No programa de hoje… aprendemos a fazer uma receita típica de Páscoa de forma fácil e passo a passo. Para vocês, queridos amigos, bagel de Páscoa!
São muitas as receitas que nos vêm à cabeça quando pensamos na Páscoa. Sim, alguns também pensarão em chocolate, mas aqui estamos falando de receitas: bolos de Páscoa, bolos e outras iguarias. No entanto, se formos guiados pelos leitores deste blog, a receita fácil de bagel de Páscoa (também conhecida como Rosca ou Roscón de Reyes na Espanha) é a mais cobiçada entre as receitas clássicas de Páscoa.
Esta receita dará certo na primeira vez que você experimentá-la, se seguir os passos que Paulina nos ensina. Perfeito, realmente! Assim, para todos aqueles que querem aprender a fazer uma preparação típica da Páscoa e não são incentivados, não têm desculpas: esta forma é simples e podem fazê-lo com confiança.
Feliz Páscoa a todos, e até a próxima.
Saudações,
Nicola Garupa
Produtor
CLIQUE AQUI Para me seguir no meu canal do Youtube, eu carrego conteúdo exclusivo para esta rede!
Ingredientes
para 1 roscón de páscoa grande
- 25g. fermento fresco
- 170ml de água
- 500g. farinha comum
- 1/2 colher de chá de açúcar
- 100g. manteiga
- 100g. açúcar em pó
- 1/2 colher de chá. sal
- 3 ovos
- 1/2 colher de chá de essência de baunilha
- raspas de laranja
- raspas de limão
- nata
- 2 colheres de sopa. açúcar comum
- 1 colher de chá. de água
Receita de bolo de Páscoa passo a passo
roscón de reyes perfeito!
- A primeira coisa que vamos fazer é uma esponja de fermento. Para isso vamos misturar em uma tigela 25 gr de fermento fresco com 170ml de água morna, meia colher de chá de açúcar e duas colheres de farinha. Misture com uma colher até o fermento dissolver bem e tudo ficar super integrado. Depois vamos cobrir a tigela com um pano de prato e deixar descansar em local aquecido até dobrar de volume.
- Coloque em outro recipiente manteiga de pomada juntamente com açúcar em pó e bata com um batedor até ficar totalmente integrado. Reserva.
- Em um terceiro recipiente coloque o restante da farinhaa (lembre-se que já havíamos usado algumas colheres de sopa na primeira etapa) e faça um buraco no meio. naquele buraco adicione os 3 ovos, meia colher de chá de baunilha e as raspas de limão e laranja. A quantidade de coado depende de quanto sabor você quer dar à massa para o bagel de Páscoa, eu gosto de colocar um limão inteiro e uma laranja.
- Quando dobrar de volume, adicionamos a esponja de fermento também no terceiro recipiente no buraco junto com os ovos.
- Com os dedos do centro para fora Começamos a misturar para formar a massa. Caso tenha dúvidas de como realizar essa etapa, recomendo que assista no vídeo que está bem claro. A ideia é que a farinha vá se juntando ao fermento aos poucos e não de repente para que o bagel fique bem fofo.
- Quando começar a formar uma massa (ainda vai sobrar muita farinha solta) adicione a manteiga de pomada que misturamos com o açúcar em pó e amasse até ficar totalmente integrado.
- Coloque um pouco de farinha na bancada e sove a massa. Cuidado com a quantidade de farinha que você adiciona, se você exagerar no bagel de Páscoa ele ficará muito seco, você deve colocar apenas o essencial para que ele não grude no balcão. Eles devem amassar por pelo menos 10 minutos. Recomendo que sejam 15 ou 20, já que (como quase todas as massas) quanto mais amassar melhor!
- Retorne a massa ao seu recipiente e deixe crescer por uma hora e meia, coberto com um pano de prato em local aquecido como havíamos feito anteriormente com o fermento. Por ter muitos ingredientes, essa massa de roscón de reyes demora mais para aumentar de volume do que outras massas mais tradicionais.
- Forme uma bola com a massa e faça um buraco com o cotovelo Sim chic@s, com o cotovelo! Olha o vídeo que sai perfeito. Depois vamos aperfeiçoá-lo com as mãos para gerar um fio o mais caprichado possível.
- Agora temos que encontre algo que possamos usar como o centro do fio. Se não colocarmos nada no meio na hora de cozinhar ele vai inflar e perder o buraco. Usei uma forma forrada com papel alumínio. Em seguida, acomodamos nossa massa em uma assadeira enfarinhada, colocamos a lata ou dispositivo que usamos no meio e pintamos com um pouco de gema batida.
- Deixe a massa crescer novamente durante mais 40 minutos.
- Depois de crescido, e antes de colocá-lo no forno, vamos decore a superfície do bagel de Páscoa com creme de confeiteiro formando anéis ou alguma figura que eles gostem (eu chamo os meus de cuchufletes). Se não sabes como preparar, podes ver aqui uma receita de creme de pasteleiro que publiquei há uns dias, demora 5 minutos reais. Quando terminar de decorar, pincele novamente com ovo.
- em uma tigela pequena misture duas colheres de sopa de açúcar comum com uma colher de chá de água. Adicione esta mistura entre as rodelas de creme de confeiteiro acima do fio. Esta preparação é muito típica do roscón de reyes espanhol, e é especial que não carameliza quando assada, mas fica crocante.
- Asse em forno pré-aquecido a 180º por 30-40 minutos., até que esteja bem dourado. Não falha galera! delicioso!