Receita de Bolo Matera + Truque Crocante

Continua após a publicidade..

Olá! como vocês vão? Sejam todos muito bem-vindos à Paulina Cozinha. Hoje vamos cozinhar um bolo matera ou bolo matero (matero é mate🧉), daquelas que se faz rapidinho como receita de lanche.

Um clássico nas receitas argentinas de petiscos. Segredo 🙊, esta receita é a mesma que sempre fazemos para o pão-de-ló caseiro, só que desta vez vem com um truque especial.

Continua após a publicidade..

Um bolo com óleo, sem manteiga e as 10 dicas para conseguir cozinhar um bolo matera O que mais você quer? Nada, porque este bolo já nos deu uma delícia. O truque desta receita é fazer uma cobertura crocante que funcione em qualquer receita de bolo. É dica de OURO, você vai ver.

Aqui deixo o vídeo da Paulina com o procedimento bem explicado para que vejam como é fácil e deliciosa esta torta matera. Fique ligado porque a receita vem com alguns segredinhos que são essenciais e garantem o sucesso.

Tabela de conteúdos

Sobre este bolo de matera

Você já viu um bolo de esponja tão perfeito e simples antes? Os seus ingredientes são fáceis de encontrar, nada de outro mundo e se seguires todos os passos à risca então posso garantir-te que esta tarde terás um delicioso bolo de mate e sem muito esforço, tal como nós gostamos.

👀 Algo importante… quando insistimos em seguir as instruções, estamos falando sério. Você viu que pão de ló é algo tão nobre mas tão foda se quiser e do nada acontece alguma coisa e a gente não entende o que fizemos de errado. Bem, é aí que o bolo nos diz “não é você, sou eu”. Por isso deixamos-te um guia em baixo para que tudo corra bem 🍀.

10 regras fundamentais para que este bolo de matera lhe corra bem

  • Como sempre, o primeiro e mais importante: PRE-aqueça o forno, porque sim. Porque não vamos deixar que um detalhe tão pequeno como esse estrague o nosso lanche de hoje. A gente lembra antes de começar e deixa ali aceso que depois não vale a pena chorar.
  • O tempo de cozimento será de aproximadamente 30 minutos, mas o publicar será verifique e veja como fica, porque todos os fornos são diferentes. Se conseguirem enfiam uma faca, se sair seco é porque está feito. Mas sim, é proibido abrir o forno antes dos 30 minutos, controle, paciência e confiança de que tudo vai correr bem.
  • Só se faltar líquido Compensamos com um pouco de leite. A textura tem que ser bem cremosa.
  • Assim que sair do forno Peço-lhe um último trecho de paciência porque temos que esperar mais um pouco para que esfrie, a menos que esteja morno antes de tentar desenformar. Caso contrário, eles podem quebrá-lo e não queremos estragá-lo agora que estamos tão perto do sucesso.
  • E se quisermos um bolo mais alto? É simples, o que seu pão de ló precisa é de alguns minutos de mistura, pense que os ovos têm que suportar o peso dos outros ingredientes, então precisamos que eles peguem ar. Com a batedeira demora cerca de 5 minutos com tudo e à mão mais ou menos o dobro do tempo. Você vai perceber o ponto quando conseguir desenformar um pouco com a mistura. A famosa carta de ponto. Acrescentamos ao batido e a magia do ar incorporado faz o resto.
  • Um momento chave é quando adicionamos a farinha, dizemos na receita e lembramos. Essa incorporação tem que ser aos poucos e com muita paciência. Não queremos perder todo o ar que ganhamos no shake.
  • Os ingredientes estão aí porque tem que ser assim e se queremos que dê certo temos que ouvi-los. Vamos considerar a pastelaria como uma ciência exata.
  • Como escolher o molde. Não deve ser muito pequeno se não quisermos que a massa transborde durante o cozimento e fique crua. Mas também não deve ser muito grande porque o bolo ficará seco e curto. A mistura tem que ficar dois dedos abaixo da borda.
  • Unte e enfarinhe as formas se não forem de silicone.
  • Se não tiver farinha de trigo integral pode usar 12 gr de fermento em pó ou bicarbonato de sódio.

Pronto, super pontuado. Agora vamos ver a receita, você já colocou a chaleira no fogo? Se você se arrependeu, não se arrependa de jeito nenhum e faça alguma coisa. Uma torta de maçã, sei lá. Dê um aceno.

receita de bolo mate

Como fazer um bolo matera fácil

Ingredientes

  • 1 xícara de farinha 0000.
  • 1 xícara de farinha integral.
  • 1 colher de chá de fermento em pó.
  • ¾ xícara de óleo neutro (milho ou girassol).
  • 1 xícara de açúcar.
  • Raspas de limão.
  • Leite s/n.
  • Para o truque: açúcar e gotas de água.

Como fazer o melhor bolo matera passo a passo

  1. Antes de começar: pré-aqueça o forno a 180°.
  2. Em um recipiente, coloque três ovos junto com 1 xícara de açúcar e bata por alguns minutos até formar um creme esbranquiçado. Adicione ½ xícara de óleo e continue batendo por mais alguns minutos.
  3. Comece a incorporar as farinhas junto com o fermento e aos poucos e integre à mistura fazendo movimentos suaves. Adicione as raspas de limão e continue incorporando a farinha. Se estiver seco, adicione um pouco de leite.
  4. Transfira a mistura para uma assadeira previamente untada e enfarinhada.
  5. Para que a superfície do bolo fique crocante, misture duas colheres de sopa de açúcar com algumas gotas de água e misture. Tem que ser arenoso, mas todo o açúcar molhado. Polvilhe isso por cima.
  6. Asse por 30 minutos.

Aprenda a receita em Vídeo

Deixe um comentário