Oi, como estão as coisas? Nós nos encontramos com um desejo doce? Bem, deixe-me parabenizá-lo porque você veio ao lugar certo. Bem-vindo a Paulina Cozinha! Estou feliz porque a receita que vamos preparar é uma das minhas favoritas e estou falando do bolo marquisee quem não a ama que atire a primeira pedra.
É perfeito, um bela sobremesa da culinária francesacom uma textura suave como os nossos corações a derreterem-se nesta época de verão e um sabor único que só um bolo de chocolate pode nos dar
Se sempre te chamou a atenção, mas tinhas medo da preparação (como eu) fica e junta-te a mim porque se não perdermos o medo do bolo marquise hoje, quando? Seu blog de confiança, onde você sempre encontra as receitas mais fáceis e ricas que podem existir neste planeta, faz de você o segundo.
Bem estamos com tudo, hoje temos muita fé. Vamos!
Sobre a marquise do bolo
Ou melhor; A delicatessen francesa é uma bela sobremesa com história e muito o que falar e, melhor ainda, saborear.
Um bolo que surgiu de uma homenagem que queriam prestar à Marquesa de Sevigne, Marie de Rabutin, mulher admirada pelos seus textos e pela sua paixão amor por chocolateela dedicou sua vida a divulgar este adorado alimento à base de açúcar e cacau.
Algumas versões da história contam que ela tinha um tipo de transtorno mental e em 1671, escrevendo uma carta, declarou que o chocolate era uma obsessão em sua vida.
Na mesma carta ele diz que “Graças ao fato de ela estar consumindo um pedaço de chocolate por dia durante a gravidez, ela poderia ter um filho negro como o diabo”em defesa de alguns amantes de pele escura que ela teve.
Pois bem, adoramos a marquesa, porque ela foi uma inspiração digna para criar esta sobremesa. Já em 1960 surgiu a versão melhorada do bolo marquise e acrescentaram um pouco de sabor à preparação.
FACTO: Em alguns países o nome é usado “Marquesa” para se referir a este tipo de sobremesas e preparações com muito chocolate.
3 DICAS para preparar um Bolo Marquise em casa
Queremos ser os embaixadores da Torta Marquesa, que as pessoas experimentem e enlouqueçam, então a nossa família vai pedir-nos que preparemos esta receita única e podemos pedir qualquer coisa em troca e eles vão dar-nos; emergindo vitorioso deste momento de chocolate.
Importante! Para preparar esta receita e ter sucesso, vou te contar alguns aspectos fundamentais que vamos ter em mente para não ter como errar.
- A manteiga: Antes de iniciar o preparo, derreta um pouco de manteiga dentro da panela em que vai derreter o chocolate depois e depois corte o chocolate em pedacinhos e acrescente. Tenha cuidado com isso porque se juntarmos tudo é provável que o chocolate queime.
- O merengue: Eles podem optar por preparar o merengue que mais gostam. Aqui fica a receita de dois merengues que ficam bem nesta sobremesa: merengue suíço ou merengue italiano. Preste atenção aqui, porque se fizermos o merengue em banho-maria, antes de começar a bater é importante ter em mente que o açúcar se dissolveu completamente.
- Quando o batido e o merengue formado estiverem prontos, deixo-vos um truque para assar merengues e assim evitar que queimem na primeira tentativa: Cozinhe-os com a porta do forno entreaberta e em temperatura mínima por uma hora. A chave para o sucesso 😎.
Este bolo marquise é o sonho de muitos, inclusive de todos nós, não perca a fé porque não é muito difícil de preparar e você vai adorar no dia em que ousar fazê-lo. É rica!!
Terminada a montagem, recomendo que leve um pouco à geladeira, pois é melhor saboreá-la fria.
Nós lemos na próxima vez! E a mim.
receita de bolo marquise
Ingredientes para um bolo pequeno
- 100 gr. chocolate meio amargo
- 3 ovos
- 150 gr. manteiga
- 150 gr. de Açucar
- 15gr. farinha 0000
- 250 gr. pastel de doce de leite
- 200 ml. creme de leite
- 1 Colher de Sopa. de Açucar
- 1 colher de chá. Essência de baunilha
- 400 gr. de chocolate para ralar e decorar
Passos para conseguir um bolo marquise perfeito
- Coloque o chocolate junto com a manteiga e o açúcar em um recipiente próprio para derreter em banho-maria.
- Bata um pouco os ovos e junte ao preparado, com uma espátula e com movimentos envolventes vá integrando tudo juntamente com a farinha.
- Prepare uma forma de 13 ou 15 cm de diâmetro, bem untada e enfarinhada, se puder com papel alumínio dentro. Asse em forno pré-aquecido a 180º.
- Primeiro ele infla como um suflê, mas depois desce e quando as bordas começam a descolar é porque está pronto.
- Espere esfriar antes de desenformar ou retirar com o auxílio de uma faca.
- Coloque uma camada de doce de leite, outra de chantilly de baunilha e um merengue italiano ou suíço.