O gastronomia latino-americana É cheio de cumplicidade, memórias, legados familiares, herança multiétnica, simplicidade e requinte, surpresas exóticas e muito sentimento. Por isso, RecetaGratis, mais uma vez, traz para você uma amostra da extensa doçaria americana: o pudim de leite cubano. Ao provar este doce, os seus sentidos viajarão até terras quentes, de areias brancas e pratos de grande sabor ancestral.
Esta receita é muito fácil de preparar, basta ter todos os elementos necessários para a receita, misturar os ingredientes, preparar o caramelo, cozer o pudim e por fim… desenformar. Sim! Preparar este pudim requintado requer apenas incentivo e vontade de saborear um doce muito saboroso. Continue lendo e descubra como fazer pudim de leite cubano passo a passo. Bom proveito!
8 comensais
2h 30m
Sobremesa
baixa dificuldade
Características adicionais:
Custo barato, banho-maria, receita tradicional de Cuba
Ingredientes para fazer Pudim de Leite Cubano:
Como fazer pudim de leite cubano:
1
Prepare a mesa de trabalho com todos os ingredientes necessários para preparar esta deliciosa receita cubana. Calcule as quantidades adequadas de cada ingrediente, com um utensílio projetado para esse fim. E lembre-se, se os ovos estiverem na geladeira, você deve retirá-los 30 minutos antes para que fiquem quentes. Em seguida, bata-os um pouco e reserve com os demais ingredientes.
2
Use uma tigela funda para adicione todos os ingredientes aos poucos e um por um. Misture muito bem, até obter uma consistência homogênea. Reserva. Flan de leite cubano é simples assim!
3
Hora prepare o caramelo! Dentro da mesma flanera, deposite o açúcar e despeje a água. Fique de olho no caramelo até que fique loiro. Quando começar a ficar louro, com muito cuidado para não se queimar, mexa o pudim, girando-o como uma roda para impregnar suas paredes internas com o caramelo. Em seguida, despeje a mistura de pudim de leite que você reservou na flanera.
4
Prepare o banho-maria para colocar a flanera. O procedimento é muito simples:
- Use uma panela grande, onde caiba o recipiente do pudim.
- Encha a panela com água, até cobrir 3/4 do recipiente.
- Por fim, cubra a superfície do pudim para que não entre água, caso contrário o queijo será danificado.
O tempo de cozedura deste pudim de leite caseiro é entre 1 hora ou 1 hora e meia aproximadamente, ou até o queijo solidificar. Passado o tempo, pique o centro do pudim com um palito ou faca, só a meio, se sair seco está pronto. Caso contrário, continue cozinhando e verificando com um palito até que saia seco. Em seguida, deixe esfriar em temperatura ambiente e leve o pudim cubano à geladeira. Aguarde no mínimo 5 horas ou até o dia seguinte, o que é mais recomendado.
5
Passado o tempo, retire o pudim da geladeira e deixe descansar até atingir a temperatura ambiente.
desenformar, agite suavemente flanera, de um lado para o outro. Você verá como o pudim de leite é desenformado delicadamente, desprendendo as bordas do doce das paredes do recipiente. Em seguida, coloque um prato raso do tamanho apropriado para o quesillo em cima da flanera e vire. Vamos provar a todos!
6
O mundo da confeitaria latino-americana é muito amplo e variado. Se você decidir viajar para Cuba pelo caminho dos sabores, conte-me sobre sua experiência. Uma foto do seu pudim? Seria ótimo!
Se você gostou da receita pudim de leite cubanosugerimos que você entre em nossa categoria Flan Recipes.
Explorando as sobremesas da culinária latino-americana
O cozinha latino-americana, tem um grande número de pratos muito semelhantes entre país e país, em termos de ingredientes e formas de preparação. Um bom exemplo dessa peculiaridade é a grande semelhança entre as sobremesas cubanas e venezuelanas: goiabada com requeijão, doce de leite cortado, arroz doce, creme de baunilha ou chocolate, bolinho de mandioca, pudim de abóbora, fanguito (doce de leite semelhante ao doce argentino de leche, a cajeta mexicana ou arequipe venezuelana), goiabada e majarete, entre outros. Essa lista de doces, além de guardar semelhança nas receitas, também é reconhecida pelos mesmos nomes, nos dois países.
Além disso, há casos em que as sobremesas têm nomes diferentes, mas semelhanças na preparação ou no resultado final, como é o caso da batata-doce e do coco prieto, cujos equivalentes venezuelanos são a batata-doce e o doce de coco. Só de mencioná-los já me dá água na boca!
Este também é o caso do quesillo cubano, que é muito semelhante ao quesillo venezuelano. A única diferença distinguível está nos ingredientes essenciais, que variam bastante. Bem, enquanto o queijo venezuelano é feito com ovo, leite condensado e leite integral; O pudim de leite cubano usa entre seus ingredientes ovos, leite condensado e…, leite evaporado. Quanto ao preparo, não há grande diferença.