Croquetes de lentilha vegan – Requintado!

Continua após a publicidade..

Receita de croquetes veganos de lentilha

Porque as lentilhas são uma alternativa alimentar para veganos, vegetarianos, omnívoros e flexitarianos, no RecipeGratis oferecemos-lhe uma receita requintada, nutritiva e saudável: croquetes de lentilha vegan. Saboroso e bom para todos!

Os croquetes de leguminosas são muito semelhantes às almôndegas, devido ao seu sabor, textura e nutrientes. Este prato é excelente para ensinar as crianças a comerem de forma saudável, porque elas vão adorar. Podem ainda participar na sua preparação, tendo as devidas previsões na hora de fritar os croquetes.

Continua após a publicidade..

Estes croquetes veganos podem ser excelentes aperitivos para festas infantis, reuniões ou como prato principal acompanhados de alguma guarnição adequada. Para reforçar a capacidade nutricional deste delicioso prato, recomenda-se combiná-lo com arroz ou servir com legumes.

20 comensais
2h 30m
Entrada
baixa dificuldade

Ingredientes para fazer croquetes de lentilha vegan:

Como fazer croquetes de lentilha vegan:

1

Lave as lentilhas e depois escorra. Tempere com sal, pimenta e cominhos. Se quiser um guisado mais saboroso junte 1 pimento vermelho ou verde e 5 dentes de alho. Você também pode adicionar tomate natural ou molho de tomate caseiro e cenoura. O tomate e a cenoura dão um sabor muito bom ao ensopado, mas também limitam a vida útil das lentilhas após o cozimento.

Prepare uma panela, despeje água suficiente para cobrir as lentilhas. Cozinhe em fogo médio até que o feijão esteja macio e, se necessário, adicione mais água. Em seguida, deixe consumir grande parte do líquido, mas deve sobrar pelo menos o suficiente para que as lentilhas fiquem hidratadas.

Truque: As lentilhas não precisam descansar na noite anterior como outras leguminosas porque sua textura é muito macia e elas quebram quando cozidas. Se adicionar louro, funcho, cominhos, cenoura e/ou cebola, na hora de cozinhar as lentilhas, facilita a digestão.

Receita de croquetes de lentilha veganos - Passo 1

2

Encomende os ingredientes necessários para a nossa preparação de croquetes de lentilhas. Escorra as lentilhas, separe a parte sólida da líquida, reserve ambas. O líquido vai ajudar a processar melhor o purê de lentilhas, e também pode servir para retificar sua textura. Pese e meça os ingredientes, corte a cebola aos cubos, pique finamente a salsa e… à confusão!

Truque: É válido usar sobras de lentilhas de outra refeição, o resultado é o mesmo.

Receita de croquetes de lentilha veganos - Passo 2

3

Esmagar as lentilhas de preferência com um espremedor de batatas, para que não fiquem muito moles nem muito densos. Rectifique o sal, se achar necessário. Lembre-se, as lentilhas são ótimas para muitos tipos de receitas veganas.

Truque: Se usar um ajudante de cozinha elétrico, não exagere na moagem, faça um purê consistente.

Receita de croquetes de lentilha veganos - Passo 3

4

Adicione a farinha de rosca e a salsinha e misture até obter uma massa compacta. Se achar que precisa que fique mais compacto, acrescente mais farinha de rosca. Se, por outro lado, precisar de umidade, adicione o líquido das lentilhas aos poucos. Rectifique o sal. Se os croquetes veganos forem para adultos, adicione pimenta, e se os preparar para crianças, é preferível não o fazer.

Truque: Adicione farinha de rosca à vontade, até obter a textura desejada.

Receita de croquetes de lentilha veganos - Passo 4

5

Faça bolinhas com a massa: a quantidade final de croquetes vegetarianos de lentilhas vai depender do tamanho em que você fizer cada um. Em seguida, prepare uma tigela com farinha de rosca e cubra os croquetes um de cada vez. Você deve cobri-los completamente com a farinha de rosca.

Truque: Com essa mesma massa você pode formar hambúrgueres de lentilha se preferir.

Receita de croquetes de lentilha veganos - Passo 5

6

Coloque bastante óleo em um caldeirão ou frigideira, deve cobrir pelo menos metade dos croquetes de leguminosas. Espere até que o óleo esteja bem quente, quase fumegando, antes de fritar. Deite os croquetes e espere que endureçam por fora, depois baixe o lume para que também fiquem quentes por dentro. Não coloque muitos ao mesmo tempo, pois o óleo esfria e eles se desfazem. Frite os croquetes para pequenos lotes, o número dependerá do tamanho da panela. Eu verifiquei isso, porque no primeiro lote coloquei muitos e eles amoleceram. No meu caso, o número adequado de croquetes era dois por fornada, devido ao tamanho da minha caçarola. Por fim, vire os croquetes, dando voltas e mais voltas, até que cada um esteja dourado. Coloque os croquetes sobre papel absorvente para retirar o excesso de óleo.

