A mazamorra roxa com arroz doce é a combinação dos dois mais tradicionais doces de colher que, para os peruanos, já se tornou um “clássico”, assim como o Alianza Lima x Universitario de Deportes, o clássico confronto entre os dois times de futebol mais importantes do o país. Não é por acaso que esta sobremesa lhe faz alusão, já que as suas cores creme e roxo são as cores distintivas destas equipas.
Em Receitas Gratuitas queremos ensiná-lo a fazer Mazamorra com pudim de arroz peruano, uma combinação que cria uma sinergia perfeita entre o pudim de arroz de herança hispânica e a mazamorra roxa de herança inca.
15 comensais
1h 30m
baixa dificuldade
Ingredientes para fazer Mazamorra com arroz doce:
Como fazer Mazamorra com arroz doce:
1
Para a receita mazamorra começar descascando as espigas de milho roxo, leve-os (os grãos e as coroas) para ferver em uma panela grande e cubra com água (aproximadamente 4 litros). Também aromatiza com cascas de abacaxi, paus de canela, cravo e anis estrelado. Leve ao fogo médio por 1 hora e coar.
2
Quando você tem a essência do milho roxo, adicione o açúcar, os damascos, os damascos secos, as cerejas e as frutas frescas picadas que são a maçã, abacaxi e marmelo. Deixar ferva por mais 10 minutos.
3
Após 10 minutos, espremer o suco dos limões dentro da panela e adicione as cerejas.
4
Separadamente, em uma tigela pequena, dissolva o chuño ou a farinha de batata-doce com um jato de água fria e Despeje na panela de chicha morada.
5
remover imediatamente para evitar grumos e mantenha no fogo até engrossar. Reserva.
6
Para o arroz doce, em uma panela coloque arroz, paus de canela, cravo e se você quer o cascas de laranja, mas retire a parte branca que dá amargor. Cubra com meio litro de água, tampe e cozinhe até o arroz ficar fofo (vai demorar alguns 20 minutos). Mexa a cada 5 minutos para garantir que você tenha água suficiente.
7
Quando os grãos de arroz estiverem macios, incorpore o leite evaporado, o leite condensado e o açúcar, você pode aromatizar com um toque de baunilha. Para finalizar com todos os ingredientes, adicione os coquitos chilenos e as passas.
8
constantemente em movimento para evitar que a base queime e mantenha no fogo por 15 minutos ou até o arroz doce atingir a consistência que você preferir.
9
Para servir o “clássico”, sirva uma boa colher de sopa de mazamorra roxa quente e complete a outra metade com arroz doce, que também deve estar quente. Não esqueça de decorar com canela em pó. Aproveitar! Conte-nos nos comentários a sua opinião e partilhe connosco uma fotografia do resultado final.
Recomendações para fazer mazamorra com arroz doce
Fazer o mingau roxo do zero nos permitirá ter mais um alimento limpo, sem conservantes ou cores, ou sabores artificiais, porque obteremos a cor intensa graças às antocianinas do milho roxo e aromatizaremos apenas com especiarias e frutas frescas. Por outro lado, no pudim de arroz você pode substitua o leite evaporado por leite de amêndoa ou leite de coco. Além disso, se quiser que fique mais nutritivo, pode substituir o arroz por quinoa.
Também oferecemos diferentes elaborações mazamorra para você preparar um grande banquete: