Quando os espanhóis trouxeram o pudim para terras americanas, não imaginavam a contribuição que dariam à doçaria mundial. O “Novo Continente” forneceria ingredientes alternativos que dariam um toque exótico e versátil ao tradicional pudim.
Frutas maravilhosas e perfumadas foram adicionadas às novas versões da sobremesa mundialmente conhecida. Perfumados maracujás e goiabas, deliciosas bananas da terra, refrescantes cocos, são apenas alguns dos ingredientes que surgiram como novas propostas culinárias para aprimorar a receita original do pudim.
A FreeRecipe quer que você viaje pelo mundo através dos sabores e costumes que se refletem na gastronomia dos povos como história viva de suas culturas. Por isso, nesta ocasião o Caribe mostra sua doçaria com o pudim de graviola sem fornoum verdadeiro deleite tropical!
10 comensais
2h 30m
Sobremesa
baixa dificuldade
Ingredientes para fazer o Pudim de Graviola sem Forno:
Como fazer Pudim de Graviola sem Forno:
1
Antes de encomendar os elementos para cozinhar este exótico pudim de graviola, você deve amasse a fruta ou compre a polpa embalada no supermercado. Se você usar um liquidificador ou processador de alimentos para obter a polpa, deve coar para remover a parte fibrosa da fruta. Lembre-se, se não o fizer, isso afetará a textura final do pudim. Além disso, para facilitar seu trabalho na hora de misturar todos os ingredientes, você deve bater um pouco os ovos previamente e reserve. Se os ovos estiverem na geladeira, você deve retirá-los 30 minutos antes e deixá-los em temperatura ambiente.
2
Misture todos os ingredientes muito bem até obter uma consistência uniforme. A homogeneidade é muito importante para que o pudim de graviola sem forno fique macio e liso.
3
Hora prepare o caramelo! Embora seja muito divertido, pelo menos para mim, também é um pouco complicado porque você pode se machucar se for descuidado. Deposite as 2 xícaras de açúcar no fundo da flanera e leve ao fogo. Em seguida, molhe o açúcar com água sem passar por cima, apenas umedeça um pouco, deixando as bordas secas. Fique de olho no caramelo, pois quando borbulhar aos poucos vai ficando loiro. Nessa hora você pode mexer um pouco a flanera para evitar que o caramelo grude. Tenha cuidado ou você pode se queimar!
Você também pode fazer essa etapa usando uma frigideira e depois incorporando o caramelo na flanera.
4
Use uma panela grande para colocar a flanera dentro. Despeje água para cobrir 3/4 partes da flanera. Em seguida, cubra a superfície com uma tampa ou papel alumínio, certificando-se de que esteja bem fechado, pois a entrada de água danificará o pudim. feito isso, cozinhe o pudim de graviola em banho-maria a ferver.
A cada meia hora, verifique o desenvolvimento do cozimento. Passado o tempo espete até meio com um palito, se sair seco está pronto e se estiver molhado espere. Após descansar em temperatura ambiente, leve a flanera à geladeira. Espere de 4 a 8 horas, tudo depende de quão apressado você está. Mas se não estiver com pressa, espere até o dia seguinte, que garante facilidade na hora de desenformar.
5
Após o tempo na geladeira, desenformar. É muito simples, então vou te contar em etapas:
- Deixe a flanera em temperatura ambiente até que ela se aclimate.
- Balance a flanera suavemente, de um lado para o outro.
- Quando as bordas se soltarem, coloque um prato plano em cima da tigela e vire.
Ele pudim de graviola sem forno está pronto para servir! Decore com uma folha de hortelã ou uma flor especial para trabalhos culinários. Como você o decoraria? Gostou da receita? Mostre-me a sua decoração ou empratamento numa fotografia… será um prazer partilhar esta experiência gastronómica consigo!
Se você gostou da receita Pudim de graviola sem forno, sugerimos que você entre em nossa categoria Flan Recipes. Você também pode visitar uma seleção das melhores receitas venezuelanas.
Benefícios da Graviola
A graviola é uma fruta muito exótica com atributos incríveis tanto a nível gastronómico como nutricional. Na cozinha, você pode encontrar muitos usos em sobremesas e bebidas. Receitas como queijo de graviola, merengão de graviola, mousse de graviola, sorvete de graviola, delicadeza de graviola, champola de graviola, coxinhas de graviola, sorbet de graviola ou smoothies de graviola e morango, entre muitas outras, se destacam no repertório dessa fragrante fruta tropical.
No entanto, ultimamente a graviola é mais popular por seus poderes curativos do que por seu sabor requintado. Isso acontece graças aos seus benefícios para o corpo, quase incríveis. A graviola contribui grandes quantidades de vitamina C. Além disso, possui quantidades significativas de vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6) ferro, magnésio e potássio. Em um nível menor, contém aminoácidos, acetogeninas (em suas folhas), alcalóides, galactomanana e glicosídeos.
Embora a graviola tenha uma ampla gama de benefícios para o corpo, o mais popular é o seu poder anticâncer. Segundo estudos, o extrato obtido de suas folhas é capaz de suprimir as células cancerígenas graças ao seu efeito citotóxico.