Bom Dia boa tarde Boa noite: Entre, fique a vontade, hoje vamos entrar no Receita de Scones doces! Uma preparação que todos deveriam saber fazer porque é realmente poupadora e rica. É uma ótima gola no inverno, um luxo no verão e ficam tão bem com os companheiros em qualquer época do ano…
Apaixonada por essa receita 😍 fica comigo porque hoje vou te contar tudo o que você precisa saber na hora de fazer scones doces pela primeira vez ou quer experimentar novas técnicas, também falaremos sobre scones ingleses e um pouco do scones salgados com queijo!
Antes de mais, recomendo vivamente a leitura da receita dos scones de queijo que podem servir como segunda opção deste tipo e também para variar os sabores.
Sobre scones doces
É um alimento muito comum no café da manhã e nos lanches, tanto em seu país de origem quanto na Irlanda, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos.Eles são tipicamente redondos, embora também sejam encontrados com frequência em formato triangular ou quadrado.
A tradição costuma servi-los quentes e abertos ao meio, acompanhados de compota (geralmente de morango, mas não necessariamente) Em pouco mais de meia hora e com poucos ingredientes, pode-se saborear um chá com scones doces, muito típicos da doçaria escocesa.
A variante de scones ingleses tem a diferença de levarem muito pouco açúcar e alguns incluirem passas ou tâmaras. Há também os salgados, como os de queijo, que adoramos.
Detalhes a ter em conta ao fazer Scones
A receita é muito simples, embora haja alguns detalhes que devem ser observados para obter um resultado perfeito:
- A manteiga deve estar bem fria.
- É uma massa muito tenra que teremos que cuidar porque não é bom que mexam muito, é melhor usar duas colheres para misturar a massa.
- A manteiga de leite favorecerá a fermentação. Eu recomendo usá-lo.
- Vamos amassar o mínimo possível.
CONSELHO: Quando os seus scones saírem do forno, corte-os ao meio e recheie com fiambre, natas e a fruta que mais gostar. Fica legal que eles dão tudo.
Receita de Scones Doces
Ingredientes para fazer 24 scones doces
- 2 ovos
- 50 g. de Açucar
- 260g. Farinha com fermento
- 75g. banha/manteiga
- 120 ml. Creme de leite
- Essência de baunilha
Passo a passo para torná-los os mais ricos do planeta
IMPORTANTE: por favor, pré-aqueça o forno a 180º, OBRIGADO.
- Numa tigela, coloque a farinha com fermento juntamente com o açúcar e a manteiga que tem de estar fria.
- Com a ajuda de uma corneta, espátula, colher, o que tiver mas como última opção as mãos. A ideia é trabalhar a mistura sem as mãos para que a manteiga não amoleça. Formaremos um jato de areia desmontando a manteiga e unindo tudo. Nós reservamos.
- Em outra tigela, coloque o creme de leite, o ovo, um pouco de essência de baunilha e misture um pouco.
- Junte esses líquidos com o jateamento que havíamos reservado e junte tudo para formar uma massa com as mãos. O importante aqui é que você NÃO precisa amassar, é só juntar tudo.
- Feito isso, vire-o sobre a mesa ou mesa e pressione com as duas mãos para formar uma massa (sem amassar).
- Agora, você tem que embrulhar em filme plástico ou o que tiver. Tem que levar à geladeira por 1 hora.
- Passado o tempo, polvilhe farinha na bancada onde vai trabalhar e estique a massa de forma a ficar com dois centímetros de espessura.
- Para a massa esticada, pincele com um pouco de ovo batido e dobre ao meio (fazendo um sanduíche de ovo cru)
- Pegamos algo pontiagudo, pequeno e redondo para moldar nossos scones. Pode ser quadrado ou do jeito que você quiser.
- Coloque em um prato com manteiga com uma certa distância entre um e outro. Pintamos cada um com um pouco de ovo batido e opcionalmente podemos decorar com um pouco de açúcar por cima. Para o forno!
- São cozinhados durante 20-25 minutos em forno a 180º.
- Quando saírem podem comê-los assim mesmo, quentes se quiserem, se forem espertos cortam ao meio e recheiam com qualquer coisa!! Sim, para um comedown não há regras.
Variedades de scones doces
Vou detalhar brevemente como dar outros sabores e formas à receita que deixarei a seguir. Se alguma das opções lhe interessar, explicarei em que ponto da receita geral você vai incorporar os ingredientes ou etapas.
- Scones de Laranja: Para fazer esta alternativa, adicionaremos raspas de laranja ao integrar a farinha com a mistura líquida.
- Scones com soro de iogurte: Nesta opção incorporamos um copo de soro de iogurte uma vez que tenha sido feito o jateamento da farinha com manteiga. Deveríamos ficar com uma massa de aparência quebrada; se houver falta de umidade, adicione mais soro.
- Scones com passas: se formos tentados a adicionar passas, gotas de chocolate ou outras (pequenas) nozes. Vamos adicionando os que queremos na hora de montar a massa, integrando-os na amassadeira antes de entrarem no forno.
- Scones de Anis: Juntamos o anis junto com a farinha, que recomendo é levedar.
- Scones neutros para acompanhar, doces ou salgados: Se quisermos fazer scones neutros será uma opção deliciosa para rechear com fiambre ou queijo; No momento do jateamento vamos adicionar o açúcar e uma colher de sopa de sal, junto com o restante dos ingredientes.
- Queijo e Scones provençais: Para estes scones que vão ter um sabor único e distinto, basta adicionar uma colher de sopa de sal com o açúcar no jacto de areia e continuar a receita tal como está. Quando a massa estiver quase pronta, você vai dividi-la em duas e adicionar o queijo a uma e o provençal ao restante. Você vai ter que continuar amassando um pouco até que tudo se junte e deixe descansar.
- Scones Recheados: Para recheá-los é muito simples como fazer a receita: quando saírem do forno, corte-os ao meio e espalhe/recheie com o que quiser!
- Bolinhos de Batata Doce: Eles não sabem o quão boa é a batata-doce nesta preparação. Você vai cozinhá-los como quiser, mas tem que ficar de forma que possamos fazer um purê de batata-doce; Vamos misturar isso junto com o creme de leite e o açúcar.