A geleia, o flan e o pão-de-ló são as estrelas de quase todas as grandes festas. Porém, no caso da gelatina, embora seja um deve ter sobremesa em todas as ocasiões e principalmente nas mesas festivas, pode ser repetitivo. Isso, sem dúvida, também depende da preparação que usamos e da decoração final. Por isso, se adora o tradicional mas quer surpreender com uma novidade, esta receita é para si. Nesta ocasião, Receitas Grátis convida você a provar uma geleia original, refrescante, frutada, delicada, cremosa e com um toque exótico ao melhor estilo tropical, coco e manga. Delícia tropical cremosa! Então continue lendo e descubra como fazer geléia de coco e manga.
8 comensais
2h 30m
Sobremesa
baixa dificuldade
Ingredientes para fazer a geleia de coco e manga:
Como fazer Geleia de Coco e Manga:
1
Hidrate a gelatina com água morna. Use duas tigelas para cada quantidade, pois uma será para a geleia de manga e outra para a geleia de coco. No final desta receita, você confere algumas dicas sobre o uso da gelatina ou gelatina neutra.
2
Para prepare a geléia de coco, Despeje o creme de coco em uma panela (é usado leite de coco). Adicione stevia ou adoçante de sua escolha e baunilha branca. Deixe esquentar o suficiente, mas sem ferver.
Truque: Você também pode usar baunilha preta, mas a geléia de coco lhe dará um tom mais cremoso de branco.
3
Assim que estiver quente, desligue o fogo e acrescente a gelatina hidratada. Mexa com uma pá de madeira até dissolver. Para verificar se não há grumos, bata um pouco com um batedor manual. Reserva.
Truque: Aguarde até que a geleia de coco esfrie e atinja uma temperatura morna.
4
Misture as mangas e depois coar. Descarte as frutas picadas e reserve. Desta forma, prepararemos uma geleia natural de manga.
5
Adicione o leite não lácteo e uma pitada de gengibre (em pó ou triturado) à polpa da manga. Reserva. As melhores opções em leite vegetal para esta gelatina de coco e manga são o leite de amêndoa ou o leite de arroz, pelo magnífico sabor que proporcionam, porém, outra opção é a de soja.
6
Dilua a gelatina em banho-maria. Em seguida, adicione-o à mistura reservada de manga e leite não lácteo. Bata até obter uma consistência homogênea.
7
Para facilitar o processo de desmoldagem posterior, unte o molde com óleo. Para fazer isso, coloque a gordura em um guardanapo e expanda todo o interior do recipiente. Agora, deposite uma camada de manga dentro do molde. Despeje a preparação aos poucos, evitando assim a formação de bolhas de ar. Refrigere a gelatina no congelador, até que esteja meio endurecida.
Truque: A gelatina deve estar meio coalhada, pois se estiver completamente coalhada as outras camadas não se unem.
8
Uma vez que a primeira camada é um pouco consistente, despeje outra camada de coco. Também leve à geladeira até quase endurecer. Desta forma, obteremos uma deliciosa e preciosa geleia bicolor.
9
Continue adicionando camadas alternativas, pelo mesmo processo até chegar ao topo. Leve em consideração a capacidade do seu molde. Por fim, você pode refrigerar esta geleia de coco e manga por mais 4 horas (no mínimo) ou até o dia seguinte.
10
Vamos a decorar! Esta delicada sobremesa fica magnífica com alguns cubos de manga fresca e algumas folhas de hortelã ou hortelã.
Essa geleia de manga e coco é elegante e de sabor delicado, resultando em uma sobremesa digna de grandes eventos e comemorações.
onze
Está receita de geleia de coco e manga é exótico, refrescante e muito tropical. Simplesmente divino! Adorei fazer esta sobremesa e adoraria saber como será sua experiência culinária com ela. Convido você a compartilhar conosco sua experiência gastronômica. Estamos ansiosos para seus comentários!
DICAS para uma geleia de coco e manga perfeita
O uso de gelatina neutra ou gelatina é fácil, mas pode ficar complicado se você não levar em consideração alguns detalhes. Por isso coloquei aqui algumas recomendações interessante:
- O quantidade de água por porção de gelatina é o seguinte: 4 colheres de sopa de água morna para 1 de gelatina neutra. Essa medida pode variar um pouco em algumas receitas, mas nunca muito, embora cada cozinheiro seja diferente, há muita matemática aqui. Lembre-se que a panificação é um ofício, uma arte e uma ciência.
- Adicione a gelatina em pó em forma de chuva, para que se integre melhor com a água. Espere um tempo de descanso razoável (mínimo 4 minutos) e então diluir em banho-maria ou no microondas.
- Use uma tigela largaassim ao adicionar a gelatina ela se distribui melhor e não se formam grumos.
- A água adequada para hidratar a gelatina neutra é morna.
- Quanto mais tempo descansar, melhor vai hidratar.
Equivalência entre o açúcar comum e a estévia
Em relação às medidas dos adoçantes e da estévia, é interessante mencionar que não equivalem às mesmas porções do açúcar comum, isso deve ser levado em consideração na hora do cozimento. Lembre-se que se a receita pedir 300 g de açúcar refinado, não se deve colocar a mesma quantidade no adoçante. Porque? Porque é igual ao dobro da doçura. Quanto à estévia especificamente, estes são os equivalências:
- 1 xícara de açúcar = 1 colher de chá de stevia em pó ou líquida
- 1/2 xícara de açúcar = 1/2 colher de chá de stevia em pó ou líquida
- 1 colher de sopa de açúcar = ¼ colher de chá de stevia em pó ou 6 gotas de stevia líquida
- 1 colher de chá de açúcar = 2 gotas de stevia líquida ou uma pitada de stevia em pó
Diferenças entre baunilha sintética e natural
Por outro lado, você pode estar curioso para saber por que a baunilha que usamos comumente é artificial ou sintética. Bem, a resposta é muito simples, a baunilha natural é a terceira especiaria mais cara do mundo depois do açafrão e do cardamomo. No entanto, as apresentações de baunilha que você pode encontrar no mercado são variadas: extrato (baunilha artificial) com cor e sem cor (baunilha branca e escura), pasta de baunilha (baunilha artificial) ou baunilha em vagem (natural). Qual é a diferença entre baunilha natural e artificial? Simplesmente o sabor, enquanto o sintético tem um tom mais intenso, o natural tem nuances mais profundas. Outro detalhe interessante sobre o sabor da baunilha é que ele também varia de acordo com seu tipo e local de origem.
Que leite não lácteo escolher?
Com relação aos usos mais recomendados para os leites vegetais, é interessante observar que:
- Para molhos salgados (como o molho bechamel) o mais recomendado é o leite de soja (sem aroma nem açúcar).
- Para sobremesas e batidos você pode usar qualquer leite vegetal. No entanto, os leites vegetais de amêndoa ou arroz dão um toque especial devido ao seu sabor.
- Em purê e ensopadosleite de amêndoa e leite de aveia são recomendados.