Originários de terras andaluzas e típicos de Jaén, os pestiños são um petisco doce típico da Semana Santa. Podem ser tomados de duas formas: acompanhados de açúcar polvilhado ou empanados em polme ou banhados numa calda preparada com mel e água. Nesta ocasião, preparamos um receita de pestiños com mel para que você possa descobrir seu doce sabor e textura.
Devido ao seu formato, eles parecem um pouco complicados de fazer, mas em Receitas Grátis mostraremos todos os passos detalhadamente para que você possa prepará-los em casa sem nenhum problema. Leia então e descubra como fazer pestiños com mel.
12 comensais
1h 30m
dificuldade média
Ingredientes para fazer Pestiños com mel:
Como fazer Pestiños com mel:
1
Para começar com essas travas de mel caseiras, descasque a casca bem fina do limão e da laranja. Aqueça o óleo em uma frigideira ou caçarola, tente manter o fogo no mínimo para evitar que queimem.
Truque: Se quiser que a casca saia facilmente sem uma parte, pode usar um descascador.
2
Assim que perceber que já se passou mais ou menos um minuto, desligue o fogo e coloque a matalahúva ou anis verde na panela. Mexa para liberar seu sabor e deixe-o lá para emulsionar enquanto isso.
3
Por outro lado, adicione a farinha peneirada em uma tigela e adicione sementes de gergelim. Mexa para que se misture e as sementes se distribuam por toda a farinha.
4
Coe a emulsão através de um filtro de metal. das cascas das frutas cítricas e da matalahúva dentro da farinha da tigela. Adicione também o vinho de Jerez e mexa até formar uma massa que se desprende do recipiente. Retire e amasse alguns minutos. Não deve grudar em nenhuma superfície, a massa fica bem maleável.
5
Depois de um tempo de amassar, cubra com um pano em um recipiente e deixe descansar 30 minutos. Desta vez vai melhorar a textura e o sabor da massa. Em seguida, retire a massa para trabalhar em uma superfície larga.
6
Abra a massa com um rolo de massa de cozinha ou simplesmente com uma garrafa de vidro que fará o papel de rolo da massa. Deixe bem fininho para que ao fritar não engrosse. Você pode fazer os cortes com um molde redondo ou quadrado, mas se não tiver, pode cortar com uma faca e fazer retângulos. Então, junte as pontas de cada ponta e pressione no centro para que não grudem e não abram.
Truque: Se não tiver moldes, pode usar a tampa de um recipiente de plástico ou um copo virado ao contrário para fazer estes pestiños andaluzes.
7
Aqueça o óleo em uma panela e frite os pestiños em pequenas porções para evitar que se deformem ou que o óleo perca calor. Prepare também um tabuleiro ou prato com papel absorvente para retirar o excesso de óleo quando os pestiños com mel e erva-doce estiverem prontos. Cada um deve fritar por cerca de 2 minutos de cada lado, faça em fogo médio para não dourar muito.
Truque: se optar por fazer o formato redondo dos pestiños, estique um pouco as pontas e frite a seguir.
8
uma vez pronto, aqueça o mel e um pouco de água. Deixe aquecer enquanto o mel se dissolve e forma uma calda. Quando estiver pronto, pode esmaltar os pestiños, ou seja, banhá-los nesta calda e servir à mesa. Aproveite seus pestiños fáceis com mel!
Truque: Se preferir fazer os pestiños com mais mel, aumente a quantidade a gosto.
Se você gostou da receita pesto com melsugerimos que você entre em nossa categoria de Outras Receitas de Sobremesas.
Pestiños com mel e outras sobremesas
Se gostou desta velha receita de pestiños e procura mais preparações ou sobremesas de pascoaNão hesite em visitar as nossas receitas favoritas e desfrutar de uma tarde de comida caseira e caseira: