Cheira tão bem aqui! No ar percebe-se um aroma doce combinado com especiarias que perfumam o ambiente. Esse é o alerta de que…, o fruta assada esta lista! Este delicioso doce é muito simples de preparar: fruta, água e… Vamos comer!
Esta sobremesa é muito saudável, principalmente para quem não consegue digerir frutas cruas. Embora as frutas assadas possam perder algumas de suas vitaminas quando cozidas, elas também perdem a capacidade de fermentar no estômago, causando gases e outros desconfortos. Perfeito para aqueles de nós com estômagos delicados! No entanto, nem todos são benefícios ao aquecer esse tipo de alimento. Muitas vitaminas e enzimas são perdidas devido ao calor, por isso muitas pessoas preferem comer frutas e vegetais crus. Por exemplo, pessoas que fazem dieta preferem comer frutas cruas, pois isso as ajuda a se sentirem satisfeitas. Essa reação no corpo ocorre porque esses alimentos são mais volumosos e possuem maior teor de água em estado bruto.
Para aqueles que preferem estes produtos cozinhados, no RecetasGratis trazemos-lhe esta deliciosa e saudável receita: frutas assadas no forno. Esta deliciosa sobremesa só precisa dos seguintes ingredientes: pêra, maçã e pêssego. Quão divino e saudável! E o açúcar? É opcional, se você gosta de doces.
4 comensais
45m
Sobremesa
baixa dificuldade
Ingredientes para fazer Frutas Assadas no Forno:
Como fazer Frutas Assadas no Forno:
1
Antes de preparar este doce, você deve escolha a fruta. Existem frutas com alto teor de água ou consistência delicada, essas são as menos indicadas. No entanto, você pode usar quase qualquer fruta seguindo certas instruções. Talvez, quando se trata de frutas com alto teor de água, a melancia quebre a regra, pois se cortada em pedaços grossos ela torra facilmente.
As frutas assadas são uma das sobremesas mais saudáveis e gostosas, se você está de dieta, faça esta receita na sua forma básica: fruta e água. Não tem problema, pode adicionar cravo e/ou canela. Quem precisa de pastéis assim?
2
Lavar as frutas. Em seguida, corte-os ao meio. Se preferir, também pode fazer em fatias.
Truque: Lembre-se: quanto mais finos os pedaços, mais fácil será a torra da fruta.
3
Coloque-os dentro de uma forma funda e despeje 2 xícaras de água. Adicione ao sabor cravo e canela. Outra opção é preparar um banho com canela ou pimenta da Jamaica, para realçar o sabor da fruta assada no forno. Este banho consiste em misturar canela ou pimenta com 2 ou 3 colheres de sopa de manteiga derretida ou suco de laranja. Pulverize a fruta com este banho no início e sempre que necessário; isso substitui a água. Outra alternativa é regar com aguardente ou cachaça, que não evaporam.
Asse a fruta a 180ºC por 40 minutos. Verifique a cada 15 minutos para adicionar água ou banho, se necessário. Alguns preferem sobremesas de frutas mais doces, mesmo que já tenham bastante açúcar natural. Se for o seu caso, pode adicionar papel ou açúcar, a porção a seu critério. O açúcar ou papel vai criar um suco delicioso, combinado com os açúcares da fruta e os cravos e/ou canela. Isso substituiria o banheiro.
Truque: Frutas com sementes tendem a ter uma consistência fibrosa, por isso precisam de um pouco mais de tempo para cozinhar. Maçãs, marmelos e peras pertencem a este grupo.
4
Quando você vai saber que está pronto? Antes de verificar o relógio, seu olfato irá alertá-lo sobre seu sabor envolvente. que sobremesa então aromático e saudável! E a textura da fruta torrada no paladar, yum!, vai te cativar. Se quiser deliciar ainda mais os seus sentidos, experimente combiná-lo com crepes doces, fatias de bolo, gelado de baunilha, waffles caseiros e muitos outros. O contraste de sabores fará a diferença.
Embora este doce por si só seja delicioso, você pode optar por preparar um molho. Uma sugestão seria 150 gramas de açúcar mascavo e uma xícara de chantilly. Além disso, outra opção é regar com mel.
Gostou desta receita? Compartilhe conosco uma foto sua Frotas assadas no forno e conte-nos sobre sua experiência. E se você quiser continuar explorando deliciosas sobremesas de frutas, recomendamos que experimente maçãs assadas com mel.
Benefícios das frutas cozidas e cruas
Existem frutas e vegetais que produzem diferentes benefícios quando cozidos e outros em estado bruto. Por exemplo, aspargos e cenouras durante o cozimento liberam alguns de seus antioxidantes protetores nos alimentos. Os tomates, por sua vez, perdem parte de sua vitamina C quando cozidos, mas durante a decomposição de suas paredes celulares permitem uma melhor absorção do antioxidante licopeno. Graças a esses nutrientes, as células do corpo humano ficam protegidas dos danos ambientais e de certos tipos de câncer.
Em outros casos, você obtém mais benefícios ao comer vegetais crus. Estes incluem brócolis e agrião. Essas verduras, quando aquecidas, sofrem danos em uma enzima importantíssima, responsável por aumentar compostos chamados glucosinolatos, úteis contra o câncer. Outro que não devemos cozinhar é o alho. O calor diminui a quantidade de alicina, aliada da saúde. Por esta razão, é aconselhável adicionar o alho quase no final da cozedura dos nossos pratos.
Quanto às frutas, quando a maçã é assada em altas temperaturas, a frutose é transformada e, portanto, não fermenta no estômago quando o ingerimos Além disso, pessoas com estômago sensível aproveitam melhor a fibra contida na maçã. Se a maçã estiver crua, tem o efeito oposto, constipação. Por sua vez, as peras cruas fornecem grandes quantidades de nutrientes: fibras e antioxidantes. Esses elementos se transformam em múltiplos benefícios para o corpo: combate os radicais livres, beneficia o coração, previne o câncer e controla o diabetes. Quando a pêra é assada, ela beneficia especificamente o estômago.
Os romanos chamavam o pêssego a maçã da Pérsia, daí seu nome científico P. Pérsica. Os pêssegos fornecem benefícios maravilhosos para o corpo: previne embolia ou acidente vascular cerebral, ajuda no tratamento de doenças do fígado, contribui para a expulsão de parasitas intestinais, beneficia no tratamento da anemia, antioxidante, antiespasmódico, previne o cancro, reduz o colesterol, protege o coração, beneficia os diabéticos, ajuda a controlar o stress, previne a osteoporose e o raquitismo, protege e hidrata a pele, beneficia o sistema imunológico, ajuda o fígado a realizar processos digestivos porque aumenta a produção de bile e a digestão de gorduras, ideal para dietas devido à sua capacidade de saciedade e poucas calorias, beneficia as vias respiratórias urinárias e promove o trânsito intestinal, entre outros benefícios. Por ser uma fruta fácil de digerir, não é muito “pesada” para o estômago, pelo que pode comê-la crua ou assada.