Quando se trata de compotas, vêm sempre à memória as típicas compotas doces de morango, pêssego ou amora, entre outras. Associamos este tipo de doce a apetitosas sobremesas ou petiscos. No entanto, existem compotas à base de plantas muito original, ideal para acompanhar carnes, guarnições ou aperitivos. E é que, quando você tem esse tipo de geléia na geladeira, pode dar um giro favorável às suas refeições. Uma carta na manga é sempre útil para transformar uma refeição rotineira em uma experiência de sabor, com pouco tempo e esforço. Por isso, sugerimos no Receitas Grátis um doce original e compatível com uma grande variedade de pratos: geléia de pimentão doce. Vai dar um toque tropical às suas refeições!
A geléia de pimentão doce é amplamente consumida na Venezuela, acompanhada de pãezinhos de carne ou feijão preto, peixe, carne, empanadas, hallaquitas, sopas, mandioca, entre outros. Seu peculiar sabor doce o torna um excelente companheiro para quase todas as refeições. Preparar essa doçura é difícil? De jeito nenhum…, poucos ingredientes e passos simples. Além disso, esta geléia de pimenta doce pode ser considerada um produto “deli”, ou o que outros dizem uma “iguaria” por causa de seu sabor sutil e dos usos que você pode dar. Por esta razão, este tipo de pimenta é muito apreciado por muitos chefs em todo o mundo.
Existem muitas versões desta compota, em termos de procedimento e ingredientes. Existem versões que usam vinagre e limão ou apenas um desses produtos. Há cozinheiros que usam glicose ou manteiga para dar brilho, mesmo as duas alternativas. Algumas pessoas adicionam especiarias como canela e cravo, outras nenhuma dessas opções ou apenas uma. Quanto aos procedimentos, há quem ferva a pimenta antes de preparar a geléia e em algumas receitas não é necessário. A receita de compota que proponho é fácil e com um sabor muito delicado, prepará-la é um verdadeiro prazer para os sentidos, por isso continue a ler e descubra como fazer geléia de pimentão passo a passo.
7 comensais
1h 30m
baixa dificuldade
Ingredientes para fazer geléia de pimentão doce:
Como fazer geléia de pimentão doce:
1
Lave e corte os pimentões. Retire o caule de cada um e corte o corpo em dois. Posteriormente, retire os veios brancos e todas as sementes que encontrar no interior. Use uma panela média, coloque as pimentas malaguetas limpas e despeje água suficiente para cobri-las.
2
Cozinhe por 5 minutos, retire do fogo e escorra a água no escorredor. Em seguida, repita a mesma operação mais duas vezes para continuar preparando os ingredientes para esta geléia de pimenta doce. O número total de vezes será três.
3
Pique o pimentão doce julienne (tiras) ou brunoise (cubos). Qualquer uma das duas técnicas que você escolher deve resultar em peças muito finas. De resto é só colocar as medidas necessárias de cada ingrediente. Você pode deixar o limão por último para preservar suas qualidades.
4
Para começar a cozinhar a geléia de pimenta doce caseira, coloque a manteiga em uma panela e deixe derreter.
5
Adicione os pimentões e mexa até que fiquem brilhantes e macios (macios). Então reserve.
Truque: Para mexer, use uma colher de pau.
6
Para prepare a calda, use uma panela e despeje a água junto com os cravos e o açúcar. Defina o fogo para médio-alto. Deixe 3-5 minutos para a mistura começar a ferver. Verifique se o açúcar diluiu retirando um pouco da calda com a colher. Se você vir cristais de açúcar, continue cozinhando.
Truque: Se desejar, pode adicionar um pau de canela.
7
Quando o açúcar estiver com a consistência de calda, deposite as pimentas malaguetas picadas. Para saber se a calda está pronta, faça o teste do barbante: use uma colher, recolha o líquido e se cair como um barbante… é hora da pimenta malagueta! Mexa bem para envolver os pimentões pequenos com a calda. Deixe cozinhar por 30 minutos em fogo baixo, mas não descuide e mexa de vez em quando. Espere que a geléia de pimentão engrosse um pouco e vá engrossando, dependendo da consistência que você deseja.
8
Antes de terminar de cozinhar, adicione suco de limão, para que a compota de pimentão se conserve melhor e por mais tempo. Deixe a geléia caseira descansar em temperatura ambiente e leve à geladeira. Você pode embalá-lo para mantê-lo por mais tempo. Nesse caso, lembre-se de esterilizar primeiro os frascos.
9
Eu te garanto que é geléia de pimentão doce Vai te deixar viciado, pois suas combinações são quase infinitas. Numa reunião, pode ser perfeito para acompanhar bolachas com queijo branco ralado ou requeijão… Hummm!
O que você acha sobre esta receita? Você me surpreenderia com uma foto de sua criação?
Se você gostou da receita geléia de pimentão doce, sugerimos que você entre em nossa categoria Jam Recipes. Você também pode visitar uma seleção das melhores receitas venezuelanas.
Sweet chili: origem e benefícios
O pimentão é um tipo de pimentão pequeno, muito parecido com o habanero, mas sem tempero. É cultivada na América Latinaespecialmente na Venezuela. Sua cor muda à medida que amadurece, passando pelo verde, laranja e finalmente vermelho. O pimentão é característico da alimentação latino-americana, principalmente da venezuelana, onde é utilizado para refogados e ensopados, entre outros. Seu cheiro, sabor e cor permanecem nos sentidos de todos que o conhecem.
Diz a lenda que as pimentas malaguetas chegaram à Venezuela há 5.000 anos, mas surgiram há 20.000 anos na América Latina. No entanto, seu sabor picante não era apreciado no país caribenho. Apesar disso continuou a ser plantada até surgir uma espécie de malagueta “defeituosa” que não ardia e esta… gostou e tem sido plantada com muito gosto até hoje!
Esta pequena pimenta é a pimentão doce venezuelano típico, parte da identidade culinária do meu país. Hoje em dia quando você compra pimentão nas lojas, sempre entra um apimentado… Esse é o defeito!
Na gastronomia venezuelana reinam os sabores salgado-doce e agridoce. Uma marca inconfundível dos elementos essenciais da nossa alimentação, além da imensa variedade de versões de cada prato típico nacional, dependendo da região.
O pimentão não é apenas delicioso, mas também fornece muitos nutrientes positivos para a saúde. Possui grandes quantidades de vitaminas A, C, B1, B2, B3 e B6. Além de ferro, magnésio, potássio e fósforo. Eles também contêm muita água e fibras.