Que comida boa! Uma opção única para pequenos-almoços nutritivos e receitas especiais. Bem-vindo a Paulina Cozinha! Hoje falamos de granola e em particular, como fazer granola caseira. É o que sempre nos perguntamos, mas é mais cômodo para nós fazer uma dieta e pagar uma fortuna por isso.
Bem, esta história acabou! A partir de agora, vamos fazer essa preparação em casa e seremos gratos por isso pelo resto de nossas vidas. Vamos rever por que é um alimento saudável e como a granola é compostaEstas são duas perguntas que todos nos fazemos. Continue lendo que responderemos isso e muito mais agora mesmo 💜.
Sobre a Granola
O que é granola?
É um comida feita com cereais, aveia, nozes e frutas secas que costuma ser consumido acompanhado de iogurte, leite, também frutas como banana, ou simplesmente como lanche.
De acordo com a RAE: É um alimento composto por flocos de aveia e outros cereais, misturados com nozes. Simples.
Granola caseira e seus benefícios
Os benefícios de incorporar este alimento em nossa dieta são vários. Esta granola tem um alto teor de fibra graças a alguns de seus ingredientes como nozes, aveia, linhaça e nozes. Isso vai nos ajudar a sentir mais energia e reduzir substâncias consideradas negativas em nosso organismo.
A granola do supermercado
Se optar por comprar uma granola no supermercado, é importante verificar o que contém. Muitas vezes compramos sem olhar e esses produtos podem ter alguns ingredientes que não contribuem em nada para o nosso dia a dia.
letras pequenas
Além de muitos aspectos positivos que pode ter, a granola caseira e a do supermercado também, Eles são ricos em açúcar e calorias, por isso não é recomendável abusar das quantidades que ingerimos. Recomenda-se consumir uma porção de 40 g. diariamente, não mais.
Sempre priorizando uma alimentação balanceada e tudo ficará bem.
Como a receita pode ser alterada?
Se decidir mudar a receita para senti-la com menos ingredientes desnecessários, pode incorporar um pouco óleo de côco como gordura boa, use aveia integral e não muito doce, umas duas colheres de mel e só usar o açúcar que as passas trazem.
Uma boa opção é mudar a direção dessa maneira. Um pouco mais saudável.
Como consumir granola caseira?
A granola caseira é ideal para acompanhar com um pouco de iogurte natural caseiro ou com leite quente ou morno. Acompanha também frutas frescas e é muito rico em sobremesas como gelados, espumas ou em forma de barras. É uma preparação super nutritiva e pode ser feita em quantidade para consumir ao longo da semana.
Receita de granola caseira
Ingredientes para três porções
- 150 gr de flocos de aveia
- 25 gr de açúcar mascavo (1 ½ colher de sopa)
- 1 gr de canela em pó (meia colher de chá)
- 15gr de Avelãs
- 10gr de passas
- 40 gr Mel (3 colheres de sopa)
- 25 gr de óleo de girassol (1 ½ colher de sopa)
- 3 gr de essência de baunilha (1 colher de chá)
Como fazer granola caseira fácil em 6 passos
- Pique as avelãs em pequenas porções (pode fazê-lo com um almofariz ou faca). Se as avelãs estiverem inteiras, a casca e a pele são removidas. Para descascar as avelãs com facilidade, você deve colocá-las em um forno pré-aquecido a 180 ° C por cinco minutos e depois massageá-las em um pano até que as cascas saiam.
- Misture as avelãs picadas com os flocos de aveia, o açúcar mascavado, a canela em pó e as passas. Adicione uma pitada de sal.
- Em uma tigela separada, bata o mel, a essência de baunilha e o óleo de girassol. Em seguida, adicione isso ao resto. A partir de agora, você trabalha com as mãos e com a ajuda dos dedos para garantir que todos os ingredientes secos fiquem bem cobertos com mel, baunilha e óleo.
- Espalhe em uma assadeira coberta com uma folha de papel manteiga. Leve tudo ao forno, pré-aquecido a 150 °C. Cozinhe em temperatura média por 5 ou 6 minutos.
- Em seguida, retire do forno, mexa tudo e coloque novamente por mais alguns minutos até que adquiram uma cor dourada clara, prestando atenção para que não queime.
- Retire tudo do forno e deixe repousar no mesmo tabuleiro até a temperatura baixar. Depois de completamente frio, coloque-o em um recipiente hermético, certificando-se de armazená-lo em local seco.
A granola caseira dura cerca de duas a três semanas.