Na Venezuela, uma massa de farinha de trigo recheada com queijo, carne ou frango é conhecida como pastelitos. Em geral, o cupcakes venezuelanos Eles são fritos em óleo abundante, embora alguns os prefiram assados. No entanto, é na zona andina do país onde esta preparação adquire um caráter enraizado e cultural. É por isso que são chamados de bolos andinos. Nessas zonas montanhosas, as mulheres preparam este prato no fogão, o que lhe confere um delicioso sabor a fumado.
Ao compartilhar com você a preparação tradicional deste prato, no RecetasGratis convidamos você a um incrível passeio gastronômico pelos simpáticos Andes venezuelanos. Continue lendo e descubra conosco como fazer carne andina e bolos de arroz.
14 comensais
2h 30m
Entrada
alta dificuldade
Ingredientes para fazer pastéis andinos venezuelanos:
Como fazer pastéis andinos venezuelanos:
1
Para que a carne adquira um melhor sabor durante o cozimento, previamente ralar ou esmagar os dentes de alho e incorporá-los à carne junto com o sal. Misture muito bem e deixe a carne marinar. À parte, prepare um arroz branco simples e ferva os ovos. Reserva.
Truque: A quantidade de sal é a gosto, então você pode ajustar.
2
Junte todos os legumes e pique-os em pedaços pequenos, mas não tão pequenos para que, no final da cozedura, os ingredientes ainda possam ser apreciados.
3
frite a carne com óleo suficiente. Deixe dourar e o sabor do alho se integrar. Assim, seus bolos andinos ficarão muito mais saborosos.
Truque: Você também pode fazer seus bolos de frango venezuelanos. Para fazer isso, no final, explicamos como fazê-lo.
4
Quando estiver cozido, acrescente todos os legumes e o urucum pulverizado. Mexa bem até que todos os legumes estejam cozidos e o urucum dê cor ao preparo.
5
Adicione cerca de um copo de água e cubra a panela para que o recheio dos pastéis andinos venezuelanos termine de cozinhar em fogo médio.
6
Quando a água evaporar quase totalmente, corrija o sal do preparo e adicione o arroz cozido anteriormente. Reserve o refogado para a hora do recheio.
7
Para a massa de pastel andina, coloque a farinha com todos os ingredientes secos em um recipiente grande. Adicione a água e o óleo ou margarina. Misture muito bem com uma espátula por aproximadamente 3 minutos. Deixe repousar mais 3 minutos.
8
Passe a mistura para a mesa e sove por cerca de 4 minutos para combinar bem todos os ingredientes. Quando a mistura parecer brilhante e elástica, reserve por 30 minutos para permitir que o glúten endureça e facilite o alongamento e o trabalho.
9
Divida a mistura em 2-4 partestudo depende do tamanho da sua mesa, e estique cada parte até que tenham cerca de 3 ou 4 milímetros de espessura.
10
Numa das massas já esticadas, coloque colheradas grandes do recheio, separados uns dos outros por cerca de 5 centímetros. Decore o cupcake venezuelano com uma fatia de ovo. Em seguida, use um pincel embebido em água para umedecer as bordas ao redor de cada colher de sopa de recheio.
onze
Cubra cuidadosamente cada recheio com a outra massa esticada e, com os dedos, cole a massa nas áreas umedecidas. Corte para formar os cupcakes, que pode ser redondo ou quadrado. Feche bem as bordas com os dentes de um garfo e espete o garfo duas vezes no cupcake para fazer pequenas covinhas.
Truque: Você também pode cortar círculos de massa para juntá-los ou moldá-los em empanadas.
12
Aqueça óleo suficiente em fogo médio para fritar os pastéis andinos e doure-os dos dois lados. Lembre-se que também pode assar os cupcakes venezuelanos no forno a 180 ºC até dourar, aproximadamente 15 minutos.
13
É tradição servir o receita de bolo andino acompanhado de guasacaca e guarapo de abacaxi, tradicional bebida andina.
Se você gostou da receita Doces andinos venezuelanos, sugerimos que você entre em nossa categoria de Receitas de Empanadas. Você também pode visitar uma seleção das melhores receitas venezuelanas.
Doces andinos venezuelanos – Recomendações e acompanhamentos
Se o seu orçamento for baixo, escolha sempre cebolinha e coentro em vez de cebola e alho. Nos Andes, a cebolinha é muito mais apreciada e conhecida como “cebolla en rama”. Da mesma forma, se desejar, você pode usar especiarias como pimenta ou cominho, mas os andinos mais tradicionais não o usam em seus ensopados.
Por outro lado, você pode rechear os bolos andinos com frango. Basta cozinhá-lo, triturá-lo e cozinhá-lo seguindo os passos desta mesma receita. Apenas lembre-se de que o frango cozido dessa maneira é adicionado depois que os legumes estiverem prontos, não antes.
Por último, se você é vegetariano, mas ainda quer saber como fazer bolos andinos, você tem várias opções: soja desidratada, ensopado de batata e berinjela e, para ficar na gastronomia andina, ensopado de grão de bico.
Quanto ao acompanhamentos desta deliciosa receita de cupcakes venezuelanos, além dos já mencionados, recomendamos estes: