Olá pessoal! Bem-vindo à Cozinha Paulina. Ontem compramos um saquinho de chia para o café da manhã, muito oportuno porque hoje vamos falar sobre muitas maneiras de incorporá-los em nossa dieta e que aprendamos a consumir sementes de chia de uma vez por todas.
Um pouco de sua história que é muito interessante e seus truques para que possamos incluí-lo em nosso dia a dia, já que seu consumo nos traz muitos benefícios. No final e como morango de sobremesa, deixamos-vos uma receita com chia que é espetacular.
Uma breve introdução a Chia
A famosa chia, seu nome técnico é Sábio. É uma erva que encontramos anualmente, mas cresce no verão. Desenvolve-se principalmente em locais com clima tropical ou subtropical.
Uma porção diária de chia pode ser de 10 a 20 gramas e podemos apreciá-la como um ingrediente adicionais para saladas, iogurtes, biscoitos, sucos, etc ou como suplemento.
✋🏼 Claro que só podemos consumi-lo em pequenas quantidades. Não abuse.
a história da chia
A chia é um alimento que fazia parte da alimentação dos povos pré-hispano-americanos, juntamente com o amaranto, o feijão e o milho. Após a descoberta da América, a área cultivada de chia diminuiu significativamente. Por que isso aconteceu?
🧐 E aqui um fato muito interessante sobre essas sementes, é que por muito tempo elas foram consideradas um “semente sacrílega”, blasfemo ou profano. Isso acontecia porque a chia era usada em cerimônias religiosas dedicadas aos deuses astecas, pois acreditava-se que a chia lhes dava poderes sobrenaturais e era o símbolo da vida.
🤔 A história conta que os guerreiros astecas subsistiam alimentando-se apenas com chia durante suas batalhas e expedições. Por esse motivo, seu cultivo foi perseguido e sua extinção quase alcançada. Felizmente isso não aconteceu e hoje podemos utilizá-los de diversas formas.
Os usos das sementes de chia
Vários estudos científicos ao longo do tempo demonstraram que o consumo diário de A chia nos fornece um grande número de nutrientes e benefícios interessantes.
Por isso, os nutricionistas deram uma reviravolta e hoje é considerado um dos grandes “sementes milagrosas”. Incorporando de diferentes formas e produzindo grande popularidade no Nutrição humanabem como no alimentação de animais.
🤔 Você sabia que em algumas partes do mundo a chia também é utilizada como medicina e para a produção de tintas e cosméticos.
Como não possui um sabor específico, pode ser misturado de várias formas, seja doce ou salgado. O Os usos da chia são muito variadosresultando em uma combinação agradável com muitos alimentos.
⚠️ O proteína da semente de chiaao contrário dos de trigo, aveia, cevada e centeio, Eles não contêm glúten.
Como consumir sementes de chia com bebidas
Se quisermos uma bebida nutritiva, uma das opções é colocar duas ou três colheres de sopa de chia por copo da bebida que você gostapode ser água, suco, iogurte, etc.
Mexa bem e deixe descansar um pouco. A semente tem uma capacidade de absorção considerável, então depois de um tempo em repouso formará um gel.
- Água de chia: Adicione uma colher de sopa. Meia xícara de sopa de sementes de chia com água fria ou morna, mexa por alguns segundos e deixe descansar por 30 a 45 minutos antes de consumir.
Como consumir sementes de chia torradas
Já sabemos que a chia pode ser adicionada às nossas refeições de mil maneiras diferentes. esta opção chia torrada Fica ótimo e não é necessário usar óleo, as sementes são colocadas diretamente em uma panela bem quente, se quiser pode adicionar sal.
Em seguida, tentamos fazer movimentos circulares com a panela para distribuir o calor e evitar que queimem. Em um minuto ou menos estão prontos, cuidado e preste atenção porque queimam muito rápido.
- Chia em saladas: É só polvilhar as sementes de chia tostadas sobre as frutas ou legumes picados.
- Pudim de Chia: Para preparar um delicioso pudim de chia com aveia e frutas vermelhas. Só precisamos de um recipiente para colocar iogurte ou leite e depois este é guardado no frigorífico para consumir no dia seguinte. Adicione um pouco de mel e canela para realçar seu sabor delicado.
Por último, e como pequeno presente deste artigo sobre a chia, deixo-vos uma receita de muffins de chia com maçã para não querermos preparar algo doce hoje.
nós lemos um ao outro!!
E a mim
Muffins de Chia: Para incentivar você a cozinhar!
Ingredientes
- 2 colheres de sopa. chia
- 4 colheres de sopa. bicarbonato de sódio
- 3 xícaras de farinha de trigo integral
- 2 xícaras de purê de maçã
- 1 xícara de mel
- 4 colheres de sopa. suco de limão
- 1 ovo
- 1 limpo
Muffins de sementes de chia em 5 passos
Pré-aqueça o forno a 190°C.
- Em uma tigela, misture a chia junto com o fermento, a farinha e uma pitada de sal.
- Em outra tigela, misture o purê de maçã e o ovo, a clara, o mel e o limão. Bata um pouco até incorporar tudo.
- Com os dois preparos prontos, junte-os sem misturar muito.
- Arrume as forminhas de muffin e coloque a mistura nelas.
- Asse por 20 minutos e deixe esfriar um pouco antes de servir.