Brioche macio com ricota e limão Cozimento rápido e fácil

Continua após a publicidade..

Acordar de manhã e encontrar um brioche perfumado ao lado da xícara de chá é um verdadeiro carinho… Se o brioche for feito com as próprias mãos é realmente um presente.

Sempre preparei estas iguarias muito suaves: têm a vantagem de permanecer macias até no dia seguinte… Também para o dia seguinte, mas esta é uma eventualidade improvável dada a sua gula.
Eles são completamente sem manteiga, têm relativamente pouco açúcar, mas são super macios graças à ricota.

Continua após a publicidade..

É um preparo superfácil: uma massa que pode ser feita tanto com a batedeira planetária quanto à mão e tem dois tempos de fermentação… Só isso! Sem vincos, fermento ou procedimentos especiais, muitas vezes necessários.

Ficam muito bons recheados com compotas, creme de chocolate ou mesmo assim… na pureza.
Vamos ver juntos como eles estão preparados …

Ingredientes para 11 brioches:

-550 gramas de farinha 00

-110 gramas de açúcar

-200 gr de ricota

-2 ovos

-50 ml de óleo de semente

-140 ml de leite + o necessário para escovar

– a casca ralada de um limão orgânico

-1 saqueta de fermento de cerveja em pó

-açúcar em pó

Cozimento: 25 minutos em forno pré-aquecido a 180°

Dificuldade: baixa

Baixo custo

Preparação: coloque a farinha, o açúcar, a ricota, a casca de limão ralada, os ovos, o óleo, o leite morno em que dissolveu o fermento numa tigela e trabalhe muito bem. Como previsto, é possível fazê-lo manualmente e com o misturador planetário.

Quando tiver obtido uma massa macia e elástica, transfira-a para uma segunda tigela levemente untada com um pouco de óleo, cubra com filme plástico e deixe crescer por duas horas e meia ou em qualquer caso até dobrar.

Após este tempo, retome a massa, trabalhe-a brevemente para desinflá-la e espalhe-a formando um círculo com um diâmetro de cerca de quarenta centímetros com uma espessura de meio centímetro.

Forme os brioches cortando triângulos da circunferência do círculo até o centro.

Agora role cada triângulo sempre da circunferência para o centro.

Conforme for formando os bolos, coloque-os diretamente no prato do forno forrado com o papel apropriado, tomando o cuidado de colocá-los um pouco afastados, pois crescem muito.

Deixe crescer por mais uma hora cobrindo o prato com filme plástico.

Agora os nossos brioches estão prontos para serem cozinhados: pincele-os com um pouco de leite e leve ao forno durante o tempo definido, tendo sempre em conta a POTÊNCIA do seu forno!

Quando estiverem cozidos, pincele os brioches mais duas vezes com leite e, quando estiverem mornos, polvilhe-os com açúcar de confeiteiro.


um abraço a quem já passou por aqui, Cristina!

Deixe um comentário