O bolo de burrera de pão é o santo graal dos populares bolos venezuelanos. Embora seja muito rico em sabores e texturas, o próprio nome diz-nos que tipo de preparação é: um bolo rústico, feito sem muita técnica e com um aspecto tosco. É o bolo que se fazia nas aldeias entre os camponeses ou nas ricas cozinhas para o pessoal do serviço doméstico.
Por esta razão, não há um único receita de bolo de burra, porque foi preparado com o que tinha à mão. Aliás, existe uma versão dessa sobremesa em que a farinha de trigo é substituída por pão velho. Porém, há um ingrediente que não pode faltar: o papelón, também conhecido como piloncillo, chancaca ou panela em outras partes da América Latina.
Você já tem papel em casa? Então você só precisa localizar o restante dos ingredientes em sua despensa e seguir as instruções do RecetasGratis para saber como fazer bolo burrera. Mãos à obra!
8 comensais
1h 30m
Lanche
baixa dificuldade
Ingredientes para fazer o bolo Burrera:
Como fazer Torta burrera:
1
O pão burrera base de bolo É uma calda de papelão bem grossa. Na verdade, é a base de muitos doces populares, como o beijo de coco, já que o açúcar era um luxo naquela época. Para preparar a calda, rale o papel ou corte em pedaços bem pequenos, assim ela se dissolverá mais rápido na água.
2
Em uma panela, adicione o papelón ou piloncillo E a água.
3
Também adicione o pau de canela e metade do anis e cravo.
4
Leve ao fogo baixo até a fervura engrossar e, ao escorrer uma colher de chá, as últimas gotas demoram a cair. Isso pode levar alguns 20 minutosmas desta vez é apenas uma referência, o melhor guia é o consistência de xarope. Pode ser necessário removê-lo do fogo de vez em quando porque a espuma sobe e pode transbordar.
5
Enquanto isso, moer o resto dos cravos e anis e adicione à canela em pó.
6
Também aproveita para separar e medir o resto dos ingredientes.
7
Para retirar as impurezas e os temperos grandes, deixe a calda esfriar e coe para o recipiente onde fará a mistura de bolo burrera. Não espere que esfrie completamente, pois será mais difícil coar. Aliás, se sobrar muito xarope grosso nas paredes da panela, o melhor é esquentar um pouco o vinho na mesma panela para dissolver esse papel.
8
Esta é a hora de pré-aqueça o forno a 180 – 200 ° C. Junte as especiarias moídas ao papel, que já tem o licor, e também a farinha. Misture-os um pouco.
9
adicione os ovos. Para obter a textura daquela época, preparamos o bolo sem muita técnica. Por isso juntamos os ovos e batemos até incorporar.
10
adicione a manteiga. A receita original poderia conter banha no lugar da manteiga, produto bem mais caro e difícil de obter. Misture muito bem.
onze
Farinha as passas para adicioná-los à mistura. Dessa forma, as passas não vão afundar no bolo enquanto ele assa.
12
Adicione-os à mistura e mexa muito bem.
13
Verta o preparado para uma forma previamente com manteiga e farinha.
14
Asse por cerca de 30 minutos. Pode ser um pouco mais, tudo depende do seu forno. Certifique-se de que o palito saia limpo da mistura para confirmar que está pronto. Se você quiser manter a tradição, a torta burrera não requer decoração, então você pode servi-la assim que a tirar da panela.
Bolo burrera venezuelano – Sugestões e outras receitas
O bolo burrera É excelente para lanches diários. É fácil, rápido e pode ser adaptado às suas circunstâncias. Além disso, basta uma boa xícara de café ou um suco de fruta para acompanhar.
O papel não só confere doçura ao bolo, como também influencia o seu sabor. Mas se você não tem papelvocê pode substituí-lo por 200g de açúcar. Claro, o sabor não será o mesmo.
Há quem prepare o bolo de burrera com pão velho para não desperdiçar o pão velho que fica. Em vez de usar farinha, usa-se cerca de 300 gramas de pão amanhecido, que fica de molho no leite. O resultado é muito parecido com esta receita de pudim de pão caseiro.
Se você ficou curioso e quer saber mais Receitas de sobremesas tradicionais venezuelanascomece com estes!