Açúcar invertido – O que é, como fazer e para que serve

Continua após a publicidade..

Receita de Açúcar Invertido

O que é açúcar invertido? O açúcar que normalmente usamos para fazer nossos pastéis é composto por várias moléculas de sacarose. Uma molécula de sacarose, na verdade, é a união de uma molécula de glicose com uma molécula de frutose. Fazer açúcar invertido implica, justamente, o divórcio entre essas duas moléculas, a glicose e a frutose. Esse divórcio, normalmente, já é feito pelo nosso estômago quando digerimos o açúcar, pois são dadas as qualidades necessárias para que isso aconteça: há umidade, acidez e calor. Portanto, para fazer açúcar invertido em casa, basta adicionar um pouco de água, um ácido e aquecer o açúcar.

Quer continuar sabendo mais sobre o açúcar invertido? Continue lendo que em Receitas Gratuitas damos a você todas as chaves para saber como fazer açúcar invertido e para que serve

Continua após a publicidade..

6 comensais
15m
Sobremesa
baixa dificuldade

Ingredientes para fazer o Açúcar Invertido:

Como fazer o Açúcar Invertido:

1

Para fazer esta receita de açúcar invertido, o melhor é usar o sachês de carbonatação que vendem para confeitaria. São envelopes duplos de refrigerantes, onde já vai a quantidade exata que você tem que colocar na receita. Existem várias marcas, mas todas têm um envelope branco e um envelope colorido ou pontilhado. Algumas marcas também informam exatamente o que cada envelope contém. Uma das saquetas contém ácido tartárico e málico, mas que pode substituir por uma colher de chá de sumo de limão, e outra saqueta inclui bicarbonato de sódio, que irá utilizar sem possibilidade de substituição.

Truque: A quantidade exata dos sachês é de 3,3 gramas de ácido tartárico e málico e 2,2 gramas de bicarbonato de sódio.

Receita de Açúcar Invertido - Passo 1

2

Coloque a água em uma panela, melhor mineral e aqueça em fogo médio. Quando começar a ferver adicione o açúcar e mexa.

Receita de Açúcar Invertido - Passo 2

3

Adicione o sachê de ácido tartárico e málico (ou a colher de chá de suco de limão se não tiver envelopes), mexa e cozinhe em fogo baixo por cerca de 7-8 minutos.

Receita de Açúcar Invertido - Etapa 3

4

Retire a mistura do fogo adicione o sachê de bicarbonato de sódio e mexa.

Receita de Açúcar Invertido - Passo 4

5

O bicarbonato de sódio fará com que o açúcar invertido espume. Mexa de vez em quando enquanto deixa esfriar para que cada vez faça menos espuma.

Receita de Açúcar Invertido - Passo 5

6

Depois de frio, despeje o açúcar invertido caseiro em uma jarra hermética e guarde na geladeira.

Truque: Recomendamos que você coloque a data em que o açúcar invertido foi feito no pote.

Receita de Açúcar Invertido - Etapa 6

7

E você já tem o seu receita de açúcar invertido pronto para ser usado. Como você pode ver, ele tem uma consistência semelhante à de um xarope, por isso também é conhecido como xarope de açúcar invertido. Ele vai ficar bem armazenado na geladeira por até 1 ano.

Espero que tenha gostado da receita e te convido a visitar meu blog Bolos para você.

Receita de Açúcar Invertido - Passo 7

Se você gostou da receita açúcar invertidosugerimos que você entre em nossa categoria de Outras Receitas de Sobremesas.

Para que serve o açúcar invertido?

O açúcar invertido tem um grande poder adoçante, 25% a mais que o açúcar em pó. O mel é um exemplo natural de açúcar invertido, pois ambos possuem a mesma qualidades quando vão como ingrediente em confeitaria:

  • Acelera a fermentação das massas levedadas.
  • Possui efeito anticristalização, que abaixa o ponto de congelamento, deixando uma textura mais cremosa.
  • Atua como umectante, retendo a umidade dos produtos, prolongando sua vida útil.

O açúcar invertido é altamente recomendado para panificação, confeitaria, confeitaria e sorvetes. Mas não se deve abusar, pois tem poder laxante. O substituição adequada de açúcar por açúcar invertido Eu gostaria:

  • Padaria: Substitua o açúcar comum por açúcar invertido até 50%.
  • Sorveteria: substitua o açúcar comum por açúcar invertido até 25%.
  • Pastelaria: substituir o açúcar comum por açúcar invertido entre 10-20%.

Então, para que serve o açúcar invertido? A verdade é que pode utilizá-lo em praticamente qualquer receita que necessite de açúcar, como os clássicos donuts, gelados caseiros como o gelado de baunilha ou para fazer os seus próprios croissants de manteiga. Agora que você já sabe como fazer o açúcar invertido, dada a sua longa vida útil, fique à vontade para fazer esta receita e utilizá-la em seus doces.

Deixe um comentário