Peras cozidas em vinho branco e cardamomo

Continua após a publicidade..
Cozinhar peras em um líquido com sabor de açafrão não é uma novidade absoluta nem é prerrogativa de Ottolenghi (veja aqui Gordon Ramsay – cuja apresentação eu prefiro – ou esta outra receita, de Vivek Singh, que preparei no ano passado); no entanto, use vinho branco é uma boa ideia que eu aprovo. Da próxima vez, porém, vou cozinhar as peras jápara dividido ao meio e sem núcleo, para facilitar o chapeamento.


PERAS COZIDAS EM VINHO BRANCO E CARDAMOMO

Receita de Yotam Ottolenghi, do livro Jerusalém, p. 267


Ingredientes para 4 pessoas

Continua após a publicidade..

500 ml de vinho branco seco
1 1/2 colheres de sopa de suco de limão
150 g de açúcar extrafino
15 vagens de cardamomo, levemente socadas
1/2 colher de chá de estigmas de açafrão
uma pitada de sal
4 peras firmes, descascadas

crème fraîche, para servir

Método

Despeje o vinho e o suco de limão em uma panela média e adicione o açúcar, o cardamomo, o açafrão e o sal. Deixe ferver levemente e adicione as peras, certificando-se de que o líquido as submerja. Se necessário, adicione um pouco de água. Cubra a superfície com um disco de papel manteiga e cozinhe, virando de vez em quando, até que as peras estejam completamente cozidas, mas não macias; levará cerca de 15/25 minutos. Para ter certeza de que estão prontos, insira uma faca na polpa: ela deve entrar sem resistência. Retire as peras da panela e transfira-as para quatro tigelas individuais. Aumente o fogo e reduza o líquido em cerca de dois terços, ou pelo menos até uma consistência espessa e xaroposa. Despeje sobre as peras e deixe esfriar. Sirva frio ou à temperatura ambiente, com crème fraîche ao lado ou por cima.

Observe bem: recomendo deixar as peras descansarem pelo menos 8 horas antes de provar, para permitir que os aromas se desenvolvam completamente.

Deixe um comentário