Continuamos a fazer receitas a pedido do público. Há muito que me pedem nas diferentes redes uma receita de muffins integrais (ou muffins da Marta, é a mesma coisa). Digo-vos que estes muffins também não contêm açúcar, pelo que para além de serem próprios para diabéticos, são muito mais saudáveis e saudáveis para quem se quer cuidar um pouco.
Além disso, esta receita não leva manteiga como a maioria das receitas de muffins (ou qualquer tipo de bolo), mas vamos usar óleo que também é muito mais saudável. Se respeitarem as proporções de farinha integral e farinha comum, ficarão perfeitos, bem fofinhos e saborosos.
Adoro comer estes muffins com compota (aqui podem ver uma receita de compota sem açúcar que publiquei há algum tempo) e acrescento-os aos meus pequenos-almoços ou lanches.
Continuamos com os bons: gosto de preparar estes muffins com bananas um pouco velhas, mais moles que o normal pois vamos pisar nelas com um garfo. Por isso acho que é uma boa receita para não estragar a fruta: quando vemos umas bananas um pouco velhas saem uns queques integrais espetaculares!
Por fim, gostaria de dizer que, como todas as receitas para diabéticos que temos na PaulinaCocina, esta receita de muffin sem açúcar é analisada por uma nutricionista no vídeo. Ela conta que ao usar farinha de trigo integral esse alimento nos fornece fibras e ajuda a evitar variações na absorção de açúcar e carboidratos dessa preparação. Além disso, como esses muffins integrais são preparados com óleo em vez de manteiga, a quantidade de gordura saturada fornecida por esse tipo de alimento diminui.
Deixo-vos com esta receita que acho que vão adorar (depois digam-me nos comentários). E também deixo uma pergunta: queres que faça uma série de receitas próprias para celíacos? A nutricionista também participaria. Que dizem? Aguardo os seus comentários!
Olá!
paulina
CLIQUE AQUI Para me seguir no meu canal do Youtube, eu carrego conteúdo exclusivo para esta rede!
Ingredientes
para 1 dúzia de muffins
- 2 bananas bem maduras
- 3/4 xícaras de farinha de trigo integral
- 1/2 xícara de farinha 0000
- 1 ovo
- 1 colher de chá. de fermento em pó
- 1 colher de chá. de canela
- 1/3 xícara de óleo.
- 2/3 saquetas de estévia
Receita de muffins integrais
outra receita da Paulina que não tem açúcar mas não se nota
- Descasque as bananas e amasse-as em um prato com um garfo. Como falei acima, o melhor é usar bananas bem maduras para facilitar essa etapa.
- Quando a banana estiver completamente pisada, vamos movê-la para o lado do prato ou recipiente onde a pisamos, adicionar um ovo e bater.
- Adicione a estévia ao ovo e misture tudo até ficar integrado com a banana. Como eu sempre digo, a quantidade de estévia depende de quão doces elas são. Eu coloquei 3 envelopes nesses muffins integrais, se quiser mais docinhos pode colocar mais um.
- Quando terminamos de integrar tudo adicionamos a farinha de trigo integral enquanto misturamos com um garfo.
- Quando estiver totalmente unido, acrescente a farinha comum e o fermento e continue misturando com o garfo até incorporar. Eu faço com um garfo porque com uma máquina forma-se um caroço incontrolável, acredite, você vai conseguir.
- Assim que estiver mais ou menos unido, adicionamos o óleo (pode ser qualquer óleo neutro: girassol ou milho. Voltamos a misturar muito bem.
- Acrescente canela, e se tiver gengibre, coloque um pouquinho, vai ficar maravilhoso. Não coloquei porque não tinha em casa, mas esses muffins integrais ficam uma delícia combinados com gengibre.
- Quando tiverem uma espécie de bola bem compacta que se desprende das bordas do prato, vamos colocá-la em forminhas de muffin. Atenção, esta massa é diferente das tradicionais massas de muffins, pão-de-ló ou pudins. Você vai ver que é uma massa mais líquida, mas esse é o segredo para que os muffins integrais fiquem fofinhos e bem macios. Distribuímos nas pirotinas deixando uma margem de alguns centímetros pois quando cozinharem vão aumentar. Uma dica importante: não os esmague! como a massa cai com a colher, assim deve ser.
- Asse a 180º por 40 minutos ou até que os muffins estejam bem dourados.