O alfajor Santiagueño pode, à primeira vista, assemelhar-se ao conhecido bolo Rogel. No entanto, alguns detalhes o diferenciam desse clássico da confeitaria. Por exemplo, um ingrediente estrela usado no preparo da massa. É sobre anis. Você pode usar suas sementes ou infundir a estrela na água que usar para prepará-la. Também se diferencia dos demais alfajores argentinos por não ser feito de duas camadas e um recheio, mas de várias camadas crocantes e muito doce de leite, bem argentino. Em vez de usar chocolate ou glacê para cobrir, saboreamos um delicioso merengue italiano. Durante este ano de 2022, a província de Santiago del Estero completou 469 anos. Em sua homenagem, os confeiteiros desta província confeccionaram o maior alfajor de Santiago da história, que pesava cerca de 1.300 quilos. Para seu preparo, utilizaram aproximadamente 50 sacos de farinha e cerca de 900 quilos de doce de leite.
Se você quer aprender a fazer alfajores santiagueños, continue lendo em Receitas Grátis. A cozinhar!
12 comensais
1h 30m
Sobremesa
dificuldade média
Ingredientes para fazer Santiago Alfajores:
Como fazer Santiago Alfajores:
1
Para começar o preparo do alfajor Santiago, misture a farinha com a pitada de sal e leve para uma bancada limpa. Faça um buraco no centro para adicionar as gemas, o óleo, quase toda a água e as sementes de erva-doce. Se você não tiver sementes, pode infundir a água com uma estrela. Reserve as claras para fazer o merengue mais tarde.
2
Comece integrando os ingredientes do centro para fora, para formar uma massa. Se necessário, adicione o restante da água, umedecendo as mãos antes de continuar amassando. Desta forma, você adicionará umidade progressivamente.
3
Divida a massa em 6 pães de tamanho igual e deixe descansar tampado por cerca de 20 minutos. Desta forma, será mais fácil esticá-lo.
4
Depois desse tempo, ligar o forno a 180ºC e comece a esticar os pães. Leve cada disco para uma assadeira, que não precisa ser untada, e fure com um garfo para não encharcar muito no forno.
5
Cozinhe cada disco de seu alfajor santiagueño por alguns 10 a 12 minutos, virando quando dourar de um lado. Reserve-os em uma grade para que esfriem sem molhar.
6
Acomode os discos do seu santiagueño alfajor de forma que eles se encaixem bem. Depois de montada essa pilha, espalhe cada disco com doce de leite de confeiteiro, deixando a última camada aberta. reserve
7
Por outro lado, prepare o merengue para o seu alfajor Santiago. Para fazer isso, você deve aquecer o açúcar com bastante água em fogo médio para que mal o cubra. Adicione aos poucos colheradas no mesmo queimador para não ter que mexer e tocar nas bordas da panela com o açúcar ou pode caramelizar. A calda deve atingir 118ºC.
8
Comece a bater as claras que você reservou anteriormente assim que colocou o açúcar para esquentar com a água.
9
Quando estiver com a calda pronta, adicione às claras em forma de fio e na borda do recipiente enquanto continua batendo
10
você vai ter que bater até que o merengue esteja frio, afiado e brilhante, como você pode ver na imagem
onze
Cubra seu alfajor de Santiago com merengue italiano e leve à geladeira para que fique mais contido na hora de servir.
12
Você pode decorar seu alfajor com espigas ou cobri-lo completamente, como você viu na imagem principal desta receita. Diga-nos o que achou deste alfajor e, se experimentar, não hesite em partilhar a foto do resultado final, adoraríamos vê-lo!
Com o que acompanhar os alfajores santiagueños
Esta sobremesa é bastante doce devido à sua combinação de massa de doce de leite e merengue para alfajores. Portanto, recomendamos acompanhe com alguma infusão amarga, para neutralizar e não ficar enjoado. Por exemplo, um chá de anis Combinaria perfeitamente com os sabores do alfajor de Santiago. também pode ser um latte clássico e porque não um cappuccino com cacau amargo.