Bem-vindo a este especial de Paulina Cocina em que vamos falar sobre receitas para semana santa. Este capítulo das comidas típicas que tanto esperávamos. Aproveitamos essas datas com antecedência e estamos fazendo isso com o tempo necessário para nos organizarmos.
Aqui você encontra de tudo, receitas doces bem completas para a Páscoa O que você come na Páscoa?, Quais são as sete refeições da Páscoa?, O que você pode comer na Sexta-feira Santa?, O que você pode comer na Quinta-feira Santa? E mais!
Sobre as receitas para a Páscoa
O Semana Santa É a comemoração cristã anual da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus de Nazaré.
Esta semana traz dias de recolhimento e espiritualidade para os mais devotos, assim como dias de lazer e férias para muitas outras pessoas, razão pela qual costumam ser refeições em família. Seja qual for o seu caso, boas receitas para esta semana não podem faltar. Tanto doces como salgados, acompanham-nos e fazem parte da tradição desta semana.
Saborosas ementas e pastelaria para partilhar em família as tradicionais sobremesas caseiras nestas datas. Então, porque não, transferi-los para qualquer época do ano, porque é assim que nos apetece.
Como você come na Páscoa?
Sabe-se que existe um certo costume adotado por todos os cristãos e durante a Semana Santa optam por não comer carne e por isso algumas pessoas optam por comer peixe ou marisco, ligada, por um lado, à gestão dos legumes e verduras “próprios” da data. Algumas pessoas incorporam isso durante a semana, mas principalmente na Sexta-feira Santa.
Importa esclarecer que os pratos historicamente associados a estas datas são também consumidos ao longo do ano. Mas além disso, há uma certa celebração familiar e cultural que implica a preparação de certos pratos e sobremesas.
4 receitas fáceis de Páscoa
Vigília dos Rissóis
Antes de tudo, vamos falar desse alimento considerado por muitos como a parte mais rica da Semana Santa. É um produto baseado na restrição religiosa de consumir carne bovina ou suína, em determinados dias da festa. Daí o seu nome, empanadas de Vigilia.
Não há razão para restringir esses sabores ao resto do ano. No entanto, empanadas e bolinhos de peixe só estão disponíveis na Argentina durante a Páscoa. É um mistério da gastronomia argentina.
Ingredientes
(para uma dúzia de Empanadas de vigília)
- 2 latas de atum
- 1 tomate picado
- ½ pimentão vermelho picado
- 1 pimentão verde picado
- 1 cebola picada
- 2 ovos cozidos
- 1 alho-poró picado
- 2 colheres de chá. páprica
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de pimenta
- 12 tapas empanadas
Como fazer empandas de vigília passo a passo
- Abra as latas de atum e retire o líquido. Se for atum em óleo, pode aproveitar o óleo e aquecer numa frigideira.
- Quando o azeite estiver quente, refogue a cebola picada e o alho francês. Se necessário, você pode adicionar um pouco mais de óleo para que esses ingredientes não queimem.
- Assim que a cebola estiver transparente, acrescente os pimentões vermelho e verde. Continue cozinhando. Adicione sal e pimenta a gosto.
- Por último acrescente o tomate picado quando os pimentões estiverem macios e polvilhe páprica a gosto (doce ou picante). Cozinhe por mais um minuto e adicione o atum desfiado e os ovos cozidos picados.
- Quando o recheio estiver pronto, deixe aquecer um pouco.
- Para montá-los, pegue uma tampa de empanada e coloque um pouco da mistura em uma das metades, feche e feche as bordas com um garfo. Repita este passo até que todas as empanadas estejam recheadas.
- Podem ser cozinhados fritos em azeite abundante ou assados. Para fazê-los da segunda forma, devem ser assados por 15-20 minutos com o forno pré-aquecido a 180°C.
bacalhau com grão
Em segundo lugar, um prato tradicional que está se perdendo na cultura gastronômica argentina é o caldeirada de bacalhau com batatas e grão-de-bico. É provável que seu alto teor calórico, o alto custo de seus componentes e que a Páscoa no hemisfério sul chegue logo após o verão sejam as principais causas desse desaparecimento gradual de um prato típico e nutritivo.
Também neste caso não há justificativa para não prepará-lo durante os dias frios de inverno. No entanto, a maioria das lojas não vende bacalhau fora da Páscoa.
Ingredientes
- 200 g. Grão de bico
- 200 g. bacalhau dessalgado
- 500 ml. Caldo de peixe ou fumet
- 150 g. espinafre fresco ou congelado
- 1 cebola
- 1 ovo cozido
- 2 dentes de alho
- 1 fatia de pão
- 1 Colher de Sopa. colorau
Como fazer bacalhau com grão de bico em 5 passos fáceis
- Deixe o grão-de-bico de molho por oito horas. Em seguida, cozinhe o grão-de-bico em água com um pouco de sal. Devem ser cozidas por duas horas em fogo baixo (ou 19 minutos na panela de pressão).
- Corte os lombos de bacalhau. Corte o espinafre em pedaços e reserve. Prepare um caldo de peixe cozinhando espinhas e cabeças de peixe.
- Numa frigideira com um pouco de azeite, refogue os alhos e a cebola picados, depois junte o colorau e uma colher de sopa. Sopa de tomate frito. Ali mesmo doure os lombos de bacalhau.
- Junte o grão-de-bico e os espinafres já cozidos, juntando meio litro de caldo de peixe e uma folha de louro.
- Por último, frite um dente de alho junto com uma fatia de pão e em um pouco de caldo de peixe. Triture tudo e junte ao refogado, deixando ferver pela última vez para que o molho fique espesso.
Ovos de Páscoa
São compotas de chocolate, geralmente em forma de ovo, embora também possam ter formas de coelho. Os maiores contêm “surpresas” dentro que vão desde confetes açucarados, pequenas estatuetas de plástico ou mais chocolate. Especialmente para as crianças, como antevisão de uma semana de férias, doces e passeios.
Aqui deixo a receita completa dos OVOS DE PÁSCOA: fáceis, para iniciantes.
rosquinhas de páscoa
São rosquinhas de massa pão comum mas adoçado e decorado com creme de confeiteiro. É uma receita muito completa, ideal para beber à tarde e saborear uma massa delicada, frutas de todos os tipos.
Aqui deixo a receita para você aprender a fazer um bagel de Páscoa passo a passo.