Alfajores de amido de milho caseiro: receita fácil

Continua após a publicidade..

Olá amigos, sejam bem-vindos à Paulina Cocina e a esta humilde e bela receita de alfajores de amido de milho. Esta receita de alfajores de amido de milho (que é como se chama mesmo o amido de milho) abre esta série de alfajores da Paulina Cocina onde vamos fazer receitas de alfajores até me cansar.

vou te deixar aqui embaixo vídeo ilustrativo do processo de confecção desta receita de alfajores de amido de milho e já agora, se quiserem, podem subscrever o meu canal clicando aqui

Continua após a publicidade..

Sobre esta receita de alfajores de amido de milho

Os alfajores de amido de milho são um dos doces argentinos mais clássicosnão faltam nos recreios nem nos lanches, aliás é uma das receitas de petiscos que menos se faz e que é mais tentadora, porque claro que fazer pastéis caseiros não é pouca coisa.

Mas não se desespere, essa é uma receita fácil de alfajores. Eles saem ótimos e sem nenhum esforço! Qualquer pessoa pode aprender a fazer alfajores de maizena em poucos passos, mas se sentir que ainda é muito difícil, vou deixar mais uma receita para fazer alfajores caseiros (apesar de não serem de maizena) super arco mega fácil e delicioso!

O recheio é doce de leite, claro, porque nesse time a gente é gente boa e não fica de bobeira como doce. Tem também a massa de coco porque Deus quis assim, mas se não gostar pode pular.

Ingredientes

Por alguns alfajorcitos!

  • 150g de amido de milho
  • 100 g de farinha 0000
  • 80g de açúcar
  • 100g de manteiga
  • 2 gemas
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • Essência de baunilha
  • calda de caramelo
  • coco ralado

Como fazer alfajores de amido de milho passo a passo

o melhor em termos de alfajores

  1. Em uma tigela de sua preferência, vamos colocar a manteiga (em temperatura ambiente), o açúcar e algumas gotas de essência de baunilha. Vamos misturar tudo até ficar bem incorporado. Você pode usar uma batedeira ou fazê-lo à mão.
  2. Depois de montarmos uma espécie de pomada, vamos juntar as duas gemas e vamos bater novamente.
  3. Chegou a hora de incorporar a farinha e nosso protagonista, o amido de milho. Se puderem fazer com uma peneira no meio, melhor ainda. Também vamos adicionar uma pitada de fermento em pó.
  4. Agora sim, vamos colocar as mãos no assunto. Na tigela até que os ingredientes secos estejam bem incorporados aos molhados e depois continuaremos na bancada até termos uma massa bem homogênea.
  5. Vamos deixar nossa massa descansar por aproximadamente 15 minutos.
    A técnica dos patrões
  6. Após esse tempo, vamos passar a esticar a massa. Para isso vamos usar o que gostamos de chamar neste canal: A técnica dos capos consiste no seguinte: Vamos esticar uma boa quantidade de filme plástico sobre o balcão. Acima, colocamos nosso pãozinho e depois outra boa quantidade de filme plástico por cima. Assim, entre essas duas folhas, vamos amassar e esticar nossa massa. Primeiro com as mãos e depois com o rolo até ficar bem plano.
  7. Retiramos a parte superior da película e com um cortador redondo (também pode usar coisas semelhantes como um copo) procedemos à montagem das nossas tampas e à medida que as colocamos num recipiente para forno. Muito cuidado ao manusear as tampas porque a massa é muito sensível e começa a chorar por qualquer coisa. Vão ver se tem sobra de massa, nesse caso juntam de novo, para esticar e assim conseguem mais alfajores de maisena.
  8. Antes de levar ao forno e enquanto ele esquenta, vamos levar a massa à geladeira por alguns minutos.
  9. Após este tempo, levamos ao forno a 180º durante aproximadamente 10 minutos. Lembre-se de que a temperatura do forno é muito importante para que não fiquem muito secos.
  10. Depois de ver que as tampas estão douradas, vamos retirá-las. Depois de frios, montamos nossos alfajores de amido de milho colocando a massa de doce de leite em uma tampa e colocando outra por cima. Se desejar, pode adicionar o coco ralado em volta. E pronto!
Receita de alfajores de amido de milho

Deixe um comentário