O pabellón é o prato mais emblemático da gastronomia venezuelana e sua miscigenação cultural. Seus ingredientes dizem ser simbólicos, já que cada cor supostamente representa a diversidade de culturas que aqui vivem em uma só pele.
O pavilhão venezuelano é dotado de um majestoso sabor salgado-doce que marca nossa identidade culinária. Além disso, esta preparação possui grandes atributos nutricionais, pois contém todos os grupos de alimentos em seu preparo. Geralmente, essa criação gastronômica é composta por carne desfiada, arroz branco, feijão preto (feijão, feijão ou feijão preto) e fatias (banana madura frita) ou patacones (banana verde frita). Porém, como em tudo há variantes… e que variantes! Já imaginou o pavilhão com peixes?
Para que continue desfrutando do sabor caribenho, Free Recipe te convida a degustar esta requintada receita com toda a magia da costa venezuelana: o pavilhão das margaridas. Com puro sabor litorâneo!
4 comensais
2h 30m
Prato principal
baixa dificuldade
Ingredientes para fazer o Pavilhão Margariteño:
Como fazer o Daisy Pavilion:
1
Despeje a água em uma panela grande e aqueça até ferver. Em seguida, adicione o cação. O tempos de cozimento para este peixe Eles variam de uma receita para outra. Em algumas receitas, apaga-se o lume, mergulha-se o cação durante alguns segundos na água a ferver, retira-se e reserva-se. Se fizer desta forma, na hora de prepará-lo na panela, vai precisar de mais tempo de cozimento (cerca de 30 minutos). Noutras receitas, no início quando se coze o cação deixa-se cozer pelo menos 30 minutos. Assim, mais tarde ao refogá-lo na panela, você precisará apenas de aproximadamente 5 minutos de cozimento.
Quer passe o cação na água por alguns segundos ou deixe cozinhar por muito tempo, então deve deixar escorrer toda a água e reservar.
2
Legumes ralados ou à juliana, de acordo com sua preferência. Para o feijão fradinho, reserve meia xícara de cebola cortada em juliana. No caso do alho, esmague-o. Reserve tudo.
3
Raspe a pele do cação com uma faca até removê-la.
Truque: Se você comprou um tope inteiro, primeiro corte e descarte as barbatanas e o osso central e, em seguida, raspe a pele.
4
Em seguida, esfregue um limão na carne do peixe para eliminar o cheiro de amônia e deixe descansar por aproximadamente 10 minutos. Em seguida, enxágue levemente na torneira.
Truque: Se o cheiro for muito forte, pode esperar até 30 minutos.
5
Corte o tubarão em quadrados ou desfie. Se cortar em quadradinhos, ao levar para a panela deve mexer até desmanchar. Pelo contrário, se esfarelar, deve mexer com cuidado para não criar uma massa.
Truque: Você pode cobrir a carne de tubarão com leitelho ou suco de limão por alguns minutos para se livrar do cheiro de amônia.
6
Prepare uma frigideira com óleo e espere esquentar. Adicione o urucum, cozinhe até ferver e retire imediatamente do fogo. Coe o óleo, descarte as sementes e reserve o líquido em um recipiente.
7
Aqueça mais óleo na mesma panela. passo seguido, adicione a cebola e o alho. Cozinhe até ambos murcharem (suavizar e dourar). Calcule cerca de 4 a 5 minutos aproximadamente.
8
Adicione o tomate, a páprica e o pimentão. Cozinhe por 5 a 7 minutos ou até que os legumes pabellón margariteño estejam macios.
9
Mais tarde, adicione o peixe junto com o sal, a pimenta, o molho inglês e o molho picante. Aqueça em fogo médio-alto e espere ferver. Neste ponto, mexa o peixe constantemente até que esteja desfiado. Lembre-se que se já esfarelou desde o início, basta mexer um pouco para não criar uma massa (mazacote). Aplique fogo baixo. Reserva.
Truque: No total, calcule cerca de 30 minutos de cozedura se no início cozinhou pouco (submergiu durante segundos) ou 5 minutos se no início cozinhou muito tempo (30 minutos). Em ambos os casos, espere até sentir a preparação seca.
10
Agora prepare o feijão frito. Em outra panela, coloque um fio de azeite e espere esquentar. Adicione a cebola e frite até dourar (cebola caramelizada). Espere cerca de 8 minutos e adicione o feijão (feijões). Mexa constantemente por mais 2-3 minutos.
Truque: De preferência, prepare o feijão no dia anterior. Caso contrário, deixe o feijão de molho na noite anterior.
12
É hora de doçura! Agora você vai dar a este prato o típico sabor venezuelano que é a combinação salgado-doce. Para isto, adicione o piloncillo ralado ao feijão (serve também açúcar mascavo ou açúcar branco) e incorpore completamente. Mexa constantemente por mais 10 a 15 minutos ou até que a preparação esteja levemente consumida, mas sem perder completamente a suculência.
13
O tradicional pabellón criollo é acompanhado de arroz branco, rodelas de banana madura frita (pavilhão com grade) ou tostones de banana verde, alguns até colocam ovos fritos por cima (pabellón al caballo). Outros preferem saborear o pabellón sem carne mas com beringelas (pavilhão vegetariano), enquanto alguns acompanham este prato com bananas assadas ou cozidas. No caso de pavilhão das margaridas, uma variante regional do pavilhão clássico, a carne frita ou desfiada é substituída por um ensopado de cazón. Puro sabor do leste da Venezuela!
Convido você a provar o sabor da costa venezuelana! Um prato muito completo, nutritivo e… saboroso! Perfeito para quem gasta muita energia diariamente ou quer se manter bem alimentado. Lembre-se que adoramos que você compartilhe sua experiência culinária conosco, por isso agradecemos muito seus comentários e se você adicionar uma foto… melhor ainda!
Se você gostou da receita pavilhão das margaridas, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Cação. Você também pode visitar uma seleção das melhores receitas venezuelanas.