Oh mãe esta doce torta de merengue.
Tem nome hein, eu sei que tem nome. Não é chamado de “torta doce de merengue”. Esse é o problema quando a tia Emira lhe dá as receitas. Ele te diz: Vou te dar a receita da torta merengue doce. E você já sabe qual é a torta de merengue deles. Porque você comeu mil vezes. Emira sai com ela na hora do café. Ela faz essa receita de biscoito amanteigado há mil anos e é uma das favoritas do meu pai.
De qualquer forma, esta torta de nome genérico é excelente. O equilíbrio certo entre a super doçura do merengue e a ligeira acidez da compota (coloquei compota de mirtilo, podia ser outra). E o melhor: o merengue extremamente crocante e duro, que depois se desfaz na boca. Mua, como eu te amo, Emira.
Uma vantagem desta receita de torta de merengue doce é que ela se mantém muito bem com o tempo. Sei disso porque várias vezes levei um tupperware com uma peça da casa da Emira. Não guarde na geladeira, no forno coberto com uma toalha e tome café da manhã ou lanche por alguns dias.
Deixo-vos com a receita e se quiserem ver a minha versão grosseira e enjoativa, estragando a subtileza desta receita de tarte de merengue, se forem tão nojentos como eu, experimentem esta tarte de doce de leite e merengue.
Ingredientes
eles são muito simples
Para a massa:
- 300g. farinha com fermento (ou farinha de trigo + 1/2 colher de chá de fermento em pó)
- 50g. de Açucar
- 150g. manteiga
- 3 gemas
- 1 salpico de leite
Para o merengue:
- 3 brancos
- 200g. de Açucar
- 3 colheres de sopa. cacau em pó
- 1 punhado de nozes picadas
Além do mais:
Receita de torta doce de merengue e geléia
é realmente requintado
1. Bata o manteiga pomada com o açúcar até ficar uma pasta branca.
2. Adicione o gemas um a um, incorpore.
3. Adicione o farinha peneirado e um pouco de leite (olho, pequeno). Misture até ficar uma massa lisa.
4. Colocar em película aderente e levar ao frigorífico enquanto preparamos o merengue.
5. Bata o claro como neve, mas bom como neve eh: que quando você vira a tigela eles não caem.
6. Adicione o açúcar pouco a pouco. Vá juntando, com uma colher, mexendo. O açúcar vai se integrar e vai se formar um merengue divino.
7. Adicione o cacau pó e o nozes picado. Mexer.
8. Estique o massa com um palote até ficar do tamanho da tartera. Forre a tartera (não é necessário untar com manteiga), pressionando bem as bordas.
9. Coloque o geléia formando uma camada não muito espessa. Para esta receita gosto de compotas que tenham pedaços, para que fique mais encorpado.
10. Coloque a geléia o Merengue de cacau. Modele com a colher. Vale a pena pendurar neste degrau, é legal.
11. Asse em forno pré-aquecido a 180º até que o merengue esteja duro. São cerca de 20-30 minutos.