Cerejas cozidas em kirsch com creme azedo sabor limão

Continua após a publicidade..
Junho é o mês em que amadurecem as melhores e mais coloridas frutas: cerejas, damascos, pêssegos, morangos, mirtilos, ameixas. Um triunfo de frescura que convida a descobrir novas combinações para oferecer sobremesas simples mas saborosas. Uma das minhas sobremesas de verão favoritas é a fruta cozida em vinho tinto, aromatizado com especiarias como canela, cravo, anis estrelado, muitas vezes acompanhado de uma bola de sorvete. Eu nunca teria pensado em cozinhar cerejas em um licor ou em um destilado, mas devo dizer que a combinação é muito bem sucedida. A ideia foi-me dada pelo meu amigo Maria Chiara C que, em sua página no FB, relatou uma antiga receita da revista La Cucina Italiana em que as cerejas são cozidas em rum. Olhando no armário de bebidas, me deparei com uma garrafa de Kirsch, o destilado de cereja típico do cantão suíço e imediatamente pensei que serviria perfeitamente. Dito e feito.

Em vez de chantilly, usei um creme azedo caseiro aromatizado com raspas de limão, para lembrar o aroma usado na culinária das cerejas. Servidos muito frios, são uma refeição excepcional.

Outras sobremesas com cerejas de vinho tinto:

CEREJAS ASSADAS EM KIRSCH

Continua após a publicidade..

com creme azedo sabor limão


Ingredientes para 2 pessoas

300 g de cerejas Duroni

2 colheres de sopa cheias de açúcar mascavo claro

1/3 copo de kirsch (destilado de cereja)

3 tiras de casca de limão (bem lavadas)

o suco de 1/2 limão

1 cravo

Acompanhar

150 ml de natas frescas

o suco de 1/2 limão

a raspa ralada de 1/2 lima

Método

Lave e descaroce as cerejas, recolhendo-as num tacho. Polvilhe-os com açúcar mascavo, kirsch, raspas e sumo de lima, cravinho (que será removido depois de cozido). Leve ao fogo brando e cozinhe, tampado, por cerca de 10 minutos. Desligue e deixe esfriar na panela. Retire o cravo. Mantenha a calma.

Prepare o creme de leite despeje o creme de leite fresco e o suco de 1/2 limão em uma tigela pequena. Deixe descansar por algumas horas em temperatura ambiente e coloque na geladeira bem tampado. Quando estiver pronto para servir, adicione as raspas de 1/2 limão.

Divida as cerejas com o molho em duas tigelas, colocando uma colherada de creme de leite por cima.

A receita da culinária italiana, relatada por Maria Chiara C

XÍCARAS DE CEREJAS COZIDAS (La Cucina Italiana, junho de 1990)

para 4: Cerejas duras g 450 – lima – açúcar de cana – chantilly – rum – cravo

Passe os calos em água corrente e retire o talo. Em seguida, junte-os em uma panela juntamente com 4 colheres de sopa de açúcar mascavo, um terço de um copo de rum e meio limão, do qual você lavou cuidadosamente a casca, cortada em fatias. Aromatize tudo com dois cravinhos esmagados, leve a panela ao fogo médio e deixe os grãos cozinharem por cerca de 15 minutos. Desligue e deixe as cerejas esfriarem, depois distribua-as, junto com o molho, em 4 tigelas individuais. Decore com alguns raminhos de chantilly ou acompanhe com bolas de sorvete e sirva.

Deixe um comentário