A tradicional mousse de chocolate é uma sobremesa versátil, elegante e… irresistível! Uma iguaria perfeita para qualquer ocasião. No entanto, este doce tem uma carga calórica significativa que advém da combinação dos seus principais ingredientes: ovos, açúcar e chocolate. Por esta e outras razões, esta magnífica sobremesa é proibida a muita gente: desportistas, pessoas de dieta, veganos, vegetarianos, alérgicos a ovos e todos os que gostam de uma vida saudável.
Pensado em quem curte essa sobremesa de chocolate mas precisa de uma alternativa mais saudável, o Receita Livre traz uma receita fácil e requintada: musse de chocolate vegana. Uma ótima opção para essas festas especiais e… para o ano todo!
3 comensais
45m
Sobremesa
baixa dificuldade
Ingredientes para fazer mousse de chocolate vegana:
Como fazer Mousse de Chocolate Vegano:
1
Organize os ingredientes antes de começar a preparar a mousse de chocolate vegana. Tenha também os utensílios necessários para preparar esta receita. Primeiro abra a lata de grão de bico. Em seguida, use uma peneira para escorrer o conteúdo. Reserve a água e as leguminosas separadamente. Por outro lado, rale o papel e reserve. Meça o restante dos ingredientes e coloque em recipientes.
2
derreta o chocolate em banho-maria. Reserva.
3
despeje a aguafaba dentro de uma tigela A aparência da aguafaba lembra bastante a clara de ovo. Aconselho usar um recipiente mais fundo do que largo, para facilitar a incorporação adequada do ar na hora da mistura.
Truque: A aguafaba é o líquido onde se conserva o grão-de-bico enlatado.
4
Bata com varas (de preferência elétrica) até alcançar o ponto de neve. Os utensílios de mistura devem estar limpos, secos e sem gordura. Inicie o shake em velocidade baixa e vá aumentando gradativamente. A aguafaba cria muito parecida com ovos. Quando as claras estiverem semi-batidas pode adicionar o sal.
Truque: Você pode bater com varas manuais, mas precisa de paciência e energia.
5
Adicione a baunilha e continue batendo até que esteja completamente integrado à mistura. Quando atingir a textura desejada, acrescente a panela (papel) ou se preferir açúcar mascavo.
Truque: Adicione cada ingrediente aos poucos e nunca pare de bater.
6
Por último, adicione o chocolate com muito cuidado. Aplique movimentos lentos e envolventes ao misturar.
Truque: Use uma pá de silicone ou de madeira (uma colher de pau também serve).
7
Verificado! Esta mousse de chocolate vegana é muito fácil de preparar e… simplesmente deliciosa! Para decorar e dar um toque final a esta sobremesa pode usar granola, uma folha de menta ou hortelã e opcionalmente frutos silvestres frescos.
Na primeira mordida você descobrirá sua textura esponjosa, muito sutil e que acaricia o paladar. Por outro lado, você apreciará a presença do puro chocolate: aromático no olfato e intenso no paladar. Para selar o estilo deste musse de chocolate vegana, surgem as sutis notas aromáticas da baunilha. Toda uma experiência para os sentidos!
Se você gostou da receita musse de chocolate veganasugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Mousse.
Mousse de chocolate vegan, uma sobremesa muito simples e saborosa
Ele mousse de chocolate vegana com aquafaba nada tem a invejar o original, pelo contrário, é mais saudável e muitos o consideram ainda… mais saboroso! Este doce tem a mesma consistência esponjosa do original mas… não precisa das claras!
Uma sobremesa deliciosa e acessível porque só precisa de 4 ingredientes principais: chocolate, papel (panela ou piloncillo) ou rapadura, baunilha e aguafaba.
Com certeza você vai se perguntar mas… O que é aguafaba? A aguafaba é o líquido gelatinoso encontrado em potes e latas de grão-de-bico e outras leguminosas. Esse líquido substitui as claras duras, responsáveis pela consistência quase espumosa da mousse tradicional. Ao bater a aguafaba, assim como se faz com as claras, consegue-se o ar que dá aquela tão desejada textura à mousse.
Como se não bastasse, preparar esta receita é muito simples: 1.- Coe o grão de bico enlatado para obter a aguafaba. 2.- Derreta o chocolate, deixe esfriar e reserve 3.- Bata as claras até ficarem firmes 4.- Adicione o sal de baunilha e o açúcar às claras em neve. 5.- Adicione o chocolate de forma envolvente à mistura. 6.- Por fim, leve à geladeira e depois de um tempo… prove!
Sem dúvida, esta requintada sobremesa vegana é uma ótima alternativa para a sua mesa nestas férias. Pode até repetir várias vezes… sem culpa!
Se quer uma sobremesa “sem culpa” e muito saudável, esta opção é a ideal para si. Uma receita que se enquadra perfeitamente no espírito desta época, sem perder os bons hábitos alimentares. Esse musse de chocolate vegana nada tem a invejar a receita tradicional. Se decidir brindar esta passagem de ano com uma sobremesa light, convido-o a partilhar connosco o resultado. Boas festas!