Flor de figos! Cozimento rápido e fácil

Continua após a publicidade..

Eu não acreditava que minha enorme figueira me daria seus frutos este ano: os da primeira floração haviam caído miseravelmente sem amadurecer … outro dia eu estava andando trulla trulla perto da planta, enquanto falava ao telefone com uma querida amigo, e vi uma quantidade de figos maduros, pretos e muito doces. Toda feliz me aproximei e vi que não estava sozinha e sim na companhia de uma pequena Mirauda que parecia perplexa por estar de chinelo com uma caixa encostada na orelha… quem sabe que medo ela teve, coitada!! ! O meu jardim é enorme e faz fronteira com um bosque, por isso é normal ter encontros estranhos: esquilos, gamos e até o martim-pescador… !!!

Voltando aos figos… Claro que não desisti de os colher, à vista dos frutos, criei muitas receitas para experimentar. Então eu decidi: toda vez que eu “subo” na árvore em questão eu tenho que cantar em voz alta (assim a cobra está CERTAMENTE ASSUSTADA).

Então, cantando a chuva cai e a barriga se foi, fiz uma boa colheita que pensei em honrar preparando o MEU FIOR DI FICHI: biscoitos amanteigados macios recheados com figos brevemente cozidos com açúcar e canela … uma delícia !!

Continua após a publicidade..

Ingredientes para 20 biscoitos:

Para a massa:

-400 gramas de farinha
-100 gramas de açúcar
-100 gr de manteiga amolecida
-1 ovo + 1 gema
– 1/2 saqueta de fermento
-1 pitada de sal
-120 ml de água aproximadamente

Para o recheio:

-5 figos grandes
-2 colheres de açúcar
-um pouco de raspas de limão
-1 pitada de canela
-7/8 biscoitos do tipo preferido (I digestivo)

Cozimento: 20 minutos em forno pré-aquecido

Dificuldade: baixa

Baixo custo

Preparação: primeiro lave bem os figos, retire o talo e fatie-os; cozinhe-os por cerca de dez minutos (até que fiquem com consistência de xarope) com duas colheres de açúcar, raspas de limão e canela.

Em seguida, deixe esfriar e adicione os biscoitos reduzidos a migalhas.

Agora prepare o “wrapper” misturando a farinha com a manteiga, o açúcar, os ovos, o sal e a água necessária (120 ml, mas depende da humidade da farinha) para obter uma massa macia mas sólida.

Divida a massa em duas partes iguais, das quais você obterá duas folhas de meio centímetro de espessura.

Em um lugar algumas pilhas de compota de figo como mostra a fotografia.

Cubra com a segunda folha e corte os biscoitos.

Coloque em uma assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno por vinte minutos, até que ganhem uma cor agradável e levemente dourada.

Retire do forno e polvilhe com açúcar de confeiteiro ….. e aproveite sua refeição, obrigado por vir me ver: estou sempre esperando por você aqui !!

Deixe um comentário