Misture a farinha e o fermento fresco, esfarelados, em um recipiente largo e fundo. Adicione o grão de anis, o açúcar, o sal e as raspas de meio limão. Noutra tigela, bata o ovo com o leite e o licor de anis. Adicione os líquidos à primeira mistura (aquela com a farinha) e misture até obter um massa homogênea.
Adicione a banha em pedaços pequenos. Amasse bem até integrar e obter uma massa lisa, homogênea e elástica. Unte uma tigela e introduza a massa dentro. Cobrimos com um pano limpo e seco e deixamos fermentar por uma hora e meia ou duas horasdependendo da temperatura que tivermos na cozinha, ou até dobrar de volume.
Fazemos bolinhas com a massa (fiz 14 unidades) e colocamos num tabuleiro de ir ao forno untado com óleo ou coberto com folha de silicone. Cubra com um pano e deixe fermentar novamente até que as bolas dobrem de volume.
Quando a massa estiver pronta, pegamos cada uma das bolas e fazemos um buraco no centro. Será mais fácil se nós unte levemente as mãos, para que não grudem em nossos dedos. Aqueça bastante óleo em uma panela e frite os bolinhos em fogo baixo, virando para que fiquem dourados por igual dos dois lados.
Escorra-os em um prato com papel absorvente para retirar o excesso de óleo. Misture o licor de erva-doce e a água e coloque a mistura em um borrifador. Pulverizamos os fritos com a mistura e, logo a seguir, envolvemo-los bem no açúcar. Pronto para consumir.