No Piemonte nós os chamamos de bugie, em Veneto galani, depois há os trapos, o frappe…. cada região dá um nome particular a esses doces simples e crocantes polvilhados com açúcar de confeiteiro e perfumados que todo mundo gosta muito.
Eles são facilmente encontrados em lojas e supermercados, mas são tão rápidos e fáceis de fazer que é uma pena não fazê-los em casa. Com esta receita (a tradicional do Piemonte) eles incham muito e absolutamente não absorvem óleo …
Ingredientes:
-3,5 hg de farinha
– 50 gramas de amido
-80 gramas de açúcar
-70 gramas de manteiga macia
-1 ovo mais 2 gemas
– a casca de 1 limão
-1 copo de grappa
-1/2 saqueta de fermento em pó
-açúcar em pó
– óleo de amendoim para fritar
Cozimento: frite cerca de 3 minutos de cada lado
Dificuldade: média
Baixo custo.
Preparação: faça a fonte clássica com farinha, amido e açúcar, coloque no centro o ovo inteiro mais as duas gemas, manteiga amolecida, sal, casca de limão, fermento e grappa; misture bem para obter uma massa homogênea e fácil de trabalhar. Deixe descansar na geladeira por 15 minutos; agora abra a massa em uma folha fina com um rolo ou a máquina apropriada, corte as mentiras no formato desejado e frite-as em óleo de amendoim fervente (para verificar a temperatura mergulhe um palito de madeira no óleo, se as bolhas estiverem quente o suficiente). Frite alguns de cada vez. Coloque para secar em papel absorvente e polvilhe com açúcar de confeiteiro. Uma delícia deliciosa!!!