O frutas cristalizadas São um prazer para os sentidos. O cheiro perfumado de frutas enlatadas é… inesquecível! Destacam-se como principais características o sabor requintado e algo enjoativo. Grandes personagens foram seduzidos pelos prazeres sensíveis do improviso. Alguns dizem que Joana d’Arc comeu marmelo antes de sair para liderar a luta, porque isso lhe deu coragem.
Desta vez em Receitas Grátis mostramos-lhe uma receita magnífica que pode acompanhar inúmeros pratos doces e salgados: limões doces cristalizados.
As frutas cítricas têm uma certa vantagem em relação às outras frutas no preparo de conservas. Isso acontece porque eles possuem uma quantidade maior de pectina. Essa substância é encontrada em maior concentração, nas cascas das frutas cítricas. A pectina é muito solúvel em água e, quando se junta ao açúcar e aos ácidos da fruta, forma-se um gel que confere uma melhor textura à carne. limão caramelizado para decorar. Além disso, o tempo de cozimento diminui, assim a geleia ganha um sabor mais fresco e conserva por mais tempo.
4 comensais
45m
Acompanhamento
baixa dificuldade
Características adicionais:
Custo barato, cozido
Ingredientes para fazer Limões Doces Cristalizados:
Como fazer limões doces cristalizados:
1
Primeiro, lave muito bem as frutas para preparar o limão caramelizado para decorar. Use uma faca bem afiada para corte rodelas de limão. Retire as duas pontas do limão e a partir daí comece a cortar as rodelas.
Corte os limões em rodelas bem finas. Embora a espessura geralmente dependa da receita e do seu gosto, o normal é cortá-lo em fatias finas.
2
Despeje a água em uma panela e deixe ferver, em seguida, coloque cuidadosamente os limões cortados. Espere 1 minuto e retire as rodelas de limão da água, sem quebrá-las.
3
Coloque os limões em uma peneira, para que escorram toda a água. repita esta etapa escalde a fruta mais 2 vezes, assim darão 3 no total. Assim, você elimina boa parte do gosto amargo da casca.
Truque: Tempo total para esta etapa: 3 minutos.
4
Despeje a água fria e o açúcar em uma panela. Mexa até o açúcar ficar transparente para o nosso preparo de limões cristalizados. Aguarde até o momento da fervura.
5
Coloque com muito cuidado, cada fatia separadamente, para que não quebrem. Afunde um pouco as fatias para que impregnar com xarope. Deixe-os ferver em fogo baixo por cerca de 1 hora tampado.
Você saberá que os limões cristalizados estão prontos quando ficarem brilhantes e com uma cor profunda.
6
Assim que o limão caramelizado estiver pronto para decorar, deixe-o descansar em temperatura ambiente em seu doce. Por fim, salve o limões doces cristalizados na geladeira para conservar bem.
Um número infinito de pratos pode ser combinado com casca de limão cristalizada. Já imaginou se você doar conservas em dezembro? Diga-me o seu comentário sobre esta receita e, se a preparar, partilhe uma foto da sua conserva.
Ou experimente também estas outras receitas de produtos cristalizados, se preferir:
Propriedades benéficas do limão e história das compotas:
Algumas vantagens de cascas de limão cristalizadas? Na casca do limão encontram-se substâncias medicinais muito importantes que: ajudam a purificar o fígado, favorecem a digestão, eliminam as toxinas do organismo, combatem o inchaço abdominal, prevenir problemas de constipação, fortalecer o sistema imunológico, promover a alcalinidade do sangue, baixar a pressão arterial elevada, Combatem o nervosismo, têm qualidades antissépticas, removem o excesso de gordura da pele, clareiam manchas na pele e nos dentes, previnem o câncer e podem até ajudar a desintegrar tumores malignos, entre muitos outros benefícios.
Dizem que os primeiros a descobrir o prazer de conservar frutas foram os romanos. Eles preservavam frutas e flores no mel. No entanto, alguns creditam essa invenção à Índia, devido à descoberta do açúcar. Outros estudos dizem que a cana-de-açúcar na verdade vem da Nova Guiné, onde há 8.000 anos era usada para fins puramente ornamentais. Embora os árabes levem o crédito por torná-lo conhecido na Europa. Assim, conservas com açúcar e… compota!
Com o passar do tempo, Nicolas François Appert teve a ideia de guardar os alimentos em recipientes fechados e passados em banho-maria. Ele veio com a chave que abriria as portas para a indústria de conservas: o processo de esterilização. Anos depois, Louis Pasteur formalizou cientificamente a experiência empírica de Appert e… ele recebeu os créditos.