dos alfajores cordobesesjá que o glacê desses alfajores é diferente dos demais:
- É feito com açúcar de confeiteiro e água morna ou suco de limão, enquanto para a clara de Mar del Plata utiliza-se clara de ovo e calda como se fosse um merengue. Por exemplo, os alfajores de Santa Fé são feitos à base de clara de ovo, açúcar de confeiteiro e suco de limão.
- Sua consistência deve ser flexível, mas espessa.
- Os alfajores cordobeses são submersos no vidrado enquanto os restantes são banhados por cima.
Além disso, se você quiser saber mais variedade de alfajoresNão perca estas deliciosas receitas: