Bem-vindo à cozinha Paulina! Hoje vamos aprender a fazer cupcakes para coroar a semana de maio! Para quem não sabe, na Argentina durante uma semana de maio que termina no dia 25, comemora-se a Revolução de Maio.
Quem mora na Argentina sabe que é uma festa importante desde pequenos, pois é um ótimo momento para os eventos escolares. A mazamorrera, as velhinhas, as negras candomberas, as que distribuíam cocar e sombrinha. Resumindo, é uma data nacional que gera muitas lembranças e traumas de palco nas pessoas em geral.
Mas além de toda a parafernália dos atos infantis, há toda a parafernália da comida tradicional dos dias de hoje. Temos o querido locro, ou guisado de lentilhas acompanhado de um bom vinho tinto para o frescor do meio-dia de outono.
e para os companheiros? Não há nada que diga “Viva a pátria!” mais claro que o crocante de uns deliciosos bolinhos de marmelo ou também na sua versão com batata-doce. Embora existam algumas padarias que os tenham durante todo o ano, os cupcakes abundam nesta altura. E nada melhor do que aprender a fazê-los do zero!
Você pode ver a receita completa aqui e enquanto se inscreve no YouTube clicando aqui para acessar todo o conteúdo exclusivo da rede
sobre esta receita de cupcakes caseiros
Olha, se eles querem trapacear, compram as empanadas de massa folhada, ou a massa para cupcakes feitos, e pulam para a etapa de montagem. Mas se eles querem se sentir bem crioulos (pô) eles seguem o passo a passo da massa, que não é tão complicado assim.
A gente está trapaceando um pouco com a massa, sério, porque não é um folhado oficial, mas sim um falso folhado. Sim, são cupcakes com massa folhada fake. O folhado original ficou para os momentos em que as pessoas tinham mais tempo. O melhor dessa massa folhada é que ela é super rápida, e você pode preparar os cupcakes para a tarde.
Além do fato de sair muito bem e ficarem lindos. Atenti com o truque da temperatura eh! Por favor, não queime meus cupcakes!!
Saudações e até breve
Juanita
Assistente
Receita de cupcake passo a passo
Ingredientes (para 2 dúzias de cupcakes)
massa para cupcakes
- 500 gr de farinha 0000
- 100gr de manteiga
- 250cc de água
- 1 pitada de sal
- 1/2 colher de chá de suco de limão
Para massa folhada
- Manteiga ou margarina
- Amido de milho
Recheio para cupcakes
- 125 gr de geleia de marmelo
- 125gr de batata doce
Receita de cupcake passo a passo
Podem ser batata doce ou marmelo
- A primeira coisa será lixar a farinha e a manteiga com a ajuda das mãos. Quando estiver integrado, vamos adicionando a água aos poucos e misturando. Adicione o suco de limão, e misture bem. Não é necessário amassar, mas integrar. Embrulhamos em película aderente e levamos meia hora ao frigorífico.
- Assim que tiramos da geladeira, era hora de esticá-lo. Vamos fazer na mesa ou na mesa com um pouco de farinha, embora seja uma massa muito nobre e não grude. Esticamos com um palito e quando estiver bem esticado vamos pincelar com manteiga ou margarina derretida, e por cima vamos polvilhar com amido de milho.
- Agora dobramos em três como um livro (fica bem no vídeo) e esticamos novamente. Pintamos novamente com manteiga e polvilhamos com amido de milho, e desta vez vamos enrolar e esticar novamente. Se você quiser mais camadas de massa folhada, pode repetir essas etapas de esticar e pintar mais algumas vezes, mas até agora estão perfeitas!
- Por fim, esticamos até uma espessura média e cortamos as bordas para expor a massa folhada e que todos os cupcakes fiquem crocantes! Cortamos quadrados de mais ou menos 5cm de cada lado.
- Coloque um pedaço de doce (batata doce ou marmelo, o que quiser) em um quadrado de massa, pinte a borda com água como uma empanada e coloque outro quadrado de massa na diagonal. Fechamos beliscando os cantinhos e pronto!
- Cozinhar: vamos usar 2 temperaturas. Primeiro, colocamos o óleo em fogo médio, cerca de 140° (quando ainda não está tão quente) e levamos os cupcakes por mais ou menos dois minutos. Passado esse tempo, aumentamos o fogo para 180-200° e deixamos até dourar. É importante seguir este passo, para que a massa folhada “abra” durante a cozedura e assim o queque fique dourado.
- Tiramos, passamos por papel absorvente e pintamos com calda. Podem decorar com missangas e chorar porque a vida é bela!