Em vez de chantilly, usei um creme azedo caseiro aromatizado com raspas de limão, para lembrar o aroma usado na culinária das cerejas. Servidos muito frios, são uma refeição excepcional.
Outras sobremesas com cerejas de vinho tinto:
CEREJAS ASSADAS EM KIRSCH
com creme azedo sabor limão
Ingredientes para 2 pessoas
300 g de cerejas Duroni
2 colheres de sopa cheias de açúcar mascavo claro
1/3 copo de kirsch (destilado de cereja)
3 tiras de casca de limão (bem lavadas)
o suco de 1/2 limão
1 cravo
Acompanhar
150 ml de natas frescas
o suco de 1/2 limão
a raspa ralada de 1/2 lima
Método
Lave e descaroce as cerejas, recolhendo-as num tacho. Polvilhe-os com açúcar mascavo, kirsch, raspas e sumo de lima, cravinho (que será removido depois de cozido). Leve ao fogo brando e cozinhe, tampado, por cerca de 10 minutos. Desligue e deixe esfriar na panela. Retire o cravo. Mantenha a calma.
Prepare o creme de leite despeje o creme de leite fresco e o suco de 1/2 limão em uma tigela pequena. Deixe descansar por algumas horas em temperatura ambiente e coloque na geladeira bem tampado. Quando estiver pronto para servir, adicione as raspas de 1/2 limão.
Divida as cerejas com o molho em duas tigelas, colocando uma colherada de creme de leite por cima.
A receita da culinária italiana, relatada por Maria Chiara C
XÍCARAS DE CEREJAS COZIDAS (La Cucina Italiana, junho de 1990)
para 4: Cerejas duras g 450 – lima – açúcar de cana – chantilly – rum – cravo
Passe os calos em água corrente e retire o talo. Em seguida, junte-os em uma panela juntamente com 4 colheres de sopa de açúcar mascavo, um terço de um copo de rum e meio limão, do qual você lavou cuidadosamente a casca, cortada em fatias. Aromatize tudo com dois cravinhos esmagados, leve a panela ao fogo médio e deixe os grãos cozinharem por cerca de 15 minutos. Desligue e deixe as cerejas esfriarem, depois distribua-as, junto com o molho, em 4 tigelas individuais. Decore com alguns raminhos de chantilly ou acompanhe com bolas de sorvete e sirva.