O bolo Fraisier, também conhecido como tarte de morango, é um clássico da pastelaria francesa. Esta preparação é completamente recheada com morangos inteiros, embora o mais característico sejam as metades à volta do bolo que o tornam tão atrativo. Sua composição consiste em duas folhas de pão de ló genovês, recheadas com morangos e creme de musselina. Na parte superior, normalmente contém uma fina camada de maçapão vermelho ou merengue, dependendo da sua origem, embora o mais conhecido seja o que trazemos aqui em Receitas Grátis, que é com maçapão. Além disso, ressaltamos que não é um bolo complicado de fazer, mas tem várias etapas, então é preciso ter um pouco de paciência. O resultado é um bolo finíssimo da conceituada pastelaria francesa que fará as delícias de todos os comensais.
Em Receitas Gratuitas te ensinamos como fazer torta fraiser fácil. A cozinhar!
6 comensais
4h
Sobremesa
dificuldade média
Custo barato, Popular no outono-inverno, Receitas assadas, Receita tradicional francesa
Ingredientes para fazer a Torta Fraisier:
Como fazer Torta Fraisier:
1
Para começar com a receita do bolo fraisier, você deve primeiro fazer o creme mousseline. Para isso, Em uma tigela adicione o açúcar junto com as gemas e o amido de milho, misture bem com uma colher de pau. Vai parecer uma pasta.
2
Coloque de lado em uma panela leite junto com a colher de sobremesa de baunilha líquida e aqueça em fogo alto sem deixar ferver.
3
Retire o leite quente do fogo e despeje uma concha do leite na tigela onde tinha as gemas junto com o açúcar e o amido de milho. Misture rapidamente para que as gemas não coagulem. Em seguida, continue adicionando o leite quente um pouco de cada vez enquanto mistura com um mixer de mão.
4
Volte tudo para a panela e deixe ferver. em fogo baixo, não esqueça de mexer de vez em quando, principalmente no final quando perceber que o creme engrossa. Retire do fogo e despeje o creme de confeiteiro em uma tigela. Em seguida, cubra com filme plástico, ele deve entrar em contato com o creme, deixe esfriar por no mínimo 2 horas. Tire a manteiga da geladeira para que amoleça.
Truque: Você também pode acelerar o processo, quando o creme estiver morno você pode colocá-lo no freezer.
5
Assim que o creme de musselina estiver frio, Pique a manteiga e adicione aos poucos ao creme enquanto bate com bastões elétricos. Quando estiver bem batido, estará pronto para uso, mas se não for usado no momento, é melhor reservar novamente na geladeira.
6
Agora continue com o bolo para o bolo fraisier. Para isso, pré-aqueça o forno a 180ºC. então adicione em uma tigela o açúcar com os ovos e uma pitada de sal, bata bem com varetas elétricas. A mistura deve espumar, pois você não adicionará fermento para crescer, pois não é o objetivo desta receita fácil de bolo fraisier.
7
Adicione o óleo de girassol e continue batendo.
8
Peneire a farinha sobre a mistura aerada de ovos, açúcar e óleo. Misture com uma espátula em movimentos circulares para continuar adicionando ar à mistura do bolo para a tarte fraisier francesa.
9
Unte uma forma com cerca de 20 cm de diâmetro e despeje a massa do bolo. A seguir, leve ao forno em temperatura ascendente e descendente a 180º C por 40 minutos, ou até que ao furar o bolo com uma faca afiada ele saia limpo sem restos de massa.
Truque: se o bolo dourar muito cedo, cubra-o com papel alumínio.
10
Assim que o bolo estiver assado, se notar que ele está um pouco inchado, com a ajuda de uma luva quente, alise um pouco o bojo. Depois, desenforme e deixe esfriar completamente.
onze
Quando o bolo estiver frio, corte ao meio com uma faca bem afiada. Use uma forma removível um pouco menor, entre 17-18 cm e corte as assadeiras de forma que fiquem iguais à forma e caibam bem.
12
Unte a forma removível e forre as paredes com papel manteiga, ressaltamos que você deve deixar o papel um pouco mais alto que o molde. Coloque a primeira metade do bolo na base e encaixe bem. A seguir, prepare uma calda caseira com os 50 gr de açúcar, os 50 ml de água e a colher de sopa de licor, leve ao lume e retire do lume. Molhe bem o prato de bolo com metade da calda.
13
Retire o creme de musselina da geladeira e bata novamente para que fique cremoso novamente. Adicione um pouco de creme no fundo do boloapenas o suficiente para colar os morangos.
14
Corte 12-15 morangos ao meio e coloque na parede do molde, um ao lado do outro.
quinze
recheie todo o bolo com morangos inteiros.
16
Cubra todo o bolo com o creme de musselinaAlém disso, você deve reservar um pouco de creme para depois colocar o maçapão. Dê alguns pequenos golpes para baixo no molde para assentar bem o creme e não formar bolhas. Seguindo, alise a superfície do creme com uma espátula. O que você acha do bolo fraisier com creme mousseline e geléia de morango?
17
Cubra o bolo com a outra metade da assadeira, aperte um pouco com as mãos e regue bem com o restante da calda. Reserve o bolo na geladeira por pelo menos 4 horas, ou melhor, durante a noite, para que fique bem firme.
18
Por fim, faça o maçapão. Para fazer isso, coloque em uma tigela o amêndoa moída junto com açúcar de confeiteiro e duas colheres de sopa de mel. Misture bem, primeiro com uma colher de pau e depois com as mãos. Acrescente a outra colher de sopa de mel se necessário e até mais metade, isso vai depender da textura que ficou, deve ficar tipo plasticina.
19
Quando já tiver a textura desejada, adicione a coloração. Se possível, procure que tenha uma cor vermelha intensa, como morangos. Misture bem com as mãos.
vinte
Coloque a massa de maçapão entre dois papéis-manteiga e alise com um rolo fazendo uma forma circular e deixando uma massa fina de maçapão.
vinte e um
Retire o papel manteiga de cima da massa de maçapão. Em seguida, retire o bolo fraisier da geladeira e desenforme com cuidado, mas não retire o papel ainda. A forma de bolo ajudará você a cortar um círculo de maçapão para decorar o bolo.
22
Agora, com a ajuda de uma espátula, adicione um pouco do creme de musselina em cima do ferro do topo da torta fraisier. Coloque o justo para que o círculo de maçapão fique aderido.
23
Retirar o papel vegetal que tinha à volta do bolo fraisier e com muito cuidado, coloque o círculo de maçapão em cima do bolo.
Truque: Será mais fácil para você cortar um pouco do papel onde está o círculo e virar em cima do bolo.
24
Você pode deixá-lo como está ou adicionar três morangos por cima como decoração. Você também pode decorá-lo como fizemos, com alguns linhas finas de chocolate branco derretido juntas com uns pequenos merengues brancos e umas florzinhas feitas com restos de maçapão.
25
Reserve na geladeira até a hora de servir. Coma seu bolo fraisier o mais rápido possível ou até três dias depois de feito. O que você acha desta torta francesa de morango? Deixe-nos a sua opinião nos comentários.
Espero que tenha gostado da receita e te convido a visitar meu blog Bolos para você.
História da Torta Fraisier
Como já mencionamos, a origem deste bolo está na França. Tornou-se popular graças à pastelaria Lenôtre, por volta da década de 1860, época em que também se fazia o bolo da ópera. Além disso, ao longo dos anos surgiram novas versões, como: a torta fraisier de chocolate amargo ou chocolate branco e a torta fraisier de creme.
se você quer saber Mais receitas de tortas francesasnão perca as seguintes elaborações: