Bem-vindos à Paulina Cocina, amigos e amigos da internet! No episódio de hoje veremos como fazer merengue italiano passo a passo para que fique perfeito em sua consistência e sabor!
O merengue italiano é o mais complicado de fazer., mas vale a pena (também não é tão difícil quanto dizem por aí)! Depois de aprender a fazer isso, você não vai querer fazer mais nada. É o ideal para decorar os seus bolos e bolos doces, podendo também utilizá-lo para a Torta de Limão. Há algum tempo já vimos a diferença entre os diferentes tipos de merengue que existem (francês, suíço, italiano) e já sabemos que o italiano é o melhor.
Por que o merengue italiano é o melhor?
Primeiro porque colocando uma calda a 118° a gente cozinha o ovo, e não tem risco de nada, segundo porque ele fica bem mais firme e brilhante, você pode decorar o que quiser e vai durar muito mais tempo! Terceiro… Porque sim. Experimente fazer em casa e verá que tenho razão!
A receita do merengue italiano ganhou fama de ser super complicada, que o mais comum é que não corra bem, já que não sabem o quê?… Não é nada demais Mabel! Só tem alguns segredinhos, se você os lembrar não precisa se preocupar, prometo!
7 truques para a receita perfeita de merengue italiano:
- Tudo o que usar para bater as claras tem que estar bem limpo. (tigela, batedeira, espátula… O que estiver em contato com as claras!). Sem vestígios de gordura, e isso inclui as gemas. Se você tiver um pouco do resto disso, os brancos não irão endurecer e nada fará sentido.
- Para fazer a calda, é preferível usar uma panela ou pote que tenha uma “boca” larga. assim a água evapora melhor e chegamos ao ponto que queremos!
Quando colocar o açúcar junto ao açúcar, deixe descansando por uns 5 ou 10 minutos. Ele se dissolve melhor assim. Outra coisa que vai ajudar a fazer a calda ideal é levar ao fogo médio, para não chegar a 118° antes que o açúcar se dissolva bem. - As medidas para o merengue italiano perfeito são: um branco e o dobro do seu peso em açúcar. As claras medem aproximadamente 30 gr, então você tem que colocar 60 de açúcar. E quanto à água, é simplesmente cobrir o açúcar. Não deixe que eles saiam do controle!
- Adicione algumas gotas de limão, glicose ou creme de tártaro Ajudará o merengue italiano a endurecer, perder água ou tornar-se poroso.
Se for adicionar o suco de limão, esprema-o separadamente, antes de adicioná-lo. Assim nem a polpa nem parte da casca cai. - A calda não deve esfriar! Assim que atingir o ponto que procuramos, deve ser adicionado às claras.
É adicionado em forma de fio para não cozinhar as claras e em alta velocidade para que comece a esfriar à medida que o adicionamos.
Se colocar tudo de uma vez, o milkshake vai abaixar e vai ficar tudo um caos e choro e agora o que eu faço com isso (pudim, sempre pudim. Nem pense em jogar fora!) - Assim que começar a bater não pare. Se você interrompê-lo, ele também pode cair e talvez você não consiga recuperá-lo.
- No final pode adicionar essências ou corantes. Lembre-se da gordura: sem gordura no seu merengue!
Não devem ser à base de óleo, senão fica líquido.
O que acontece se o seu merengue estragar?
Se você ler o conselho que te dei, verá que quando dá errado cai. E se o amor cair em volta, cai, diz a canção… Bem, se cair o merengue podes usá-lo para fazer muffins, ou pudins… Só não é alto, não há nada de errado com ele. Só não serve para merengue italiano, coitado! Bem, para a receita de merengue italiano, senhoras e senhores!
Ingredientes
- 240 gramas de açúcar
- 4 claras de ovo
- 80 ml de água
- Algumas colheres de chá de suco de limão
Como fazer merengue italiano em 6 passos
Você não vai falhar, eu te garanto!
- Leve uma panela com o açúcar e a água ao fogo médio. Quando começar a ferver, comece a bater as claras.
- Bata as claras com as gotas de limão (isso servirá para estabilizar as claras para que não desçam) até ficarem bem firmes.
Lembrando: depende de cada liquidificador e da potência que cada um tem. Se você não sabe quanto tempo leva para chegar ao ponto de neve, você deve começar a bater as claras antes de começar a fazer a calda e quando chegar ao ponto de neve, reserve até obter. - Quando a calda atingir 118°. Verifique com um termômetro ou retire um pouco com uma colher e, se formar uma bola com a calda, já está! Cuidado com os dedos, não se queime!
- Enquanto a batedeira continua batendo, acrescente a calda bem delicadamente, em forma de fio. A batedeira deve estar na velocidade máxima.
- Assim que toda a calda estiver incorporada, continue batendo até obter um merengue italiano espesso e brilhante. Quando a tigela estiver quase fria, estará pronto!
- Quando atingir picos com o merengue e ele não cair do balão do batedor, pronto! Já está pronto!