O mingau doce pode ser servido como sobremesa ou café da manhã e é tradicional de Jaén, na Espanha. Costuma-se confeccioná-los no início de novembro, quando se comemora o Dia de Finados, embora hoje possamos encontrá-los durante todo o ano. As papas doces do dia de todos os santos caracterizam-se por serem semelhantes às natas, com leite, canela e limão, macias e deliciosas, por isso são tão apreciadas!
Em Receitas Gratuitas te ensinamos como fazer mingau doce para que você possa desfrutar desta delícia sempre que lhe apetecer. Você verá que os passos são simples e os ingredientes fáceis de conseguir. Continue lendo!
4 comensais
30m
Sobremesa
baixa dificuldade
Ingredientes para fazer Mingau Doce:
Como fazer Mingau Doce:
1
Coloque uma caça para aquecer com leite, casca de limão e pau de canela. Mantenha o preparado em lume médio até começar a ferver. Preste atenção para que o leite não transborde ao ferver, mas mantenha o fogo assim por 4 minutos. Retire da panela passado esse tempo, retire a casca de limão e a canela.
2
Aqueça o óleo em uma panela e frite os pedaços de pão em fogo médio-baixo, virando para dourar todo. Tente não deixar as peças muito grandes. Coloque os croutons caseiros num prato forrado com papel de cozinha para retirar o excesso de óleo.
3
No mesmo óleo para fritar o pão, adicione os grãos de anis, mexa por um minuto, coe o óleo com uma peneira e transfira o óleo coado para uma panela. Desta forma, você obterá um delicioso azeite aromatizado.
4
Doure a farinha por meio minuto e mexa com um batedor manual, pois é assim que a receita do mingau doce fica melhor.
5
despeje o leite para evitar que a farinha queime, aos poucos e sem parar de mexer. Assim, vai se formar um creme que, com o passar dos segundos, vai engrossar rapidamente. Continue misturando por até dois minutos ou até notar uma textura de creme. Lembre-se de que quando descansar vai engrossar um pouco mais, por isso é melhor que fique um pouco mais líquido.
Truque: você pode usar leite semidesnatado ou integral se preferir, assim como leite sem lactose.
6
Adicione o açúcar e uma pitada de sal. e mexa até que esses ingredientes estejam completamente diluídos. Adoçante líquido ou frutose podem ser usados, mas evite açúcar de cana ou mascavo para dar ao mingau doce sua cor esbranquiçada característica.
7
Deixe a preparação esfriar na geladeira por pelo menos algumas horas. Na hora de servir o mingau doce, não esqueça de colocar os pedaços de pão frito e polvilhar canela em pó ou jogar uns fios de melado. Preparar! A receita de mingau doce é ideal para o café da manhã ou lanche
8
Se preferir fazer a receita de mingau doce com VÍDEO, convidamos você a seguir os passos que ensinamos em nosso canal do YouTube. Assista ao vídeo aqui!
Mingau Doce – Variantes
O mingau doce não é feito apenas em Jaén, também podemos encontrá-lo em Cádiz e Sevilha, conhecidas como poleas, assim como em Almeria, Toledo e Cuenca. Ambos mingau doce andaluz como o Mingau Doce Manchegan Eles são uma delícia e muito parecidos. Em algumas zonas do país, a papa doce costuma ser feita com água, enquanto noutras a receita mais comum é aquela que aprendemos a preparar. Caso queira experimentar a variante com água, basta dividir a quantidade de leite, de modo que terá que usar 500 ml de leite e 300 ml de água, o resto é exatamente.
Por outro lado, é comum em alguns locais observar que preparam esta receita com frutos secos, pelo que também pode fazer a sua papa doce com amêndoas e/ou nozes. Neste caso, as nozes devem ser adicionadas no final, quando o creme estiver quase pronto.
Depois de fazer sua receita de mingau doce, você pode apreciá-la com um smoothie ou suco. Não perca estas opções: