MILLEFOGLIE COM MASCARPONE SPUMA E
BAGAS SELVAGENS COM MEL, GENGIBRE E HORTELÃ
(receita de Danilo Angè)
Para o sfogliette:
400 g de massa folhada
açúcar em pó a gosto
Para as frutas marinadas:
300 g de bagas
3dl de água
2 cravos
60 g de raiz de gengibre
70g de mel
1 maço de hortelã
mousse de mascarpone
Abra a massa com uma espessura de cerca de 3 mm. Corte alguns discos com um cortador de massa e pique-os com os dentes de um garfo; coloque-os em pratos forrados com papel manteiga e asse por 10′ em forno pré-aquecido a 180°C. Retire-os do forno; polvilhe-os com açúcar em pó e termine de cozinhar por alguns minutos. Deixe-os esfriar em uma gradinha e guarde-os em um recipiente hermético até a hora de servir.
Prepare a calda: ferva a água com o mel, os cravos, o gengibre, descascados e cortados em rodelas grossas; retire do fogo e acrescente metade da hortelã (o restante servirá de decoração). Deixe esfriar; filtre e, com a calda obtida, deixe marinar as bagas.
Disponha um disco de massa folhada no prato; polvilhe uma dose de espuma sobre ele, depois uma colher de chá de frutas vermelhas e complete com outro disco, um pouco de espuma e outras frutas.
Observe bem: uma boa variação de apresentação pode ser preparar pequenas tigelas, distribuindo no fundo de cada um dos morangos temperados com algumas gotas de limão e muito pouco açúcar. Por cima um belo tufo de espuma de mascarpone, frutos silvestres marinados e uma bolacha de massa folhada.
Além disso, a mousse é excelente servida em copo pequeno e completada com frutas vermelhas em calda.
Para esta preparação e também para fazer uma experiência, usei bagas congeladas. Devo dizer que eles tiveram um desempenho muito bom e mantiveram uma boa consistência.