O strudel era uma das sobremesas que a minha mãe preparava de bom grado: fazia-o muitas vezes no inverno e ainda me lembro do perfume maravilhoso que me acordou no domingo de manhã, era impossível ficar na cama… poder saboreá-lo.
A receita, que vou descrever para vocês, é da minha mãe. Quando a preparei hoje e senti seu cheiro delicioso, me senti criança novamente: essa, na minha opinião, é uma das virtudes da comida: evocar lembranças e, neste caso, é uma lembrança muito doce.
Strudel é uma sobremesa típica do Trentino, rica em maçãs e perfumada com canela… quer preparar comigo?
Ingredientes:
Para massas:
-250 gramas de farinha
-1 colher de sopa de açúcar
-50 gr de manteiga liquefeita
-1 ovo
-1 pitada de sal
Preencher:
-1kg de maçã
-80 gr de sultanas
-2/3 colheres de sopa de geléia de damasco ou pêssego
-50 gramas de açúcar em pó
-30 gr de manteiga derretida
-1 pitada de canela
– raspas de 1/2 limão
-Rum pouco para dar sabor às passas no molho.
Cozimento: 45/50 minutos em forno pré-aquecido a 170°
Dificuldade: média
Baixo custo
Preparação: primeiro faça a fonte com a farinha, coloque o açúcar, o ovo levemente batido no centro e adicione a manteiga, uma pitada de sal e três/quatro colheres de água morna.
Amasse vigorosamente batendo a massa várias vezes na superfície de trabalho, até obter uma massa consistente e homogênea.
Forme uma bola, envolva-a em filme plástico e coloque-a em uma tigela coberta. Deixe descansar por meia hora.
Entretanto, descasque as maçãs, corte-as finamente e regue-as ligeiramente com um pouco de sumo de limão.
Mergulhe as passas em água morna e três colheres de rum.
Após o tempo necessário para a massa descansar, estenda-a sobre uma superfície enfarinhada formando um retângulo bem fino.
Agora distribuímos um véu de geleia no nosso retângulo, cuidando para deixar uma borda de cerca de três centímetros em todo o perímetro, continuamos organizando uma camada de fatias de maçã, as passas espremidas, a manteiga derretida, a casca de limão, a canela e açúcar de confeiteiro.
Feche o strudel selando bem as bordas, dobre levemente para obter a forma clássica de ferradura do strudel, coloque em uma assadeira forrada com papel manteiga e pincele generosamente com manteiga derretida.
Asse em forno pré-aquecido a 170° por 45/50 minutos.
Retire do forno e polvilhe com açúcar de confeiteiro.
O strudel é bom frio mas também morno acompanhado com uma bola de gelado ou com creme. uma verdadeira benção!!! Obrigado mãe e um beijinho para ti!