Olá a todos e bem-vindos a Paulina Cocina e feliz Páscoa! Hoje falamos de um tema muito importante nestas datas: sim, ovos de páscoa recheados.
Aproximando-se destas festividades, é sempre bom ter estas receitas à mão e ainda mais se gosta de ser criativo, para quem não se contenta em comprar ovos no supermercado. ovos de páscoa caseiros eles são sempre mais ricos, ninguém pode negar.
Eles trazem com eles todos amor e dedicação que se põe e o mais engraçado é que podemos enchê-los com o que quisermos. com qualquer tipo de surpresagranulados, caramelos, marshmallows, natas, coco, cores, mais chocolate ou o que vier à cabeça.
Vamos brincar um pouco com esta receita, que deixamos para a Páscoa e para a vida, porque comer chocolate é sempre um prazer.
Ovos recheados de Páscoa, chocolate é claro
Uma tradição muito curiosa, para quem foi criado em famílias cristãs, é ter uma lembrança das crianças em que num domingo do ano simplesmente chovia ovos de chocolate para todos os lados, com decorações divertidas e sabores que qualquer um adora.
🐣 Para quem não sabe do que se trata, adianto que a Páscoa comemora a morte e ressurreição de Jesus, evento que representa o eixo central do cristianismo.
Como é a história dos ovos cozidos de páscoa?
O Domingo de Páscoa vem depois da Quaresma, semana em que a Igreja recomenda não comer ovos, leite, entre outras coisas.
E se, como você pode imaginar, chegou o domingo e os ovos estavam em abundância, já que durante esta semana as galinhas não pararam de botar ovos, então neste dia era muito comum dar e compartilhar esses ovos que não havia sido consumido durante a Quaresma, nem claro, em receitas para a Páscoa. Alguns vizinhos, os mais detalhistas e artísticos, faziam desenhos nos ovos e os coloriam para dar de presente.
Uma linda história, mas…
Quando o chocolate entra nisso tudo?
Aliás, é um costume que foi mudando e se aprimorando com o passar dos anos, como tudo mais… Os primeiros ovos doces como símbolo desta data foram vistos por volta do ano de 1880.
A verdade é que não estou julgando a mente do visionário que teve a ideia de vender chocolates em forma de ovos de diversos tamanhos, cores e sabores como um ícone da Páscoa.
Nós amamos a tradição Você também brinca com as crianças de esconder ovos pela casa toda?
Direto ao ponto, técnicas para fazer ovos de Páscoa recheados
As técnicas são diversas, a princípio vamos detalhar as 3 passos que seguimos para montar a base dos nossos ovos de Páscoa recheados.
Encontre o molde em forma de ovo
- E isso mais que técnica é lei, a primeira coisa que temos que ter em mãos é aquela famosa forma de ovo que a gente enche de chocolate. Procure um na casa de seus avós que eles sempre mantêm por perto.
A técnica para montar o molde de ovo de chocolate
- Aqui está uma maneira fácil de conseguir isso, preencha completamente o molde do ovo, deixe descansar um pouco e depois despeje o excesso de chocolate.
- Depois de retirar o excesso, vamos deixar a forma de cabeça para baixo por alguns minutos e depois limpar as bordas com uma espátula, só para conseguir acabamentos mais caprichados.
Como sabemos quando o chocolate está pronto para desenformar?
- Uma dica importante é a cor do chocolate; quando fica opaco significa que já está frio. Ele também encolhe um pouco e isso faz com que ele se solte quase sozinho do molde.
⚠️ Se temos dificuldade em tirar o chocolate da fôrma é porque falta frio.
2 maneiras de fechar nossos ovos de Páscoa recheados
Por último deixamos o como rechear ovos de chocolate que mais gostamos e você escolhe aquele que funciona melhor para você.
Ovos de páscoa recheados com glacê real
- Usamos esta técnica para colar as duas metades do ovo. Consiste em colocar glacê real da cor que você quiser em uma manga com uma boquinha e colocar em forma de cordão em volta da borda de uma metade dos ovos. Depois é só colar a outra metade pressionando suavemente e deixar secar.
- Espalhar chocolate derretido funciona da mesma forma, se usar chocolate branco para fechar fica mais bonito.
Outra técnica para fechar ovos de Páscoa recheados com sucesso
- Uma forma diferente de unir as duas metades do ovo é apoiando cada uma delas sobre uma chapa de alumínio quente ou algo que derreta um pouco as bordas por alguns segundos e depois poder uni-las.
Ovos de Páscoa recheados ao meio, uma apresentação alternativa
E essa é a forma mais linda e simples de finalizar nossos ovos de Páscoa recheados.
- Coloque o chocolate nas paredes da forma de ovo e deixe esfriar na geladeira.
- Enquanto o chocolate endurece, prepare um recheio de sua preferência.
- Um recheio que não falha é misturar cream cheese com doce de leite e biscoitos de chocolate triturados.
- Também pode ser apenas doce de leite com granulado.
- Do que você mais gosta, o importante nessa hora é apostar na criatividade.
- Quando tivermos meio ovo de chocolate duro, desenformamos e recheamos as metades com uma colher.
- Por cima pode decorar com coco ralado, pepitas de chocolate ou algo parecido e já está. Fácil.