Como fazer calda: todos os tipos!

Continua após a publicidade..

Bom dia, boa tarde, boa noite ou sempre que estiver lendo isso, seja bem vindo a Paulina Cozinha! Hoje vamos ver como fazer calda caseira! Todos os tipos, com muitas dicas e truques. Este é um preparado que serve para inúmeras coisas, é um ingrediente super básico para muitas sobremesas, pudins, croissants… E até o salgadinho de vez em quando!

Simmm acima, calda é uma calda que se obtém com açúcar e um líquido, e pode ser preparada de forma bem simples! A única coisa que você precisa saber é: que tipos existem, as temperaturas e os tempos de cozimento. Vamos aprender a fazer calda caseira para o que você precisar!

Continua após a publicidade..

Sobre esta receita de xarope caseiro

Xarope é uma mistura de açúcar e um pouco de líquido (principalmente água) que é cozido até adquirir uma consistência de xarope. Sim ou sim, é necessário o açúcar branco, é aquele que cristaliza da forma que precisamos, então esse é o tipo de açúcar que procuramos. Depois não importa se é em pedaços ou em pó.

O líquido base usado para fazer xarope é quase sempre água., mas podem usar o que quiserem! Desde que mantenham as proporções que darei abaixo, está tudo bem. Eles podem usar vinho, suco de frutas ou o que vier à mente! Eles também podem combiná-los e misturá-los para obter sabores mais específicos.

Deve-se levar em conta que quando a calda é formada, o líquido começa a reduzir, tenha isso em mente ao ver como fazer xarope em casa, como misturar os diferentes líquidos e assim por diante… Sempre tendo em mente qual é o sabor final desejado.

A receita da calda que vos trago é a básica, aquela que se usa para molhar os croissants! É chamado de “calda fraca” e isso não depende de seus ingredientes, mas do tempo de cozimento e da temperatura que alcançamos com ele.

diferentes tipos de xarope

Normalmente a proporção é 2 x 1. Ou seja, 2 partes de açúcar para 1 de água. Lembre-se sempre dessa proporção porque ela vai te ajudar a calcular a quantidade de calda. Isso não tem a ver com cada tipo deles, mas sim com a quantidade de tempo que vamos deixando diminuir.

Para isso, a forma tradicional é usar um termômetro, para que não haja dúvidas sobre a temperatura que ele atinge. Agora… Se você não tem… Relaxe, vamos fazer do jeito antigo. A propósito, eu também não tenho termômetro, então se você tiver um eu meio que invejo você.

O método alternativo é com uma colher, água fria e o polegar e o indicador. Fim do assunto. Pegamos um pouco de calda, passamos em água fria e depois pegamos com os dedos. A forma que tem nos mostrará onde estamos. Cuidado para não se queimar, ok?

1. Xarope light ou fraco

É o que vamos fazer hoje, a temperatura deve chegar a 100°. Levamos ao fogo baixo e assim que levantar fervura: pronto! É uma calda totalmente transparente e serve para umedecer nossos bolos, ou fazer frutas em calda, entre outros.

2. Calda até ponto de fio solto

Um pouco depois, atinge 105° e fica um pouco mais grosso. Se o pegarmos com os dedos (depois de passar SEMPRE por água fria) veremos como se formam fios finíssimos que se quebram com facilidade. É usado para fazer frutas cristalizadas, por exemplo.

3. Calda até ponto de fio forte

A 110°, consegue fios um pouco mais grossos e resistentes. É o tipo mais famoso e é usado, por exemplo, para esmaltes.

4. Calda até o ponto de bola mole ou bolhas encadeadas

Chega a 120°, podemos formar uma bola super macia com os dedos. É aquele que usamos para o merengue italiano!

5. Xarope de ponto de bola forte

Está entre 130 e 135°, você também pode formar uma bola com os dedos, mas é muito mais resistente. É amplamente utilizado em conservas e decorações de açúcar.

6. Xarope de ponto quebrado

Entre 140 e 150°, está um passo antes do caramelo. Ele endurece ao cair na água, mas permanece flexível e podemos moldá-lo com os dedos. É usado, por exemplo, para fazer algodão doce.

7. Doces

Eles são divididos em caramelo claro e caramelo escuro. É quando quase toda a água evapora, o claro chega a 160° e o escuro a 170°. Quanto mais escuro, menos doce.

8. Pronto, você queimou

Que a força esteja com você tentando lavar isso. Espero que esse pequeno guia te ajude e você saiba fazer calda caseira e no ponto que mais precisa! Tenha em mente que, uma vez que esfria, ele terá uma densidade maior, então meça você mesmo!

Espero que funcione nas suas receitas 🙂

vamos ler na próxima vez

gabu

Assistente

Ingredientes

  • 200 gramas de açúcar refinado
  • 100 ml de água

Como fazer xarope caseiro

ideal para croissants ou pudins!

  1. Coloque o açúcar na panela e cubra com a água. Leve ao lume com temperatura média/baixa, para que se faça lentamente.
  2. Assim que atingir o ponto de ebulição, está pronto! A temperatura que a calda deve atingir é de 100°C. No caso de precisar de outra calda mais densa, deve-se atingir a temperatura desejada para cada uma (elas estão detalhadas acima)
  3. Se quiser aromatizar a calda, deve adicionar o aromatizante no início. Ao lado do líquido frio.

Deixe um comentário