Outra opção é prepará-los no forno, os croquetes também são muito deliciosos mas menos estaladiços. Seria a 200 ºC por 30 minutos. Se preferir que os croquetes de lentilhas fiquem mais suculentos quando saírem do forno, pode colocar umas rodelas de tomate por cima.

Truque: Lembre-se: quando você deposita óleo suficiente no caldeirão, a comida absorve menos gordura do que quando você usa muito pouco. Usando bastante óleo, você só precisa submergir o alimento por alguns segundos, retirá-lo e pronto. Você também pode fritar os croques

Receita de croquetes de lentilha veganos - Passo 6

7

Receitas veganas são resistentes e boas para todos. Estes croquetes são muito saborosos e versáteis, pode comê-los com quase tudo. Acompanhado de arroz, puré ou salada entre muitas outras opções. Você também é gostoso croquetes de lentilha vegan São aperitivos requintados, combinados com abacate ou cenoura vegana… Xadrez, um sucesso!

Receita de croquetes de lentilha veganos - Passo 7

8

Tostado por fora e suculento por dentro, simplesmente… Divino! Estas almôndegas de lentilhas representam uma experiência gustativa magnífica porque… Têm um sabor idêntico ao da carne! Por favor, deixem aqui os vossos comentários e se decidirem experimentar em casa… mandem-nos uma foto!

Receita de croquetes de lentilha veganos - Passo 8

Se você gostou da receita Croquetes de lentilha vegansugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Croquetes.

Propriedades das lentilhas, dicas e contra-indicações:

A carne é um alimento muito importante para o corpo, mas consumi-la em excesso é prejudicial. Existem outras formas alternativas de ganhar músculos e consumir aminoácidos vitais para o corpo. Uma dessas opções são as leguminosas, pois fornecem uma grande quantidade de proteína de origem vegetal. Nesse grupo, destacam-se a soja, a lentilha, a ervilha e o grão-de-bico, que nesta ordem possuem mais proteínas do que outros de sua espécie.

As lentilhas são um alimento básico, dentro de qualquer tipo de dieta. Para quem quer ganhar massa muscular no inverno, definir no verão, emagrecer ou simplesmente se manter saudável o ano todo, é ideal. Isso ocorre graças ao seu grande valor nutricional e baixo teor calórico. Além disso, as lentilhas combinam bem com muitos alimentos, são baratas e podem ser preparadas de várias maneiras. Para vegetarianos e veganos, essas leguminosas são muito valiosas, pois sua versatilidade, sabor e nutrientes enriquecem sua alimentação diária.

Embora as lentilhas incluam todos esses nutrientes benéficos, como fibras, proteínas, minerais e vitaminas, elas ainda são baixas em calorias e praticamente não contêm gordura. Uma xícara de lentilhas cozidas contém apenas cerca de 230 calorias, mas ainda deixa você se sentindo cheio e satisfeito.

Uma xícara de lentilhas representa 18 gramas de proteína que, combinadas com algum cereal, fornecem aminoácidos de alta qualidade biológica para o corpo. Por isso, a baixa quantidade de aminoácidos como a metionina e a cisteína, presentes nas lentilhas, são compensadas com o arroz. Da mesma forma, a pequena quantidade de aminoácidos como lisina e isoleucina no arroz é complementada pelas lentilhas. Sem dúvida, leguminosas e cereais são uma combinação perfeita como fonte de proteínas completas, muito semelhantes às proteínas animais. Mesmo que você não seja vegano, as receitas veganas são para todos, pois podem complementar e equilibrar qualquer dieta.

Essas leguminosas fornecem um tipo de ferro vegetal denominado “ferro não heme”, mas o corpo não o absorve da mesma forma que o “ferro heme”, cuja origem é animal e de fácil absorção. No entanto, o ferro de origem vegetal pode ser aproveitado pelo organismo de maneira adequada, se combinado com limão ou um pouco de vinagre (e outros alimentos que contenham vitamina C). Pode ainda complementar a refeição, consumindo uma sobremesa à base de laranja ou laranja natural.

Por outro lado, existem alimentos que dificultam a absorção do ferro, que você deve evitar: laticínios, beterraba ou acelga. E, finalmente, as lentilhas são contraindicadas para casos de artrite, artrose, arteriosclerose e gota devido à quantidade de ácido úrico e purinas presentes em sua composição.

Deixe um comentário