O espinheiro é um fruta nativa do México, também conhecida em alguns lugares como Manzanita ou maçã da Índia por sua forma de maçã. Tem um sabor agridoce peculiar e também um cheiro específico muito atraente.
A palavra “tejocote” vem da palavra nahuatl “vocêexocotl” que significa “fruta ácida e dura”. Atualmente, esta fruta única está ligada às festividades do Dia dos Mortos para decorar altares ou ao Natal como ingrediente principal do ponche de frutas. É uma das receitas preferidas do outono por ser uma das sobremesas mais tradicionais. Além disso, é uma receita com poucos ingredientes, muito simples de preparar e, acima de tudo, muito saborosa. continue lendo e aprenda como fazer doce tejocote para servir no Dia dos Mortos ou no Natal.
4 comensais
2h 30m
Sobremesa
dificuldade muito baixa
Custo barato, popular no outono-inverno, cozido, receitas mexicanas
Ingredientes para fazer o Doce Tejocote:
Como fazer Doce Tejocote:
1
Para começar a receita do doce de tejocote, lave muito bem os tejocotes. Em seguida, leve a água para ferver em uma panela e, quando estiver fervendo, acrescente os tejocotes e deixe ferver por apenas 3 minutos.
2
Após 3 minutos, coloque os tejocotes em um recipiente com água fria. Você notará que eles enrugam um pouco e este será o momento perfeito para começar a descascá-los.
Truque: muita gente faz espinheiro doce com goiaba, nesse caso, basta adicionar a quantidade desejada de fruta (também descascada).
3
Leve ao lume 1 litro de água noutra panela, junte o açúcar, o pau de canela, a colher de chá de baunilha e os tejocotes previamente descascados e cozinhe em fogo médio por 40 minutos. Mexa constantemente para que o tejocote doce não queime. Terminado o tempo de cozedura, deixe arrefecer o preparado e deixe repousar durante 2 horas para que os sabores se assentem.
Truque: Se preferir, pode fazer o doce de tejocote com piloncillo em vez de açúcar.
4
Quando esfriar, você pode servir e saborear esta deliciosa sobremesa. apresentar o seu doce de espinheiro na mesa no Dia dos Mortos ou no Natal e oferece uma sobremesa requintada e econômica ao mesmo tempo. Outras receitas perfeitas para estas festividades são:
Doce Tejocote – Propriedades e variantes
Esta pequena fruta tem várias propriedades, tais como:
- Alto teor de vitamina C. Essa vitamina promove a saúde das pessoas aumentando e fortalecendo as defesas, prevenindo doenças respiratórias. Infelizmente, porém, desaparece completamente no calor. Portanto, se quisermos aproveitar essa propriedade, é preferível consumir frutas frescas.
- Presença de vitaminas do complexo B, que entre seus muitos benefícios incluem o aumento da energia celular, seu efeito analgésico e contribui para a prevenção da anemia, pois ajuda na formação de glóbulos vermelhos no organismo. Essas vitaminas são mantidas no doce espinheiro.
- Beneficia a hemoglobina devido ao seu teor de ferro, mineral que também está presente na sobremesa.
- Contém muito cálcio, pelo que o tejocote beneficia o crescimento e fortalecimento dos ossos, também cozido.
Quer seja doce ou em qualquer outra preparação, o espinheiro proporciona múltiplos benefícios quando consumido. E se você fizer com piloncillo em vez de açúcar refinado, também será muito mais saudável.
Claro, existem outras versões do doce de tejocote:
- Doce de tejocote com pimentão: Geralmente é feito com tamarindo e pimenta em pó, para que fique um delicioso doce enchilado de tejocote.
- doce de tejocote com goiabada: Como comentamos, esta fruta é adicionada à preparação.
Se você decidir fazer alguma alteração, sinta-se à vontade para compartilhar!