Almôndegas de Tamboril, um prato delicioso. Preparar almôndegas é muito simples e uma excelente forma de fazer com que os mais pequenos comam determinados alimentos, já que costumam gostar muito devido à sua textura. Preparámo-los sempre com carne porque sabemos que fazem mais sucesso, mas a verdade é que podem ser feitos com praticamente tudo, como as almôndegas de tamboril que desta vez partilhamos. São deliciosos e são ideais para as crianças comerem peixe. Além disso, iremos acompanhá-los com um molho espetacular.
O tamboril é um tipo de peixe branco, com pouca gordura e muito sabor. De qualquer forma, para realçar o sabor do prato, adicionaremos alguns camarões e outros ingredientes que detalhamos a seguir. Será um prato muito saboroso que poderá acompanhar com arroz branco, legumes, batatas… Verá que, apesar de parecer complicado, é uma receita muito simples. Continue lendo e descubra em Receitas Grátis como fazer almôndegas de tamboril.
4 comensais
1h 30m
Prato principal
dificuldade média
Características adicionais:
Custo caro, refogado
Ingredientes para fazer Almôndegas de Tamboril:
Como fazer Almôndegas de Tamboril:
1
limpar o tamboril removendo os ossos e a pele, descasque os camarões e corte ambos os ingredientes em pedaços bem pequenos ou passe-os por um processador de alimentos. Guarde as espinhas do tamboril e as cascas dos camarões e prepare um caldo juntando estes produtos num tacho com água a ferver. Cozinhe em fogo baixo e coe quando estiver pronto.
2
Coloque os camarões numa tigela e junte o tamboril picado, os alhos picados, a salsa, 1 ovo, 2-3 colheres de pão ralado e uma pitada de sal.
3
Mexa e misture com uma colher, achatando um pouco todo o peixe para que fique como uma pasta. Se a massa estiver muito mole, acrescente um pouco mais de farinha de rosca. Pode deixar a massa repousar 30 minutos para que ganhe mais sabores e tenha almôndegas de tamboril muito mais saborosas.
4
Coloque a farinha em uma tigela, faça bolinhas com a massa formar as almôndegas de tamboril e passá-las uma a uma pela farinha para embeber bem.
5
Coloque uma frigideira com bastante óleo para fritar e, quando estiver bem quente, frite os bolinhos para que fiquem dourados por fora, já que não precisam ser cozidos por dentro nesta etapa.
6
Transfira as almôndegas para uma panela e leve ao fogo médio. Adicione o vinho branco e deixe o álcool reduzir por alguns minutos.
7
Despeje o caldo de peixe que fizeste com a espinha do tamboril e as cascas dos camarões, um pouco de sal e um pouco de açafrão que pode ser em fios ou em pó. Deixe cozinhar tudo durante 15-20 minutos, prove o sal e rectifique se necessário.
Truque: Se o molho não estiver muito grosso, pegue um pouco de caldo e dissolva nele uma colher de chá de farinha ou amido de milho, junte ao molho, deixe ferver e pronto.
8
Agora você pode servir o seu prato! Como você vê, o receita de almôndegas de tamboril Não é tão complicado quanto parece e resulta num prato muito saboroso e completo, com um molho incrível e totalmente caseiro. Esse mesmo caldo que você aprendeu a preparar pode ser usado para fazer uma paella de frutos do mar, fideuá de frutos do mar ou qualquer outro molho, por isso não jogue fora se sobrar.
Se você gostou da receita almôndegas de tamborilsugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Tamboril.
Com o que acompanhar as almôndegas de tamboril
Como comentámos no início da receita, podem servir as almôndegas de tamboril com arroz branco, mas não é a única guarnição que se enquadra neste prato. Também recomendamos estas receitas:
Não se esqueça de nos contar o que achou da receita de almôndegas de tamboril e com o que serviu o prato.