Pudim pudim …

Continua após a publicidade..
… ou melhor: o crème caramel na versão portuguesa, com a adição do aroma quente e envolvente da canela. Sabemos que a doçaria portuguesa, quase toda de origem conventual, tem a particularidade de conter um número desproporcionado de ovos. Este pudim de natas não é exceção, que adoro literalmente, e que nunca deixo de pedir no meu restaurante preferido de Cascais: a Casa Velha. A minha versão inclui 6 ovos em 1/2 litro de leite, mas desconfio que o pudim da Casa Velha contenha mais alguns, dada a sua consistência inigualável.

FLAN DE PUDIM PORTUGUÊS

Ingredientes por 6 moldes de metal de creme de caramelo ou 8 moldes de cuki

Para o pudim
6 ovos
125 de açúcar
uma pitada de sal
500 ml de leite integral, fresco
1 pau de canela
2 tiras de raspas de limão

Continua após a publicidade..

Para o caramelo
200 g de açúcar
75ml de água

Aqueça o forno a 140°C.

Caramelo: Aqueça a água e o açúcar em uma panela. Cozinhe até formar um caramelo loiro escuro; retire o recipiente do fogão e despeje a mistura nas formas, previamente umedecidas, tendo o cuidado de forrar o fundo e as laterais.

Pudim pudim. Deite o leite num tacho e leve-o quase a ferver, aromatizando-o com o pau de canela e as raspas de limão. Enquanto isso, descasque os ovos em uma tigela; adicione o açúcar e uma pitada de sal; misture com um batedor sem incorporar muito ar. Despeje o leite sobre a mistura de ovos, passando por uma peneira, e incorporando aos poucos, sempre mexendo. Despeje o líquido nas formas, cobrindo cada uma com papel alumínio. Disponha os moldes em uma lasanha que possa contê-los facilmente. Introduzir no forno e só depois adicionar a água quente para o banho-maria. Cozinhe por uma hora, certificando-se de que a água nunca ferva, caso contrário, pequenos buracos desagradáveis ​​se formarão no creme. Após esse tempo, retire a forma do forno e deixe os pudins esfriarem na água. Em seguida, transfira-os para a geladeira, onde recomendo deixá-los durante a noite, antes de apreciá-los. O sabor será beneficiado.

Imagens de Cascais e o restaurante Casa Velha, conhecido pelos seus pratos de peixe fresco, confeccionados de forma simples mas impecável, e pelo seu pudim cremoso.

Deixe um comentário