A massa de meliga são deliciosos biscoitos piemonteses, entre os muitos biscoitos que cozinho compulsivamente estão certamente entre os mais populares.
É uma receita muito simples de fazer: você só precisa avaliar a consistência da massa, que deve ser firme o suficiente, mas maleável a ponto de ser moldada facilmente com o saco de confeitar.
Os ingredientes são poucos e simples de encontrar: farinha, manteiga, açúcar e um pouco mais serão suficientes para preparar estes deliciosos biscoitos.
Lembro-me que, em criança, sempre os tinha no bolso do avental. Minha mãe, que era uma excelente cozinheira, os teria preparado de olhos fechados, mas infelizmente no mercado (onde costumava fazer compras) ela nunca encontrou o saco à poche, então comprou para mim do padeiro: “Esta menina nunca cresce” disse ela… eu cresci e… encontrei o saco de confeitar… ❤
Ingredientes para 35 biscoitos:
-250gr de farinha 00
-130 gr de farinha de folha
-170 gr de açúcar granulado
-200 gr de manteiga amolecida
-2 ovos pequenos
– raspas de meio limão orgânico
_1/2 (meia) fava de baunilha
-1 pitada de sal
-1 pitada de fermento
Cozimento: 18/20 minutos no forno pré-aquecido a 180°
Dificuldade: média
Baixo custo
Preparação: misture as duas farinhas com o fermento, faça uma fonte e no centro adicione o açúcar, a manteiga amolecida (retirada do frigorífico pelo menos uma hora antes de usar), os ovos, as sementes de baunilha, as raspas de limão e uma pitada de sal.
Misture tudo até obter uma mistura macia, mas bem trabalhável, para rechear um saco de confeitar com bico de estrela grande.
Forre a placa do forno com o papel apropriado e forme pequenos donuts ligeiramente espaçados e com um diâmetro de oito centímetros.
Asse as pastas de milho em forno pré-aquecido a 180° até ficarem levemente douradas.
Nossos deliciosos biscoitos estão prontos para serem saboreados.
Um abraço, a Chichina.